O computador na escola pública: análise do processo de formação de professores de segundo grau no uso desta tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme, Maria Isabel da Silva
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-16112022-105333/
Resumo: Analisa uma experiencia de formacao em informatica educacional de 10 professores de escolas publicas, promovida pela secretaria da educacao do estado de sao paulo, entre 1986 e 1988. O grupo estudado e composto de professores formados em diferentes areas, com tempo de experiencia entre 12 e 24 anos. Os dados sao coletados em um diario de bordo, que inclui informacoes sobre softwares e atividades produzidas pelos professores, percepcoes, atividades e processos vivenciados pelo grupo, treinamento e outras acoes voltadas para a promocao do dominio das tecnicas de uso do computador. Realiza duas entrevistas com cada professor em epocas distintas para posterior analise segundo os preceitos de bullington e karlsson. Os resultados mostram que o objetivo principal do projeto (o uso preferencial de softwares que representam uma inovacao no processo ensino/aprendizagem) nao foi plenamente atingido devido as reacoes heterogeneas apresentadas pelo grupo ao treinamento. Todos alcancaram, no entanto, o grau de autonomia face ao computador. Discute os resultados em funcao das acoes tomadas para promover a formacao, das condicoes de trabalho encontradas na rede publica de ensino e da cultura decorrente desta situacao
id USP_e9660fe7e4e445a5312dce1ea67c4a1f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16112022-105333
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O computador na escola pública: análise do processo de formação de professores de segundo grau no uso desta tecnologiaThe computer in the Public School an analytical study of staff development in technology useComputador no ensinoFormação de professoresMotivaçãoNot informedTecnologia educacionalAnalisa uma experiencia de formacao em informatica educacional de 10 professores de escolas publicas, promovida pela secretaria da educacao do estado de sao paulo, entre 1986 e 1988. O grupo estudado e composto de professores formados em diferentes areas, com tempo de experiencia entre 12 e 24 anos. Os dados sao coletados em um diario de bordo, que inclui informacoes sobre softwares e atividades produzidas pelos professores, percepcoes, atividades e processos vivenciados pelo grupo, treinamento e outras acoes voltadas para a promocao do dominio das tecnicas de uso do computador. Realiza duas entrevistas com cada professor em epocas distintas para posterior analise segundo os preceitos de bullington e karlsson. Os resultados mostram que o objetivo principal do projeto (o uso preferencial de softwares que representam uma inovacao no processo ensino/aprendizagem) nao foi plenamente atingido devido as reacoes heterogeneas apresentadas pelo grupo ao treinamento. Todos alcancaram, no entanto, o grau de autonomia face ao computador. Discute os resultados em funcao das acoes tomadas para promover a formacao, das condicoes de trabalho encontradas na rede publica de ensino e da cultura decorrente desta situacaoThe main objective of this study is to analyze a two and a half year experience in developing competence on computer use in a sample of ten teachers from the public school system. The analysis of this experience focused the following aspects: 1) software and other activities related to computer use at school;2) processes linked to the experience, such as perceptions and attitudes towards the technology; 3) training and other actions aimed at promoting competence on computer use. This last aspect was conceived as the achievement of autonomy in computer use for educational purposes, as well, preferential use of applications which can represent alternatives to knowledge transmission. The results showed that this last objective was not fully accomplished, as there was great heterogeneity in responding to the actions aimed at staff development. Some teachers reacted faster and .more profoundly than others in what regards computer use at school, and also in their attitudes and perceptions. However, all of them had attained the desired level of autonomy in computer use for educational purposes. These differences are discussed as related to the actions provided to promote competence on computer use, to the work conditions current in public schoolBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBomtempo, EddaLeme, Maria Isabel da Silva1990-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-16112022-105333/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-16T15:36:10Zoai:teses.usp.br:tde-16112022-105333Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-16T15:36:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O computador na escola pública: análise do processo de formação de professores de segundo grau no uso desta tecnologia
The computer in the Public School an analytical study of staff development in technology use
title O computador na escola pública: análise do processo de formação de professores de segundo grau no uso desta tecnologia
spellingShingle O computador na escola pública: análise do processo de formação de professores de segundo grau no uso desta tecnologia
Leme, Maria Isabel da Silva
Computador no ensino
Formação de professores
Motivação
Not informed
Tecnologia educacional
title_short O computador na escola pública: análise do processo de formação de professores de segundo grau no uso desta tecnologia
title_full O computador na escola pública: análise do processo de formação de professores de segundo grau no uso desta tecnologia
title_fullStr O computador na escola pública: análise do processo de formação de professores de segundo grau no uso desta tecnologia
title_full_unstemmed O computador na escola pública: análise do processo de formação de professores de segundo grau no uso desta tecnologia
title_sort O computador na escola pública: análise do processo de formação de professores de segundo grau no uso desta tecnologia
author Leme, Maria Isabel da Silva
author_facet Leme, Maria Isabel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bomtempo, Edda
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme, Maria Isabel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Computador no ensino
Formação de professores
Motivação
Not informed
Tecnologia educacional
topic Computador no ensino
Formação de professores
Motivação
Not informed
Tecnologia educacional
description Analisa uma experiencia de formacao em informatica educacional de 10 professores de escolas publicas, promovida pela secretaria da educacao do estado de sao paulo, entre 1986 e 1988. O grupo estudado e composto de professores formados em diferentes areas, com tempo de experiencia entre 12 e 24 anos. Os dados sao coletados em um diario de bordo, que inclui informacoes sobre softwares e atividades produzidas pelos professores, percepcoes, atividades e processos vivenciados pelo grupo, treinamento e outras acoes voltadas para a promocao do dominio das tecnicas de uso do computador. Realiza duas entrevistas com cada professor em epocas distintas para posterior analise segundo os preceitos de bullington e karlsson. Os resultados mostram que o objetivo principal do projeto (o uso preferencial de softwares que representam uma inovacao no processo ensino/aprendizagem) nao foi plenamente atingido devido as reacoes heterogeneas apresentadas pelo grupo ao treinamento. Todos alcancaram, no entanto, o grau de autonomia face ao computador. Discute os resultados em funcao das acoes tomadas para promover a formacao, das condicoes de trabalho encontradas na rede publica de ensino e da cultura decorrente desta situacao
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-10-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-16112022-105333/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-16112022-105333/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090784090128384