Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: López Reyes, Delfos Enrique
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-26012018-184716/
Resumo: Apresenta-se um procedimento para estimativa da matriz origem-destino (O/D) a partir de um modelo de escolha discreta em combinação com uma matriz O/D de transporte público, a qual pode ser estimada de maneira relativamente fácil e rápida. O modelo de escolha discreta utilizado para realizar a divisão modal é o modelo logit multinomial. A calibração do modelo logit é realizada com base em 505 observações e considerando três situações: a população de viajantes sem segmentação, com segmentação segundo posse de automóvel no domicílio, e com segmentação segundo a distância de viagem. Analisa-se a precisão da estimativa do número de viagens quando as zonas de controle que formam a área de estudo são divididas segundo o critério de distância de acesso às linhas de ônibus. Na verificação realizada são empregados dados obtidos da pesquisa domiciliar realizada na cidade de Bauru, SP. Os erros cometidos na estimativa são medidos e comparados com os resultados obtidos na pesquisa domiciliar sem expansão. O trabalho demostrou experimentalmente que o procedimento proposto é uma alternativa viável para se obter a distribuição de viagens e, portanto, para determinar a matriz O/D.
id USP_e92319224f3ac42dfe428e27b1bddafd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26012018-184716
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discretaProcedure for determining an origin-destination matrix for multiple modes: a discrete choice model based indirect methodControl zonesDiscrete choice modelDivisão modalMatriz origem-destino-estimativaModal splitModelo de escolha discretaModelo logit multinomialMultinomial logit modelOrigin-destination matrix - estimateZonas de controleApresenta-se um procedimento para estimativa da matriz origem-destino (O/D) a partir de um modelo de escolha discreta em combinação com uma matriz O/D de transporte público, a qual pode ser estimada de maneira relativamente fácil e rápida. O modelo de escolha discreta utilizado para realizar a divisão modal é o modelo logit multinomial. A calibração do modelo logit é realizada com base em 505 observações e considerando três situações: a população de viajantes sem segmentação, com segmentação segundo posse de automóvel no domicílio, e com segmentação segundo a distância de viagem. Analisa-se a precisão da estimativa do número de viagens quando as zonas de controle que formam a área de estudo são divididas segundo o critério de distância de acesso às linhas de ônibus. Na verificação realizada são empregados dados obtidos da pesquisa domiciliar realizada na cidade de Bauru, SP. Os erros cometidos na estimativa são medidos e comparados com os resultados obtidos na pesquisa domiciliar sem expansão. O trabalho demostrou experimentalmente que o procedimento proposto é uma alternativa viável para se obter a distribuição de viagens e, portanto, para determinar a matriz O/D.A procedure is presented for estimating an origin-destination (O/D) matrix using a discrete choice model jointly with a public transport O/D matrix; the latter being relatively easy and fast to obtain. A multinomial logit discrete choice model is used to determine the mode split of travelers among several available modes. The model is estimated using a sample of 505 observations chosen from a household 0/D survey in the city of Bauru, state of Sao Paulo. This survey is used throughout to verify the results of the proposed methodology. Three different models are considered: one without segmentation of the population, one with segmentation according to car ownership and one with segmentation according to travel distance. An examination is made of the changes on the level of precision of the number of trips estimated with the division of the control zones that conform the study area; the aforementioned division was carried out on the basis of an access distance to the bus network criterion. The estimation errors are measured and compared to the unexpanded O/D survey results. The research shows empirically that the proposed procedure can be used to obtain the distribution of trips and hence to determine an aggregate O/D matrix.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKawamoto, EijiLópez Reyes, Delfos Enrique1999-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-26012018-184716/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-26012018-184716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta
Procedure for determining an origin-destination matrix for multiple modes: a discrete choice model based indirect method
title Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta
spellingShingle Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta
López Reyes, Delfos Enrique
Control zones
Discrete choice model
Divisão modal
Matriz origem-destino-estimativa
Modal split
Modelo de escolha discreta
Modelo logit multinomial
Multinomial logit model
Origin-destination matrix - estimate
Zonas de controle
title_short Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta
title_full Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta
title_fullStr Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta
title_full_unstemmed Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta
title_sort Um procedimento para determinação de matriz origem-destino para diferentes modos: método indireto baseado em modelo de escolha discreta
author López Reyes, Delfos Enrique
author_facet López Reyes, Delfos Enrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kawamoto, Eiji
dc.contributor.author.fl_str_mv López Reyes, Delfos Enrique
dc.subject.por.fl_str_mv Control zones
Discrete choice model
Divisão modal
Matriz origem-destino-estimativa
Modal split
Modelo de escolha discreta
Modelo logit multinomial
Multinomial logit model
Origin-destination matrix - estimate
Zonas de controle
topic Control zones
Discrete choice model
Divisão modal
Matriz origem-destino-estimativa
Modal split
Modelo de escolha discreta
Modelo logit multinomial
Multinomial logit model
Origin-destination matrix - estimate
Zonas de controle
description Apresenta-se um procedimento para estimativa da matriz origem-destino (O/D) a partir de um modelo de escolha discreta em combinação com uma matriz O/D de transporte público, a qual pode ser estimada de maneira relativamente fácil e rápida. O modelo de escolha discreta utilizado para realizar a divisão modal é o modelo logit multinomial. A calibração do modelo logit é realizada com base em 505 observações e considerando três situações: a população de viajantes sem segmentação, com segmentação segundo posse de automóvel no domicílio, e com segmentação segundo a distância de viagem. Analisa-se a precisão da estimativa do número de viagens quando as zonas de controle que formam a área de estudo são divididas segundo o critério de distância de acesso às linhas de ônibus. Na verificação realizada são empregados dados obtidos da pesquisa domiciliar realizada na cidade de Bauru, SP. Os erros cometidos na estimativa são medidos e comparados com os resultados obtidos na pesquisa domiciliar sem expansão. O trabalho demostrou experimentalmente que o procedimento proposto é uma alternativa viável para se obter a distribuição de viagens e, portanto, para determinar a matriz O/D.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-26012018-184716/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-26012018-184716/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257349829427200