O local da cultura na música eletroacústica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-09112022-150823/ |
Resumo: | Partindo de uma discussão em torno de uma metodologia para a análise da música eletroacústica, tomamos como princípio norteador as três escutas teorizadas por Michel Chion em A audiovisão: som e imagem no cinema (1991). Desse modo, propomos uma metodologia que tem início na identificação das possíveis fontes sonoras dos materiais (escuta causal), seguida pela descrição das características intrínsecas das sonoridades (escuta reduzida), tal como proposto por Denis Smalley em sua Espectromorfologia. Finalmente, para a análise do nível semântico da escuta - e esta é a principal contribuição desta tese - propomos uma nova configuração da teoria das tópicas musicais para serem aplicadas a esse gênero. A recorrência de certas características na música eletroacústica acaba suscitando a postulação de algumas significações tópicas particulares ao nosso contexto cultural, revelando, com isso, o Local, no sentido proposto por Bhabha. A influência de autores como Stuart Hall, Clifford Geertz, Roy Wagner, Thomas Turino, Homi Bhabha e Coriún Aharonián foi fundamental para nosso trabalho, pois eles postulam uma descentralização da visão da cultura ao reconhecer e valorizar as características particulares das produções culturais de fora dos eixos dominantes no período pós-colonial. Desse modo, podemos entender as redes de trocas culturais entre os grandes centros e os centros periféricos numa sociedade contemporânea, cada vez mais globalizada, onde as diferenças das culturas locais, para além do mero sentido de exotismo, representam não só uma demarcação de território e de identidade, mas principalmente um novo valor de troca. As categorias tópicas propostas por esse trabalho ajudam na identificação desses territórios, revelando atributos que marcam determinadas obras acusmáticas latino-americanas. Essa metodologia foi posta à prova na análise de três obras: Festa!? de Denise Garcia, Dramédia e Pinheirinho , ambas de minha autoria. Tal experiência revelou que a catalogação de tópicas pode auxiliar na interpretação de obras acusmáticas transcontextuais ou intertextuais, isso é, obras com muitas sonoridades externamente referenciadas. Este trabalho também traz um portfólio de obras eletroacústicas autorais, onde apresento como associo tópicas com técnicas sempre com o objetivo de criar ou possibilitar leituras narrativas. |
id |
USP_e8d72dda9c3092eaa60b7ad0332e6133 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-09112022-150823 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O local da cultura na música eletroacústicaThe place of culture in electroacoustic music .Análise MusicalComposição MusicalCulture TheoryElectroacoustic MusicEspectromorfologiaMúsica EletroacústicaMusical AnalysisMusical compositionMusicologia SistemáticaSpectromorphologySystematic MusicologyTeoria da CulturaPartindo de uma discussão em torno de uma metodologia para a análise da música eletroacústica, tomamos como princípio norteador as três escutas teorizadas por Michel Chion em A audiovisão: som e imagem no cinema (1991). Desse modo, propomos uma metodologia que tem início na identificação das possíveis fontes sonoras dos materiais (escuta causal), seguida pela descrição das características intrínsecas das sonoridades (escuta reduzida), tal como proposto por Denis Smalley em sua Espectromorfologia. Finalmente, para a análise do nível semântico da escuta - e esta é a principal contribuição desta tese - propomos uma nova configuração da teoria das tópicas musicais para serem aplicadas a esse gênero. A recorrência de certas características na música eletroacústica acaba suscitando a postulação de algumas significações tópicas particulares ao nosso contexto cultural, revelando, com isso, o Local, no sentido proposto por Bhabha. A influência de autores como Stuart Hall, Clifford Geertz, Roy Wagner, Thomas Turino, Homi Bhabha e Coriún Aharonián foi fundamental para nosso trabalho, pois eles postulam uma descentralização da visão da cultura ao reconhecer e valorizar as características particulares das produções culturais de fora dos eixos dominantes no período pós-colonial. Desse modo, podemos entender as redes de trocas culturais entre os grandes centros e os centros periféricos numa sociedade contemporânea, cada vez mais globalizada, onde as diferenças das culturas locais, para além do mero sentido de exotismo, representam não só uma demarcação de território e de identidade, mas principalmente um novo valor de troca. As categorias tópicas propostas por esse trabalho ajudam na identificação desses territórios, revelando atributos que marcam determinadas obras acusmáticas latino-americanas. Essa metodologia foi posta à prova na análise de três obras: Festa!? de Denise Garcia, Dramédia e Pinheirinho , ambas de minha autoria. Tal experiência revelou que a catalogação de tópicas pode auxiliar na interpretação de obras acusmáticas transcontextuais ou intertextuais, isso é, obras com muitas sonoridades externamente referenciadas. Este trabalho também traz um portfólio de obras eletroacústicas autorais, onde apresento como associo tópicas com técnicas sempre com o objetivo de criar ou possibilitar leituras narrativas.Starting with a discussion about the analytical methods used on electroacoustic music, we adopted as theoretical guiding principle Michel Chions three listening methods proposed in Audio-Vision: Sound on Screen (1991, Portuguese translation). This way, we propose a methodology that begins with the identification of possible sound sources of the materials (causal listening), followed by the description of the intrinsic characteristics of the sounds (reduced listening), as proposed by the Denis Smalleys spectromorphology. Finally, for the analysis of a semantic listening level and this is the main contribution of this thesis we propose a new configuration of the theory of musical topics for this genre. The reiteration of some characteristics in electroacoustic music leads to the postulation of particular topical meanings, which appear in our cultural context, revealing with it, the Local, in Bhabhas sense. The influence of authors like Stuart Hall, Clifford Geertz, Roy Wagner, Thomas Turino, Homi Bhabha and Coriún Aharonián was essential to our enterprise because they postulate a vision of cultural decentralization, enhancing the value of particular characteristics of cultural productions outside the dominant centers, in the post-colonial period. With this perspective, we may understand the network of cultural exchanges between central and peripheral centers in a contemporary society, increasingly globalized, where the cultural local differences, beyond the mere sense of exoticism, represent not only a territory or identity demarcation but mainly a new exchange value. The topical categories proposed by this research help the identification of these territories, and reveal some attributes that mark certain Latin-American acousmatic works. This methodology was tested through the analysis of three works: Denise Garcias Festa!? , plus Dramédia and Pinheirinho of my own authorship. This experience revealed that a topical taxonomy can help the transcontextual and intertextual interpretation of acousmatic works, what means, works that employ sounds with external references. This thesis brings also a portfolio of electroacoustic works of its author, which illustrates the association of topics and techniques, always with the purpose of create or allow narrative readings.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Rodolfo Nogueira Coelho deOliveira, Rafael Fajiolli de2022-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-09112022-150823/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-10T13:53:15Zoai:teses.usp.br:tde-09112022-150823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-10T13:53:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O local da cultura na música eletroacústica The place of culture in electroacoustic music . |
title |
O local da cultura na música eletroacústica |
spellingShingle |
O local da cultura na música eletroacústica Oliveira, Rafael Fajiolli de Análise Musical Composição Musical Culture Theory Electroacoustic Music Espectromorfologia Música Eletroacústica Musical Analysis Musical composition Musicologia Sistemática Spectromorphology Systematic Musicology Teoria da Cultura |
title_short |
O local da cultura na música eletroacústica |
title_full |
O local da cultura na música eletroacústica |
title_fullStr |
O local da cultura na música eletroacústica |
title_full_unstemmed |
O local da cultura na música eletroacústica |
title_sort |
O local da cultura na música eletroacústica |
author |
Oliveira, Rafael Fajiolli de |
author_facet |
Oliveira, Rafael Fajiolli de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rafael Fajiolli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Musical Composição Musical Culture Theory Electroacoustic Music Espectromorfologia Música Eletroacústica Musical Analysis Musical composition Musicologia Sistemática Spectromorphology Systematic Musicology Teoria da Cultura |
topic |
Análise Musical Composição Musical Culture Theory Electroacoustic Music Espectromorfologia Música Eletroacústica Musical Analysis Musical composition Musicologia Sistemática Spectromorphology Systematic Musicology Teoria da Cultura |
description |
Partindo de uma discussão em torno de uma metodologia para a análise da música eletroacústica, tomamos como princípio norteador as três escutas teorizadas por Michel Chion em A audiovisão: som e imagem no cinema (1991). Desse modo, propomos uma metodologia que tem início na identificação das possíveis fontes sonoras dos materiais (escuta causal), seguida pela descrição das características intrínsecas das sonoridades (escuta reduzida), tal como proposto por Denis Smalley em sua Espectromorfologia. Finalmente, para a análise do nível semântico da escuta - e esta é a principal contribuição desta tese - propomos uma nova configuração da teoria das tópicas musicais para serem aplicadas a esse gênero. A recorrência de certas características na música eletroacústica acaba suscitando a postulação de algumas significações tópicas particulares ao nosso contexto cultural, revelando, com isso, o Local, no sentido proposto por Bhabha. A influência de autores como Stuart Hall, Clifford Geertz, Roy Wagner, Thomas Turino, Homi Bhabha e Coriún Aharonián foi fundamental para nosso trabalho, pois eles postulam uma descentralização da visão da cultura ao reconhecer e valorizar as características particulares das produções culturais de fora dos eixos dominantes no período pós-colonial. Desse modo, podemos entender as redes de trocas culturais entre os grandes centros e os centros periféricos numa sociedade contemporânea, cada vez mais globalizada, onde as diferenças das culturas locais, para além do mero sentido de exotismo, representam não só uma demarcação de território e de identidade, mas principalmente um novo valor de troca. As categorias tópicas propostas por esse trabalho ajudam na identificação desses territórios, revelando atributos que marcam determinadas obras acusmáticas latino-americanas. Essa metodologia foi posta à prova na análise de três obras: Festa!? de Denise Garcia, Dramédia e Pinheirinho , ambas de minha autoria. Tal experiência revelou que a catalogação de tópicas pode auxiliar na interpretação de obras acusmáticas transcontextuais ou intertextuais, isso é, obras com muitas sonoridades externamente referenciadas. Este trabalho também traz um portfólio de obras eletroacústicas autorais, onde apresento como associo tópicas com técnicas sempre com o objetivo de criar ou possibilitar leituras narrativas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-09112022-150823/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-09112022-150823/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256846050525185 |