Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kadena, Laiene Okimura
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-28062022-103434/
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os enunciados sobre o trabalho do professor contidos nos manuais de Psicologia da Educação localizados no acervo bibliotecal da Escola Normal de Botucatu-SP, na perspectiva da História da Educação, mais especificamente da História das Disciplinas Escolares e da História da Educação no Brasil. Foram objetivos específicos da pesquisa: descrever a criação da Escola Normal de Botucatu-SP como parte de um projeto republicano de criação de um sistema público de ensino que se configurou a partir da criação de escolas públicas seriadas e escolas normais para a formação de professores; localizar os manuais de Psicologia Educacional disponíveis no acervo dessa escola normal e identificar e analisar os discursos sobre o trabalho do professor contidos nesses manuais. Como referencial para a pesquisa em História das Disciplinas Escolares, busquei as teorizações de Chervel (1990). Foram localizados 37 manuais, dos quais 13 foram utilizados para análise, por apresentaram enunciados relativos ao trabalho dos professores. A partir da análise, foram elaboradas duas seções, as quais acompanham a cronologia da publicação dos manuais: a primeira se refere a um discurso mais prescritivo sobre como o professor deveria ser e o que deveria fazer, enquanto a segunda tem um caráter mais orientador e reflexivo sobre o trabalho docente.
id USP_ea1fd2435ab9f57127b01fcc4050a43c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28062022-103434
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professorPsychology manuals for teacher training at Escola Normal Botucatu-SP: an analysis of the discourses on the role of the teacherEducational psychologyEscola NormalFormação de professoresManuais de ensinoNormal SchoolPsicologia educacionalTeacher trainingTeaching manualsO objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os enunciados sobre o trabalho do professor contidos nos manuais de Psicologia da Educação localizados no acervo bibliotecal da Escola Normal de Botucatu-SP, na perspectiva da História da Educação, mais especificamente da História das Disciplinas Escolares e da História da Educação no Brasil. Foram objetivos específicos da pesquisa: descrever a criação da Escola Normal de Botucatu-SP como parte de um projeto republicano de criação de um sistema público de ensino que se configurou a partir da criação de escolas públicas seriadas e escolas normais para a formação de professores; localizar os manuais de Psicologia Educacional disponíveis no acervo dessa escola normal e identificar e analisar os discursos sobre o trabalho do professor contidos nesses manuais. Como referencial para a pesquisa em História das Disciplinas Escolares, busquei as teorizações de Chervel (1990). Foram localizados 37 manuais, dos quais 13 foram utilizados para análise, por apresentaram enunciados relativos ao trabalho dos professores. A partir da análise, foram elaboradas duas seções, as quais acompanham a cronologia da publicação dos manuais: a primeira se refere a um discurso mais prescritivo sobre como o professor deveria ser e o que deveria fazer, enquanto a segunda tem um caráter mais orientador e reflexivo sobre o trabalho docente.The objective of this work was to identify and analyze the statements about the work of the teacher contained in the Educational Psychology manuals located in the library collection of the Escola Normal de Botucatu-SP, from the perspective of the History of Education, more specifically in History of School Subjects and History of Education in Brazil. The specific objectives of the research were: to describe the creation of the Escola Normal de Botucatu-SP as part of a Republican project to create a public education system that was configured from the creation of public schools and regular schools for teacher training; find the educational psychology manuals available in the collection of this normal school; and identify and analyze the discourses on the teacher\'s work contained in these manuals. As a reference for research in the History of School Subjects, I sought the theories of Chervel (1990). Thirty-seven manuals were located, of which 13 were used for analysis, once they presented statements related to the work of teachers. Two sections were elaborated from the analysis, which follows the chronology of the publication of the manuals: the first one refers to a more prescriptive discourse on what the teacher should be and what he should do; the second has a more prescriptive character, guiding and reflective about teaching work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLima, Ana Laura GodinhoKadena, Laiene Okimura2022-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-28062022-103434/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-06-28T17:44:02Zoai:teses.usp.br:tde-28062022-103434Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-06-28T17:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor
Psychology manuals for teacher training at Escola Normal Botucatu-SP: an analysis of the discourses on the role of the teacher
title Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor
spellingShingle Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor
Kadena, Laiene Okimura
Educational psychology
Escola Normal
Formação de professores
Manuais de ensino
Normal School
Psicologia educacional
Teacher training
Teaching manuals
title_short Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor
title_full Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor
title_fullStr Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor
title_full_unstemmed Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor
title_sort Os manuais de Psicologia para formação de professores na Escola Normal de Botucatu- SP: uma análise dos discursos sobre o papel do professor
author Kadena, Laiene Okimura
author_facet Kadena, Laiene Okimura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Ana Laura Godinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Kadena, Laiene Okimura
dc.subject.por.fl_str_mv Educational psychology
Escola Normal
Formação de professores
Manuais de ensino
Normal School
Psicologia educacional
Teacher training
Teaching manuals
topic Educational psychology
Escola Normal
Formação de professores
Manuais de ensino
Normal School
Psicologia educacional
Teacher training
Teaching manuals
description O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os enunciados sobre o trabalho do professor contidos nos manuais de Psicologia da Educação localizados no acervo bibliotecal da Escola Normal de Botucatu-SP, na perspectiva da História da Educação, mais especificamente da História das Disciplinas Escolares e da História da Educação no Brasil. Foram objetivos específicos da pesquisa: descrever a criação da Escola Normal de Botucatu-SP como parte de um projeto republicano de criação de um sistema público de ensino que se configurou a partir da criação de escolas públicas seriadas e escolas normais para a formação de professores; localizar os manuais de Psicologia Educacional disponíveis no acervo dessa escola normal e identificar e analisar os discursos sobre o trabalho do professor contidos nesses manuais. Como referencial para a pesquisa em História das Disciplinas Escolares, busquei as teorizações de Chervel (1990). Foram localizados 37 manuais, dos quais 13 foram utilizados para análise, por apresentaram enunciados relativos ao trabalho dos professores. A partir da análise, foram elaboradas duas seções, as quais acompanham a cronologia da publicação dos manuais: a primeira se refere a um discurso mais prescritivo sobre como o professor deveria ser e o que deveria fazer, enquanto a segunda tem um caráter mais orientador e reflexivo sobre o trabalho docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-28062022-103434/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-28062022-103434/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257436070608896