Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mueller, Cecília Mattos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-19092007-142731/
Resumo: A pesquisa intitulada de Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto tem como objeto de estudo o espaço físico onde são realizadas as atividades de ensino e aprendizagem em uma escola. O objetivo final é exemplificar, através de estudos preliminares para um anteprojeto de uma escola pública de 1° grau, o processo metodológico para a elaboração de projetos com qualidade ambiental (térmica, luminosa, acústica, visual e ergonômica). A metodologia da pesquisa compreende: a revisão bibliográfica sobre conforto ambiental em escolas e arquitetura bioclimática; a proposta de etapas que configuram uma metodologia de projeto com enfoque ambiental; os estudos preliminares para um anteprojeto de escola; a verificação do desempenho térmico e luminoso das salas de aula propostas. Essa pesquisa busca mostrar que é possível, dentro da rotina habitual e do exercício profissional dos arquitetos, incorporar a metodologia de projeto aqui apresentada para se alcançar a relação ótima entre forma, estética, racionalidade construtiva, custo, conforto ambiental e eficiência energética.
id USP_e83beb55575aff32af20d9aeeaaeedb1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19092007-142731
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojetoTeaching and learning spaces with environmental quality: the methodological process for building´s designArchitecture projectArquitetura bioclimáticaBioclimatic architectureConforto ambientalDesempenhoEnvironmental comfortEnvironmental qualityEscolaPerformanceProjeto de arquiteturaQualidade ambientalSchoolA pesquisa intitulada de Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto tem como objeto de estudo o espaço físico onde são realizadas as atividades de ensino e aprendizagem em uma escola. O objetivo final é exemplificar, através de estudos preliminares para um anteprojeto de uma escola pública de 1° grau, o processo metodológico para a elaboração de projetos com qualidade ambiental (térmica, luminosa, acústica, visual e ergonômica). A metodologia da pesquisa compreende: a revisão bibliográfica sobre conforto ambiental em escolas e arquitetura bioclimática; a proposta de etapas que configuram uma metodologia de projeto com enfoque ambiental; os estudos preliminares para um anteprojeto de escola; a verificação do desempenho térmico e luminoso das salas de aula propostas. Essa pesquisa busca mostrar que é possível, dentro da rotina habitual e do exercício profissional dos arquitetos, incorporar a metodologia de projeto aqui apresentada para se alcançar a relação ótima entre forma, estética, racionalidade construtiva, custo, conforto ambiental e eficiência energética.This research, entitled Teaching and learning spaces with environmental quality: the methodological process for buildings design has the space where the teaching and learning activities take place in a school as the main subject. The final goal is to use a design of a public elementary school to give an example of the methodological process of projects building with environmental quality (thermal, lighting, acoustic, visual and ergonomic). The research methodology involves: the bibliographic revision of environmental comfort in schools and bioclimatic architecture; one proposal of stages to build together a project methodology with environmental focus; the preliminary studies for a school project; thermal and lighting performance verification of the proposed classrooms. This research aims to show that it is possible - during the architects\' routine and professional activity - to adopt the methodological process presented here in order to achieve the optimal ratio among shape, esthetics, constructive rationality, economic cost, environmental comfort and energy efficiency.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFrota, Anesia BarrosMueller, Cecília Mattos2007-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-19092007-142731/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:07Zoai:teses.usp.br:tde-19092007-142731Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto
Teaching and learning spaces with environmental quality: the methodological process for building´s design
title Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto
spellingShingle Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto
Mueller, Cecília Mattos
Architecture project
Arquitetura bioclimática
Bioclimatic architecture
Conforto ambiental
Desempenho
Environmental comfort
Environmental quality
Escola
Performance
Projeto de arquitetura
Qualidade ambiental
School
title_short Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto
title_full Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto
title_fullStr Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto
title_full_unstemmed Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto
title_sort Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto
author Mueller, Cecília Mattos
author_facet Mueller, Cecília Mattos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Frota, Anesia Barros
dc.contributor.author.fl_str_mv Mueller, Cecília Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Architecture project
Arquitetura bioclimática
Bioclimatic architecture
Conforto ambiental
Desempenho
Environmental comfort
Environmental quality
Escola
Performance
Projeto de arquitetura
Qualidade ambiental
School
topic Architecture project
Arquitetura bioclimática
Bioclimatic architecture
Conforto ambiental
Desempenho
Environmental comfort
Environmental quality
Escola
Performance
Projeto de arquitetura
Qualidade ambiental
School
description A pesquisa intitulada de Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto tem como objeto de estudo o espaço físico onde são realizadas as atividades de ensino e aprendizagem em uma escola. O objetivo final é exemplificar, através de estudos preliminares para um anteprojeto de uma escola pública de 1° grau, o processo metodológico para a elaboração de projetos com qualidade ambiental (térmica, luminosa, acústica, visual e ergonômica). A metodologia da pesquisa compreende: a revisão bibliográfica sobre conforto ambiental em escolas e arquitetura bioclimática; a proposta de etapas que configuram uma metodologia de projeto com enfoque ambiental; os estudos preliminares para um anteprojeto de escola; a verificação do desempenho térmico e luminoso das salas de aula propostas. Essa pesquisa busca mostrar que é possível, dentro da rotina habitual e do exercício profissional dos arquitetos, incorporar a metodologia de projeto aqui apresentada para se alcançar a relação ótima entre forma, estética, racionalidade construtiva, custo, conforto ambiental e eficiência energética.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-19092007-142731/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-19092007-142731/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257130767220736