Gestão estratégica na pequena empresa: estudo multi-caso de identificação e análise do processo de formação de estratégia em empresas da região de Ribeirão Preto - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Alexandre de Castro Moura
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-03082017-084632/
Resumo: Em função da importância das pequenas empresas na economia do país, identificar, analisar e compreender a prática da estratégia em pequenas empresas e relacioná-la com as características das escolas de estratégia, foi o principal interesse deste trabalho. Além disso, buscou-se como objetivos secundários revisar a literatura sobre estratégia empresarial e pequenas empresas; compreender o processo de formação do pensamento estratégico dentro das pequenas empresas e comparar a realidade da pequena empresa com a bibliografia existente, identificando as escolas de pensamento estratégico mais congruentes com as necessidades e possibilidades da pequena empresa. O processo de globalização gerou a necessidade de modernização e desenvolvimento gerencial devido ao aumento da competitividade empresarial. A análise da competição em todos os setores empresariais passou a ser tema de muitos artigos e estudos acadêmicos na tentativa de explicar a prosperidade de inúmeras organizações em detrimentos de outras. A competitividade imposta às empresas nacionais pela abertura do mercado brasileiro, através de seu modelo de abertura econômica e política desde 1994, promoveu e continua promovendo mudanças numa velocidade sem precedentes na história, tornando as micro e pequenas empresas fundamentais para os planos de crescimento do país, tanto no que diz respeito à economia quanto à questão do emprego, pois, segundo o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE, 1999), existem cerca de 3,5 milhões de pequenas empresas no Brasil que juntas representam 98,3% do total das empresas registradas no país, 42% da massa salarial, 30% do produto interno bruto e 60% da mão de obra ocupada. Para realizar este trabalho foi feita uma pesquisa qualitativa, estudo multicaso, através de entrevistas com empresários em empresas de reconhecido sucesso no ramo de atuação. Como resultados alcançados, verificaram-se as dificuldades dos pequenos empresários na elaboração e implementação da estratégia, assim como se pôde comparar a prática dos empresários entrevistados com as escolas de pensamento estratégico pesquisadas.
id USP_e89de9d996d808c8ed9b6b6b74c2b9a8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03082017-084632
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Gestão estratégica na pequena empresa: estudo multi-caso de identificação e análise do processo de formação de estratégia em empresas da região de Ribeirão Preto - SPStrategic management: multiple case study of identification and analysis of small business strategy making process in the area of Ribeirão PretoCompetitivenessCompetitividadeEstratégiaPequena empresaSmall businessStrategyEm função da importância das pequenas empresas na economia do país, identificar, analisar e compreender a prática da estratégia em pequenas empresas e relacioná-la com as características das escolas de estratégia, foi o principal interesse deste trabalho. Além disso, buscou-se como objetivos secundários revisar a literatura sobre estratégia empresarial e pequenas empresas; compreender o processo de formação do pensamento estratégico dentro das pequenas empresas e comparar a realidade da pequena empresa com a bibliografia existente, identificando as escolas de pensamento estratégico mais congruentes com as necessidades e possibilidades da pequena empresa. O processo de globalização gerou a necessidade de modernização e desenvolvimento gerencial devido ao aumento da competitividade empresarial. A análise da competição em todos os setores empresariais passou a ser tema de muitos artigos e estudos acadêmicos na tentativa de explicar a prosperidade de inúmeras organizações em detrimentos de outras. A competitividade imposta às empresas nacionais pela abertura do mercado brasileiro, através de seu modelo de abertura econômica e política desde 1994, promoveu e continua promovendo mudanças numa velocidade sem precedentes na história, tornando as micro e pequenas empresas fundamentais para os planos de crescimento do país, tanto no que diz respeito à economia quanto à questão do emprego, pois, segundo o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE, 1999), existem cerca de 3,5 milhões de pequenas empresas no Brasil que juntas representam 98,3% do total das empresas registradas no país, 42% da massa salarial, 30% do produto interno bruto e 60% da mão de obra ocupada. Para realizar este trabalho foi feita uma pesquisa qualitativa, estudo multicaso, através de entrevistas com empresários em empresas de reconhecido sucesso no ramo de atuação. Como resultados alcançados, verificaram-se as dificuldades dos pequenos empresários na elaboração e implementação da estratégia, assim como se pôde comparar a prática dos empresários entrevistados com as escolas de pensamento estratégico pesquisadas.The main goal of this exploratory study about business strategy is the identification, analysis and comprehension of the small business strategy design, application and management. Furthermore, the study secondary objectives are a bibliographic review of the main business strategy theories, the understanding of its development process in small business, as well as the comparison of the companies reality and the existing bibliography, finding the strategy schools that fits better the needs and possibilities of the small business. The small business entrepreneurs frequently face different problems regarding creation, perpetuation and growing of their own business. Due to the increasing competition the small business need a strong and well defined strategy in order to grow and obtain efficient results. The methodology applied on this study consists in a bibliographic review of the main theories of strategy and a field research, using a semi structured questionnaire to interview successful small business entrepreneurs in the area of Ribeirão Preto. The objective of this research is to verify the existence, the importance and the application of strategy in small business. This research also intends to be a reference study for the search of competitiveness and growth of the small business organizations in the Ribeirão Preto area.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPEscrivão Filho, EdmundoDuarte, Alexandre de Castro Moura2004-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-03082017-084632/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-03082017-084632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão estratégica na pequena empresa: estudo multi-caso de identificação e análise do processo de formação de estratégia em empresas da região de Ribeirão Preto - SP
Strategic management: multiple case study of identification and analysis of small business strategy making process in the area of Ribeirão Preto
title Gestão estratégica na pequena empresa: estudo multi-caso de identificação e análise do processo de formação de estratégia em empresas da região de Ribeirão Preto - SP
spellingShingle Gestão estratégica na pequena empresa: estudo multi-caso de identificação e análise do processo de formação de estratégia em empresas da região de Ribeirão Preto - SP
Duarte, Alexandre de Castro Moura
Competitiveness
Competitividade
Estratégia
Pequena empresa
Small business
Strategy
title_short Gestão estratégica na pequena empresa: estudo multi-caso de identificação e análise do processo de formação de estratégia em empresas da região de Ribeirão Preto - SP
title_full Gestão estratégica na pequena empresa: estudo multi-caso de identificação e análise do processo de formação de estratégia em empresas da região de Ribeirão Preto - SP
title_fullStr Gestão estratégica na pequena empresa: estudo multi-caso de identificação e análise do processo de formação de estratégia em empresas da região de Ribeirão Preto - SP
title_full_unstemmed Gestão estratégica na pequena empresa: estudo multi-caso de identificação e análise do processo de formação de estratégia em empresas da região de Ribeirão Preto - SP
title_sort Gestão estratégica na pequena empresa: estudo multi-caso de identificação e análise do processo de formação de estratégia em empresas da região de Ribeirão Preto - SP
author Duarte, Alexandre de Castro Moura
author_facet Duarte, Alexandre de Castro Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Escrivão Filho, Edmundo
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Alexandre de Castro Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Competitiveness
Competitividade
Estratégia
Pequena empresa
Small business
Strategy
topic Competitiveness
Competitividade
Estratégia
Pequena empresa
Small business
Strategy
description Em função da importância das pequenas empresas na economia do país, identificar, analisar e compreender a prática da estratégia em pequenas empresas e relacioná-la com as características das escolas de estratégia, foi o principal interesse deste trabalho. Além disso, buscou-se como objetivos secundários revisar a literatura sobre estratégia empresarial e pequenas empresas; compreender o processo de formação do pensamento estratégico dentro das pequenas empresas e comparar a realidade da pequena empresa com a bibliografia existente, identificando as escolas de pensamento estratégico mais congruentes com as necessidades e possibilidades da pequena empresa. O processo de globalização gerou a necessidade de modernização e desenvolvimento gerencial devido ao aumento da competitividade empresarial. A análise da competição em todos os setores empresariais passou a ser tema de muitos artigos e estudos acadêmicos na tentativa de explicar a prosperidade de inúmeras organizações em detrimentos de outras. A competitividade imposta às empresas nacionais pela abertura do mercado brasileiro, através de seu modelo de abertura econômica e política desde 1994, promoveu e continua promovendo mudanças numa velocidade sem precedentes na história, tornando as micro e pequenas empresas fundamentais para os planos de crescimento do país, tanto no que diz respeito à economia quanto à questão do emprego, pois, segundo o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE, 1999), existem cerca de 3,5 milhões de pequenas empresas no Brasil que juntas representam 98,3% do total das empresas registradas no país, 42% da massa salarial, 30% do produto interno bruto e 60% da mão de obra ocupada. Para realizar este trabalho foi feita uma pesquisa qualitativa, estudo multicaso, através de entrevistas com empresários em empresas de reconhecido sucesso no ramo de atuação. Como resultados alcançados, verificaram-se as dificuldades dos pequenos empresários na elaboração e implementação da estratégia, assim como se pôde comparar a prática dos empresários entrevistados com as escolas de pensamento estratégico pesquisadas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-03082017-084632/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-03082017-084632/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256547788324864