O 'aikido' e a 'capoeira' como fontes de inspiração para a dramaturgia do ator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Renata Mazzei
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-31052017-120016/
Resumo: O que será apresentado nesta tese diz respeito a uma parte da minha trajetória como atriz e professora de teatro, e é permeada pelas contribuições do \"aikido\" e da \"capoeira\". Essas duas artes marciais de origens culturais distintas, uma japonesa e outra afro-brasileira, que têm em sua essência elementos técnicos e artísticos bastante ricos, forneceram-me material para responder a alguns questionamentos sobre a formação do ator desde a preparação para a cena à criação de uma dramaturgia construída a partir da prática. A tese, portanto, trata da investigação iniciada a partir da minha prática nessas artes marciais e, que teve continuidade com um grupo de atores voluntários que se propuseram a experimentar os procedimentos elaborados ao longo do processo deste doutoramento. Todo o caminho trilhado foi construído tendo como base o treinamento que visou o aprimoramento individual e relacional na busca pelo autoconhecimento, a ampliação de repertório, a potencialização do estado de prontidão e de presença, a estimulação da criatividade e a disponibilidade corporal para a improvisação e o jogo. Neste trabalho, quando tratamos do corpo, referimo-nos a todo o conjunto psicofísico desde o aparato sensório motor até as emoções, ideias e memórias, de modo que todas essas informações fizessem parte desta investigação cênica. Tendo como base esse conjunto corporal complexo, concebemos ao longo do treinamento um resultado cênico que procurou apresentar o que foi desenvolvido por mim e pelos atores durante a prática. A fim de auxiliar a criação da dramaturgia, recorremos ao texto Hamlet de William Shakespeare, cujas circunstâncias e personagens funcionaram como estímulos para as criações dos atores. Assim, o trabalho cênico construído por nós foi resultado de um diálogo entre os elementos extraídos do \"aikido\" e da \"capoeira\" e algumas cenas de Hamlet. Por fim, pretendemos nesta tese apresentar a forma em que utilizamos o \"aikido\" e a \"capoeira\" como recursos para transformar o corpo cotidiano do ator em um corpo cênico, de modo que suas qualidades fossem potencializadas e alguns limites superados, respeitando-se as características de cada um.
id USP_e8dcd80aadb40cfca6b1f4545d9e3355
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31052017-120016
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O 'aikido' e a 'capoeira' como fontes de inspiração para a dramaturgia do atorAikido and capoeira as sources of inspiration for the dramaturgy of the actorAikidoAikidobodycapoeiracapoeiracorpocreationcriaçãotrainingtreinamentoO que será apresentado nesta tese diz respeito a uma parte da minha trajetória como atriz e professora de teatro, e é permeada pelas contribuições do \"aikido\" e da \"capoeira\". Essas duas artes marciais de origens culturais distintas, uma japonesa e outra afro-brasileira, que têm em sua essência elementos técnicos e artísticos bastante ricos, forneceram-me material para responder a alguns questionamentos sobre a formação do ator desde a preparação para a cena à criação de uma dramaturgia construída a partir da prática. A tese, portanto, trata da investigação iniciada a partir da minha prática nessas artes marciais e, que teve continuidade com um grupo de atores voluntários que se propuseram a experimentar os procedimentos elaborados ao longo do processo deste doutoramento. Todo o caminho trilhado foi construído tendo como base o treinamento que visou o aprimoramento individual e relacional na busca pelo autoconhecimento, a ampliação de repertório, a potencialização do estado de prontidão e de presença, a estimulação da criatividade e a disponibilidade corporal para a improvisação e o jogo. Neste trabalho, quando tratamos do corpo, referimo-nos a todo o conjunto psicofísico desde o aparato sensório motor até as emoções, ideias e memórias, de modo que todas essas informações fizessem parte desta investigação cênica. Tendo como base esse conjunto corporal complexo, concebemos ao longo do treinamento um resultado cênico que procurou apresentar o que foi desenvolvido por mim e pelos atores durante a prática. A fim de auxiliar a criação da dramaturgia, recorremos ao texto Hamlet de William Shakespeare, cujas circunstâncias e personagens funcionaram como estímulos para as criações dos atores. Assim, o trabalho cênico construído por nós foi resultado de um diálogo entre os elementos extraídos do \"aikido\" e da \"capoeira\" e algumas cenas de Hamlet. Por fim, pretendemos nesta tese apresentar a forma em que utilizamos o \"aikido\" e a \"capoeira\" como recursos para transformar o corpo cotidiano do ator em um corpo cênico, de modo que suas qualidades fossem potencializadas e alguns limites superados, respeitando-se as características de cada um.What is presented in this thesis concerns a part of my career as an actress and drama teacher, which was permeated by contributions of aikido and capoeira. These two martial arts from different cultural backgrounds, Japanese and African-Brazilian, which have at their core very rich technical and artistic elements, provided me with sufficient material to answer some questions about the training of the actor, from the preparation for the scene to the creation of a dramaturgy constructed in practice. This thesis therefore deals with this investigation that began with my practice in these martial arts and continued with a group of actors who voluntarily proposed to try the procedures developed during the doctoral process. The entire path taken by us in this research was built based upon the training aimed at the individual and relational improvement with the search for self-knowledge, broadening repertoire, enhancement of the state of readiness and presence, stimulation of creativity and availability body for improvisation and for game. In this work, when we treat the body, we refer to the whole psychophysical set from the sensory motor apparatus to the emotions, ideas and memories, so that all this information became part of this scenic research. Having as reference this complex body conjunct, we conceived during the training a scenic result that aimed at presenting what was developed by me and by the actors during our practice. In order to help the creation of the dramaturgy, we used as a basis the play \"Hamlet\", by William Shakespeare, whose circumstances and characters acted as stimuli to the creation of the actors. Thus, the scenic work built by us was the result of a dialogue between the extracted elements of aikido and capoeira and some Hamlet scenes. Finally, we intend in this thesis to show how we used aikido and capoeira as resources to transform the actor\'s everyday body into a scenic body, so that their qualities were enhanced and some limits overcome, respecting the characteristics of each one.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Armando Sérgio daBatista, Renata Mazzei2017-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-31052017-120016/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-31052017-120016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O 'aikido' e a 'capoeira' como fontes de inspiração para a dramaturgia do ator
Aikido and capoeira as sources of inspiration for the dramaturgy of the actor
title O 'aikido' e a 'capoeira' como fontes de inspiração para a dramaturgia do ator
spellingShingle O 'aikido' e a 'capoeira' como fontes de inspiração para a dramaturgia do ator
Batista, Renata Mazzei
Aikido
Aikido
body
capoeira
capoeira
corpo
creation
criação
training
treinamento
title_short O 'aikido' e a 'capoeira' como fontes de inspiração para a dramaturgia do ator
title_full O 'aikido' e a 'capoeira' como fontes de inspiração para a dramaturgia do ator
title_fullStr O 'aikido' e a 'capoeira' como fontes de inspiração para a dramaturgia do ator
title_full_unstemmed O 'aikido' e a 'capoeira' como fontes de inspiração para a dramaturgia do ator
title_sort O 'aikido' e a 'capoeira' como fontes de inspiração para a dramaturgia do ator
author Batista, Renata Mazzei
author_facet Batista, Renata Mazzei
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Armando Sérgio da
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Renata Mazzei
dc.subject.por.fl_str_mv Aikido
Aikido
body
capoeira
capoeira
corpo
creation
criação
training
treinamento
topic Aikido
Aikido
body
capoeira
capoeira
corpo
creation
criação
training
treinamento
description O que será apresentado nesta tese diz respeito a uma parte da minha trajetória como atriz e professora de teatro, e é permeada pelas contribuições do \"aikido\" e da \"capoeira\". Essas duas artes marciais de origens culturais distintas, uma japonesa e outra afro-brasileira, que têm em sua essência elementos técnicos e artísticos bastante ricos, forneceram-me material para responder a alguns questionamentos sobre a formação do ator desde a preparação para a cena à criação de uma dramaturgia construída a partir da prática. A tese, portanto, trata da investigação iniciada a partir da minha prática nessas artes marciais e, que teve continuidade com um grupo de atores voluntários que se propuseram a experimentar os procedimentos elaborados ao longo do processo deste doutoramento. Todo o caminho trilhado foi construído tendo como base o treinamento que visou o aprimoramento individual e relacional na busca pelo autoconhecimento, a ampliação de repertório, a potencialização do estado de prontidão e de presença, a estimulação da criatividade e a disponibilidade corporal para a improvisação e o jogo. Neste trabalho, quando tratamos do corpo, referimo-nos a todo o conjunto psicofísico desde o aparato sensório motor até as emoções, ideias e memórias, de modo que todas essas informações fizessem parte desta investigação cênica. Tendo como base esse conjunto corporal complexo, concebemos ao longo do treinamento um resultado cênico que procurou apresentar o que foi desenvolvido por mim e pelos atores durante a prática. A fim de auxiliar a criação da dramaturgia, recorremos ao texto Hamlet de William Shakespeare, cujas circunstâncias e personagens funcionaram como estímulos para as criações dos atores. Assim, o trabalho cênico construído por nós foi resultado de um diálogo entre os elementos extraídos do \"aikido\" e da \"capoeira\" e algumas cenas de Hamlet. Por fim, pretendemos nesta tese apresentar a forma em que utilizamos o \"aikido\" e a \"capoeira\" como recursos para transformar o corpo cotidiano do ator em um corpo cênico, de modo que suas qualidades fossem potencializadas e alguns limites superados, respeitando-se as características de cada um.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-31052017-120016/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-31052017-120016/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091220092223488