O local da cultura na música eletroacústica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafael Fajiolli de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-09112022-150823/
Resumo: Partindo de uma discussão em torno de uma metodologia para a análise da música eletroacústica, tomamos como princípio norteador as três escutas teorizadas por Michel Chion em A audiovisão: som e imagem no cinema (1991). Desse modo, propomos uma metodologia que tem início na identificação das possíveis fontes sonoras dos materiais (escuta causal), seguida pela descrição das características intrínsecas das sonoridades (escuta reduzida), tal como proposto por Denis Smalley em sua Espectromorfologia. Finalmente, para a análise do nível semântico da escuta - e esta é a principal contribuição desta tese - propomos uma nova configuração da teoria das tópicas musicais para serem aplicadas a esse gênero. A recorrência de certas características na música eletroacústica acaba suscitando a postulação de algumas significações tópicas particulares ao nosso contexto cultural, revelando, com isso, o Local, no sentido proposto por Bhabha. A influência de autores como Stuart Hall, Clifford Geertz, Roy Wagner, Thomas Turino, Homi Bhabha e Coriún Aharonián foi fundamental para nosso trabalho, pois eles postulam uma descentralização da visão da cultura ao reconhecer e valorizar as características particulares das produções culturais de fora dos eixos dominantes no período pós-colonial. Desse modo, podemos entender as redes de trocas culturais entre os grandes centros e os centros periféricos numa sociedade contemporânea, cada vez mais globalizada, onde as diferenças das culturas locais, para além do mero sentido de exotismo, representam não só uma demarcação de território e de identidade, mas principalmente um novo valor de troca. As categorias tópicas propostas por esse trabalho ajudam na identificação desses territórios, revelando atributos que marcam determinadas obras acusmáticas latino-americanas. Essa metodologia foi posta à prova na análise de três obras: Festa!? de Denise Garcia, Dramédia e Pinheirinho , ambas de minha autoria. Tal experiência revelou que a catalogação de tópicas pode auxiliar na interpretação de obras acusmáticas transcontextuais ou intertextuais, isso é, obras com muitas sonoridades externamente referenciadas. Este trabalho também traz um portfólio de obras eletroacústicas autorais, onde apresento como associo tópicas com técnicas sempre com o objetivo de criar ou possibilitar leituras narrativas.
id USP_e8d72dda9c3092eaa60b7ad0332e6133
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09112022-150823
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O local da cultura na música eletroacústicaThe place of culture in electroacoustic music .Análise MusicalComposição MusicalCulture TheoryElectroacoustic MusicEspectromorfologiaMúsica EletroacústicaMusical AnalysisMusical compositionMusicologia SistemáticaSpectromorphologySystematic MusicologyTeoria da CulturaPartindo de uma discussão em torno de uma metodologia para a análise da música eletroacústica, tomamos como princípio norteador as três escutas teorizadas por Michel Chion em A audiovisão: som e imagem no cinema (1991). Desse modo, propomos uma metodologia que tem início na identificação das possíveis fontes sonoras dos materiais (escuta causal), seguida pela descrição das características intrínsecas das sonoridades (escuta reduzida), tal como proposto por Denis Smalley em sua Espectromorfologia. Finalmente, para a análise do nível semântico da escuta - e esta é a principal contribuição desta tese - propomos uma nova configuração da teoria das tópicas musicais para serem aplicadas a esse gênero. A recorrência de certas características na música eletroacústica acaba suscitando a postulação de algumas significações tópicas particulares ao nosso contexto cultural, revelando, com isso, o Local, no sentido proposto por Bhabha. A influência de autores como Stuart Hall, Clifford Geertz, Roy Wagner, Thomas Turino, Homi Bhabha e Coriún Aharonián foi fundamental para nosso trabalho, pois eles postulam uma descentralização da visão da cultura ao reconhecer e valorizar as características particulares das produções culturais de fora dos eixos dominantes no período pós-colonial. Desse modo, podemos entender as redes de trocas culturais entre os grandes centros e os centros periféricos numa sociedade contemporânea, cada vez mais globalizada, onde as diferenças das culturas locais, para além do mero sentido de exotismo, representam não só uma demarcação de território e de identidade, mas principalmente um novo valor de troca. As categorias tópicas propostas por esse trabalho ajudam na identificação desses territórios, revelando atributos que marcam determinadas obras acusmáticas latino-americanas. Essa metodologia foi posta à prova na análise de três obras: Festa!? de Denise Garcia, Dramédia e Pinheirinho , ambas de minha autoria. Tal experiência revelou que a catalogação de tópicas pode auxiliar na interpretação de obras acusmáticas transcontextuais ou intertextuais, isso é, obras com muitas sonoridades externamente referenciadas. Este trabalho também traz um portfólio de obras eletroacústicas autorais, onde apresento como associo tópicas com técnicas sempre com o objetivo de criar ou possibilitar leituras narrativas.Starting with a discussion about the analytical methods used on electroacoustic music, we adopted as theoretical guiding principle Michel Chions three listening methods proposed in Audio-Vision: Sound on Screen (1991, Portuguese translation). This way, we propose a methodology that begins with the identification of possible sound sources of the materials (causal listening), followed by the description of the intrinsic characteristics of the sounds (reduced listening), as proposed by the Denis Smalleys spectromorphology. Finally, for the analysis of a semantic listening level and this is the main contribution of this thesis we propose a new configuration of the theory of musical topics for this genre. The reiteration of some characteristics in electroacoustic music leads to the postulation of particular topical meanings, which appear in our cultural context, revealing with it, the Local, in Bhabhas sense. The influence of authors like Stuart Hall, Clifford Geertz, Roy Wagner, Thomas Turino, Homi Bhabha and Coriún Aharonián was essential to our enterprise because they postulate a vision of cultural decentralization, enhancing the value of particular characteristics of cultural productions outside the dominant centers, in the post-colonial period. With this perspective, we may understand the network of cultural exchanges between central and peripheral centers in a contemporary society, increasingly globalized, where the cultural local differences, beyond the mere sense of exoticism, represent not only a territory or identity demarcation but mainly a new exchange value. The topical categories proposed by this research help the identification of these territories, and reveal some attributes that mark certain Latin-American acousmatic works. This methodology was tested through the analysis of three works: Denise Garcias Festa!? , plus Dramédia and Pinheirinho of my own authorship. This experience revealed that a topical taxonomy can help the transcontextual and intertextual interpretation of acousmatic works, what means, works that employ sounds with external references. This thesis brings also a portfolio of electroacoustic works of its author, which illustrates the association of topics and techniques, always with the purpose of create or allow narrative readings.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Rodolfo Nogueira Coelho deOliveira, Rafael Fajiolli de2022-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-09112022-150823/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-10T13:53:15Zoai:teses.usp.br:tde-09112022-150823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-10T13:53:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O local da cultura na música eletroacústica
The place of culture in electroacoustic music .
title O local da cultura na música eletroacústica
spellingShingle O local da cultura na música eletroacústica
Oliveira, Rafael Fajiolli de
Análise Musical
Composição Musical
Culture Theory
Electroacoustic Music
Espectromorfologia
Música Eletroacústica
Musical Analysis
Musical composition
Musicologia Sistemática
Spectromorphology
Systematic Musicology
Teoria da Cultura
title_short O local da cultura na música eletroacústica
title_full O local da cultura na música eletroacústica
title_fullStr O local da cultura na música eletroacústica
title_full_unstemmed O local da cultura na música eletroacústica
title_sort O local da cultura na música eletroacústica
author Oliveira, Rafael Fajiolli de
author_facet Oliveira, Rafael Fajiolli de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rafael Fajiolli de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Musical
Composição Musical
Culture Theory
Electroacoustic Music
Espectromorfologia
Música Eletroacústica
Musical Analysis
Musical composition
Musicologia Sistemática
Spectromorphology
Systematic Musicology
Teoria da Cultura
topic Análise Musical
Composição Musical
Culture Theory
Electroacoustic Music
Espectromorfologia
Música Eletroacústica
Musical Analysis
Musical composition
Musicologia Sistemática
Spectromorphology
Systematic Musicology
Teoria da Cultura
description Partindo de uma discussão em torno de uma metodologia para a análise da música eletroacústica, tomamos como princípio norteador as três escutas teorizadas por Michel Chion em A audiovisão: som e imagem no cinema (1991). Desse modo, propomos uma metodologia que tem início na identificação das possíveis fontes sonoras dos materiais (escuta causal), seguida pela descrição das características intrínsecas das sonoridades (escuta reduzida), tal como proposto por Denis Smalley em sua Espectromorfologia. Finalmente, para a análise do nível semântico da escuta - e esta é a principal contribuição desta tese - propomos uma nova configuração da teoria das tópicas musicais para serem aplicadas a esse gênero. A recorrência de certas características na música eletroacústica acaba suscitando a postulação de algumas significações tópicas particulares ao nosso contexto cultural, revelando, com isso, o Local, no sentido proposto por Bhabha. A influência de autores como Stuart Hall, Clifford Geertz, Roy Wagner, Thomas Turino, Homi Bhabha e Coriún Aharonián foi fundamental para nosso trabalho, pois eles postulam uma descentralização da visão da cultura ao reconhecer e valorizar as características particulares das produções culturais de fora dos eixos dominantes no período pós-colonial. Desse modo, podemos entender as redes de trocas culturais entre os grandes centros e os centros periféricos numa sociedade contemporânea, cada vez mais globalizada, onde as diferenças das culturas locais, para além do mero sentido de exotismo, representam não só uma demarcação de território e de identidade, mas principalmente um novo valor de troca. As categorias tópicas propostas por esse trabalho ajudam na identificação desses territórios, revelando atributos que marcam determinadas obras acusmáticas latino-americanas. Essa metodologia foi posta à prova na análise de três obras: Festa!? de Denise Garcia, Dramédia e Pinheirinho , ambas de minha autoria. Tal experiência revelou que a catalogação de tópicas pode auxiliar na interpretação de obras acusmáticas transcontextuais ou intertextuais, isso é, obras com muitas sonoridades externamente referenciadas. Este trabalho também traz um portfólio de obras eletroacústicas autorais, onde apresento como associo tópicas com técnicas sempre com o objetivo de criar ou possibilitar leituras narrativas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-09112022-150823/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-09112022-150823/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256846050525185