Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-26012018-184716/ |
Resumo: | Apresenta-se um procedimento para estimativa da matriz origem-destino (O/D) a partir de um modelo de escolha discreta em combinação com uma matriz O/D de transporte público, a qual pode ser estimada de maneira relativamente fácil e rápida. O modelo de escolha discreta utilizado para realizar a divisão modal é o modelo logit multinomial. A calibração do modelo logit é realizada com base em 505 observações e considerando três situações: a população de viajantes sem segmentação, com segmentação segundo posse de automóvel no domicílio, e com segmentação segundo a distância de viagem. Analisa-se a precisão da estimativa do número de viagens quando as zonas de controle que formam a área de estudo são divididas segundo o critério de distância de acesso às linhas de ônibus. Na verificação realizada são empregados dados obtidos da pesquisa domiciliar realizada na cidade de Bauru, SP. Os erros cometidos na estimativa são medidos e comparados com os resultados obtidos na pesquisa domiciliar sem expansão. O trabalho demostrou experimentalmente que o procedimento proposto é uma alternativa viável para se obter a distribuição de viagens e, portanto, para determinar a matriz O/D. |
id |
USP_e92319224f3ac42dfe428e27b1bddafd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-26012018-184716 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discretaProcedure for determining an origin-destination matrix for multiple modes: a discrete choice model based indirect methodControl zonesDiscrete choice modelDivisão modalMatriz origem-destino-estimativaModal splitModelo de escolha discretaModelo logit multinomialMultinomial logit modelOrigin-destination matrix - estimateZonas de controleApresenta-se um procedimento para estimativa da matriz origem-destino (O/D) a partir de um modelo de escolha discreta em combinação com uma matriz O/D de transporte público, a qual pode ser estimada de maneira relativamente fácil e rápida. O modelo de escolha discreta utilizado para realizar a divisão modal é o modelo logit multinomial. A calibração do modelo logit é realizada com base em 505 observações e considerando três situações: a população de viajantes sem segmentação, com segmentação segundo posse de automóvel no domicílio, e com segmentação segundo a distância de viagem. Analisa-se a precisão da estimativa do número de viagens quando as zonas de controle que formam a área de estudo são divididas segundo o critério de distância de acesso às linhas de ônibus. Na verificação realizada são empregados dados obtidos da pesquisa domiciliar realizada na cidade de Bauru, SP. Os erros cometidos na estimativa são medidos e comparados com os resultados obtidos na pesquisa domiciliar sem expansão. O trabalho demostrou experimentalmente que o procedimento proposto é uma alternativa viável para se obter a distribuição de viagens e, portanto, para determinar a matriz O/D.A procedure is presented for estimating an origin-destination (O/D) matrix using a discrete choice model jointly with a public transport O/D matrix; the latter being relatively easy and fast to obtain. A multinomial logit discrete choice model is used to determine the mode split of travelers among several available modes. The model is estimated using a sample of 505 observations chosen from a household 0/D survey in the city of Bauru, state of Sao Paulo. This survey is used throughout to verify the results of the proposed methodology. Three different models are considered: one without segmentation of the population, one with segmentation according to car ownership and one with segmentation according to travel distance. An examination is made of the changes on the level of precision of the number of trips estimated with the division of the control zones that conform the study area; the aforementioned division was carried out on the basis of an access distance to the bus network criterion. The estimation errors are measured and compared to the unexpanded O/D survey results. The research shows empirically that the proposed procedure can be used to obtain the distribution of trips and hence to determine an aggregate O/D matrix.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKawamoto, EijiLópez Reyes, Delfos Enrique1999-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-26012018-184716/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-26012018-184716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta Procedure for determining an origin-destination matrix for multiple modes: a discrete choice model based indirect method |
title |
Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta |
spellingShingle |
Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta López Reyes, Delfos Enrique Control zones Discrete choice model Divisão modal Matriz origem-destino-estimativa Modal split Modelo de escolha discreta Modelo logit multinomial Multinomial logit model Origin-destination matrix - estimate Zonas de controle |
title_short |
Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta |
title_full |
Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta |
title_fullStr |
Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta |
title_full_unstemmed |
Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta |
title_sort |
Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta |
author |
López Reyes, Delfos Enrique |
author_facet |
López Reyes, Delfos Enrique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kawamoto, Eiji |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
López Reyes, Delfos Enrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Control zones Discrete choice model Divisão modal Matriz origem-destino-estimativa Modal split Modelo de escolha discreta Modelo logit multinomial Multinomial logit model Origin-destination matrix - estimate Zonas de controle |
topic |
Control zones Discrete choice model Divisão modal Matriz origem-destino-estimativa Modal split Modelo de escolha discreta Modelo logit multinomial Multinomial logit model Origin-destination matrix - estimate Zonas de controle |
description |
Apresenta-se um procedimento para estimativa da matriz origem-destino (O/D) a partir de um modelo de escolha discreta em combinação com uma matriz O/D de transporte público, a qual pode ser estimada de maneira relativamente fácil e rápida. O modelo de escolha discreta utilizado para realizar a divisão modal é o modelo logit multinomial. A calibração do modelo logit é realizada com base em 505 observações e considerando três situações: a população de viajantes sem segmentação, com segmentação segundo posse de automóvel no domicílio, e com segmentação segundo a distância de viagem. Analisa-se a precisão da estimativa do número de viagens quando as zonas de controle que formam a área de estudo são divididas segundo o critério de distância de acesso às linhas de ônibus. Na verificação realizada são empregados dados obtidos da pesquisa domiciliar realizada na cidade de Bauru, SP. Os erros cometidos na estimativa são medidos e comparados com os resultados obtidos na pesquisa domiciliar sem expansão. O trabalho demostrou experimentalmente que o procedimento proposto é uma alternativa viável para se obter a distribuição de viagens e, portanto, para determinar a matriz O/D. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-26012018-184716/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-26012018-184716/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257349829427200 |