Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Paulo da Silva
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27134/tde-05102010-154800/
Resumo: Esta dissertação aborda a educação digital dentro da contemporaneidade, tendo como base dois pontos de articulação essenciais: a cibernética pedagógica e a era das redes. Traça portanto um panorama das relações pertinentes a cada um dos tópicos, fundamentando questões conceituais de relevância para o entendimento da complexidade do assunto apresentado. Para tal elenca tópicos que caracterizam as dimensões essenciais de mudanças paradigmáticas, como a sociedade na era das redes, a educação digital na era das redes, a evolução dos suportes tecnológicos com implicações paradigmáticas no campo educacional e megatendências evolutivas do conhecimento em rede. Acrescenta ainda um estudo de caso consubstanciando a validade dos tópicos apresentados do ponto de vista conceitual e prático. O trabalho desenvolve-se com base principalmente nas leituras de literatura especializada, e no registro de diversas fontes documentacionais complementares que atestam a multidimensionalidade informacional em um mundo povoado por redes de comunicação e informação. Cada fonte ao seu modo contribuiu para tecido conceitual do trabalho. A Internet foi fonte fundamental para tratar certas questões de ponta no campo da educação digital.
id USP_e99ffb282e7f1a89080bd3afb5d917f3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05102010-154800
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidadePedagogical Cybernetics in the Age of Networks: The View of Digital Education in the Contemporary Times.Age of NetworksCibernética pedagógicaCiências cognitivasCognition SciencesDigital EducationEducação digitalEra das redesMediaçõesMediationsPedagogical CyberneticsTransdisciplinaridadeTransdisciplinarityEsta dissertação aborda a educação digital dentro da contemporaneidade, tendo como base dois pontos de articulação essenciais: a cibernética pedagógica e a era das redes. Traça portanto um panorama das relações pertinentes a cada um dos tópicos, fundamentando questões conceituais de relevância para o entendimento da complexidade do assunto apresentado. Para tal elenca tópicos que caracterizam as dimensões essenciais de mudanças paradigmáticas, como a sociedade na era das redes, a educação digital na era das redes, a evolução dos suportes tecnológicos com implicações paradigmáticas no campo educacional e megatendências evolutivas do conhecimento em rede. Acrescenta ainda um estudo de caso consubstanciando a validade dos tópicos apresentados do ponto de vista conceitual e prático. O trabalho desenvolve-se com base principalmente nas leituras de literatura especializada, e no registro de diversas fontes documentacionais complementares que atestam a multidimensionalidade informacional em um mundo povoado por redes de comunicação e informação. Cada fonte ao seu modo contribuiu para tecido conceitual do trabalho. A Internet foi fonte fundamental para tratar certas questões de ponta no campo da educação digital.This dissertation presents the digital education within the contemporary times. The basis of this work comprises of two essential viewpoints: the pedagogical cybernetics and the age of networks. It also points out a panorama of the relations belonging to each topic, by establishing several relevant conceptual issues for the understanding of complexity about the topics. The study selects several topics in order to distinguish the essential dimensions in the paradigmatic changes, such as the society in the age of networks, the digital education in the age of networks, the evolution of technological instruments by considering paradigmatic implications in the educational field, and developing megatendencies of knowledge network. It still adds a case study for validating the presented topics under a conceptual and practical perspective. The discussion was based mostly in the reading of specialists literature, and in the selecting of several complementary documentation sources, which testifies the informational multidimensionality in a world of intense communication and information networks. Every source in its peculiar way provided resources for the conceptual tissue of the study. Internet was also a very fundamental source for treating some very advanced issues according to the digital education field.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSangiorgi, OsvaldoQuadros, Paulo da Silva2002-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27134/tde-05102010-154800/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-05102010-154800Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade
Pedagogical Cybernetics in the Age of Networks: The View of Digital Education in the Contemporary Times.
title Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade
spellingShingle Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade
Quadros, Paulo da Silva
Age of Networks
Cibernética pedagógica
Ciências cognitivas
Cognition Sciences
Digital Education
Educação digital
Era das redes
Mediações
Mediations
Pedagogical Cybernetics
Transdisciplinaridade
Transdisciplinarity
title_short Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade
title_full Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade
title_fullStr Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade
title_full_unstemmed Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade
title_sort Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade
author Quadros, Paulo da Silva
author_facet Quadros, Paulo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sangiorgi, Osvaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Paulo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Age of Networks
Cibernética pedagógica
Ciências cognitivas
Cognition Sciences
Digital Education
Educação digital
Era das redes
Mediações
Mediations
Pedagogical Cybernetics
Transdisciplinaridade
Transdisciplinarity
topic Age of Networks
Cibernética pedagógica
Ciências cognitivas
Cognition Sciences
Digital Education
Educação digital
Era das redes
Mediações
Mediations
Pedagogical Cybernetics
Transdisciplinaridade
Transdisciplinarity
description Esta dissertação aborda a educação digital dentro da contemporaneidade, tendo como base dois pontos de articulação essenciais: a cibernética pedagógica e a era das redes. Traça portanto um panorama das relações pertinentes a cada um dos tópicos, fundamentando questões conceituais de relevância para o entendimento da complexidade do assunto apresentado. Para tal elenca tópicos que caracterizam as dimensões essenciais de mudanças paradigmáticas, como a sociedade na era das redes, a educação digital na era das redes, a evolução dos suportes tecnológicos com implicações paradigmáticas no campo educacional e megatendências evolutivas do conhecimento em rede. Acrescenta ainda um estudo de caso consubstanciando a validade dos tópicos apresentados do ponto de vista conceitual e prático. O trabalho desenvolve-se com base principalmente nas leituras de literatura especializada, e no registro de diversas fontes documentacionais complementares que atestam a multidimensionalidade informacional em um mundo povoado por redes de comunicação e informação. Cada fonte ao seu modo contribuiu para tecido conceitual do trabalho. A Internet foi fonte fundamental para tratar certas questões de ponta no campo da educação digital.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27134/tde-05102010-154800/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27134/tde-05102010-154800/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090420048658432