Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-28062022-103434/ |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os enunciados sobre o trabalho do professor contidos nos manuais de Psicologia da Educação localizados no acervo bibliotecal da Escola Normal de Botucatu-SP, na perspectiva da História da Educação, mais especificamente da História das Disciplinas Escolares e da História da Educação no Brasil. Foram objetivos específicos da pesquisa: descrever a criação da Escola Normal de Botucatu-SP como parte de um projeto republicano de criação de um sistema público de ensino que se configurou a partir da criação de escolas públicas seriadas e escolas normais para a formação de professores; localizar os manuais de Psicologia Educacional disponíveis no acervo dessa escola normal e identificar e analisar os discursos sobre o trabalho do professor contidos nesses manuais. Como referencial para a pesquisa em História das Disciplinas Escolares, busquei as teorizações de Chervel (1990). Foram localizados 37 manuais, dos quais 13 foram utilizados para análise, por apresentaram enunciados relativos ao trabalho dos professores. A partir da análise, foram elaboradas duas seções, as quais acompanham a cronologia da publicação dos manuais: a primeira se refere a um discurso mais prescritivo sobre como o professor deveria ser e o que deveria fazer, enquanto a segunda tem um caráter mais orientador e reflexivo sobre o trabalho docente. |
id |
USP_ea1fd2435ab9f57127b01fcc4050a43c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-28062022-103434 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professorPsychology manuals for teacher training at Escola Normal Botucatu-SP: an analysis of the discourses on the role of the teacherEducational psychologyEscola NormalFormação de professoresManuais de ensinoNormal SchoolPsicologia educacionalTeacher trainingTeaching manualsO objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os enunciados sobre o trabalho do professor contidos nos manuais de Psicologia da Educação localizados no acervo bibliotecal da Escola Normal de Botucatu-SP, na perspectiva da História da Educação, mais especificamente da História das Disciplinas Escolares e da História da Educação no Brasil. Foram objetivos específicos da pesquisa: descrever a criação da Escola Normal de Botucatu-SP como parte de um projeto republicano de criação de um sistema público de ensino que se configurou a partir da criação de escolas públicas seriadas e escolas normais para a formação de professores; localizar os manuais de Psicologia Educacional disponíveis no acervo dessa escola normal e identificar e analisar os discursos sobre o trabalho do professor contidos nesses manuais. Como referencial para a pesquisa em História das Disciplinas Escolares, busquei as teorizações de Chervel (1990). Foram localizados 37 manuais, dos quais 13 foram utilizados para análise, por apresentaram enunciados relativos ao trabalho dos professores. A partir da análise, foram elaboradas duas seções, as quais acompanham a cronologia da publicação dos manuais: a primeira se refere a um discurso mais prescritivo sobre como o professor deveria ser e o que deveria fazer, enquanto a segunda tem um caráter mais orientador e reflexivo sobre o trabalho docente.The objective of this work was to identify and analyze the statements about the work of the teacher contained in the Educational Psychology manuals located in the library collection of the Escola Normal de Botucatu-SP, from the perspective of the History of Education, more specifically in History of School Subjects and History of Education in Brazil. The specific objectives of the research were: to describe the creation of the Escola Normal de Botucatu-SP as part of a Republican project to create a public education system that was configured from the creation of public schools and regular schools for teacher training; find the educational psychology manuals available in the collection of this normal school; and identify and analyze the discourses on the teacher\'s work contained in these manuals. As a reference for research in the History of School Subjects, I sought the theories of Chervel (1990). Thirty-seven manuals were located, of which 13 were used for analysis, once they presented statements related to the work of teachers. Two sections were elaborated from the analysis, which follows the chronology of the publication of the manuals: the first one refers to a more prescriptive discourse on what the teacher should be and what he should do; the second has a more prescriptive character, guiding and reflective about teaching work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLima, Ana Laura GodinhoKadena, Laiene Okimura2022-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-28062022-103434/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-06-28T17:44:02Zoai:teses.usp.br:tde-28062022-103434Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-06-28T17:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor Psychology manuals for teacher training at Escola Normal Botucatu-SP: an analysis of the discourses on the role of the teacher |
title |
Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor |
spellingShingle |
Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor Kadena, Laiene Okimura Educational psychology Escola Normal Formação de professores Manuais de ensino Normal School Psicologia educacional Teacher training Teaching manuals |
title_short |
Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor |
title_full |
Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor |
title_fullStr |
Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor |
title_full_unstemmed |
Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor |
title_sort |
Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor |
author |
Kadena, Laiene Okimura |
author_facet |
Kadena, Laiene Okimura |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Ana Laura Godinho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kadena, Laiene Okimura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educational psychology Escola Normal Formação de professores Manuais de ensino Normal School Psicologia educacional Teacher training Teaching manuals |
topic |
Educational psychology Escola Normal Formação de professores Manuais de ensino Normal School Psicologia educacional Teacher training Teaching manuals |
description |
O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os enunciados sobre o trabalho do professor contidos nos manuais de Psicologia da Educação localizados no acervo bibliotecal da Escola Normal de Botucatu-SP, na perspectiva da História da Educação, mais especificamente da História das Disciplinas Escolares e da História da Educação no Brasil. Foram objetivos específicos da pesquisa: descrever a criação da Escola Normal de Botucatu-SP como parte de um projeto republicano de criação de um sistema público de ensino que se configurou a partir da criação de escolas públicas seriadas e escolas normais para a formação de professores; localizar os manuais de Psicologia Educacional disponíveis no acervo dessa escola normal e identificar e analisar os discursos sobre o trabalho do professor contidos nesses manuais. Como referencial para a pesquisa em História das Disciplinas Escolares, busquei as teorizações de Chervel (1990). Foram localizados 37 manuais, dos quais 13 foram utilizados para análise, por apresentaram enunciados relativos ao trabalho dos professores. A partir da análise, foram elaboradas duas seções, as quais acompanham a cronologia da publicação dos manuais: a primeira se refere a um discurso mais prescritivo sobre como o professor deveria ser e o que deveria fazer, enquanto a segunda tem um caráter mais orientador e reflexivo sobre o trabalho docente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-28062022-103434/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-28062022-103434/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257436070608896 |