O homem, o edifício e a cidade por Peter Scheier

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Sonia Maria Milani
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-12032010-144511/
Resumo: Este trabalho analisa a fotografia urbana e de arquitetura com base no álbum São Paulo fastest growing city in the world, de autoria de Peter Scheier, editado em 1954 no contexto das comemorações do quarto centenário da cidade de São Paulo. Scheier insere-se em uma das linhas mais frutíferas da moderna fotografia brasileira, junto com outros refugiados da Segunda Guerra Mundial, como Hans Günter Flieg, Hildegard Rosenthal, Alice Brill, Curt Schulze e Fredi Kleemann. O álbum traz conteúdo informacional extenso, não só sobre a cidade na década de 1950, mas também a respeito de Peter Scheier, uma vez que foi elaborado a partir de material de seu arquivo fotografias publicadas nas revistas O Cruzeiro e Habitat e no livro Modern Architecture in Brazil, produzidas para o MASP, do qual era fotógrafo oficial, e fotografias sem fins de publicação. O objetivo é, através da análise de Peter Scheier, compreender a dinâmica da atividade dos fotógrafos que atuavam em São Paulo em meados do século XX.
id USP_ea2d41c1433bbdd8bc7693cf942d83e3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12032010-144511
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O homem, o edifício e a cidade por Peter ScheierThe man, the building and the city by Peter ScheierArchitectureArquiteturaFotografiaPhotographyEste trabalho analisa a fotografia urbana e de arquitetura com base no álbum São Paulo fastest growing city in the world, de autoria de Peter Scheier, editado em 1954 no contexto das comemorações do quarto centenário da cidade de São Paulo. Scheier insere-se em uma das linhas mais frutíferas da moderna fotografia brasileira, junto com outros refugiados da Segunda Guerra Mundial, como Hans Günter Flieg, Hildegard Rosenthal, Alice Brill, Curt Schulze e Fredi Kleemann. O álbum traz conteúdo informacional extenso, não só sobre a cidade na década de 1950, mas também a respeito de Peter Scheier, uma vez que foi elaborado a partir de material de seu arquivo fotografias publicadas nas revistas O Cruzeiro e Habitat e no livro Modern Architecture in Brazil, produzidas para o MASP, do qual era fotógrafo oficial, e fotografias sem fins de publicação. O objetivo é, através da análise de Peter Scheier, compreender a dinâmica da atividade dos fotógrafos que atuavam em São Paulo em meados do século XX.This work analyzes the urban and architectural photography based on the album São Paulo fastest growing city in the world, by Peter Scheier, edited in 1954 in the context of celebration of the fourth century of the city of São Paulo. Scheier is part of one of the most fertile line of the Brazilian modern photography, together with other Second World War refugees, for instance: Hans Günter Flieg, Hildegard Rosenthal, Alice Brill, Curt Schulze and Fredi Kleemann. The album has extent informational content, not only about the city in the 1950s, but also about Peter Scheier, by being elaborated with material from his archive photographs published in O Cruzeiro and Habitat magazines and in the book Modern Architecture in Brazil; made for MASP, for which he was the official photographer, and photos without publication purpose. The aim is to understand the dynamics of the activity of the photographers who worked in São Paulo in the middle of the XX century, by the analysis of Peter Scheier.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCamargo, Monica Junqueira deGouveia, Sonia Maria Milani2008-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-12032010-144511/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:03Zoai:teses.usp.br:tde-12032010-144511Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O homem, o edifício e a cidade por Peter Scheier
The man, the building and the city by Peter Scheier
title O homem, o edifício e a cidade por Peter Scheier
spellingShingle O homem, o edifício e a cidade por Peter Scheier
Gouveia, Sonia Maria Milani
Architecture
Arquitetura
Fotografia
Photography
title_short O homem, o edifício e a cidade por Peter Scheier
title_full O homem, o edifício e a cidade por Peter Scheier
title_fullStr O homem, o edifício e a cidade por Peter Scheier
title_full_unstemmed O homem, o edifício e a cidade por Peter Scheier
title_sort O homem, o edifício e a cidade por Peter Scheier
author Gouveia, Sonia Maria Milani
author_facet Gouveia, Sonia Maria Milani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Monica Junqueira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Sonia Maria Milani
dc.subject.por.fl_str_mv Architecture
Arquitetura
Fotografia
Photography
topic Architecture
Arquitetura
Fotografia
Photography
description Este trabalho analisa a fotografia urbana e de arquitetura com base no álbum São Paulo fastest growing city in the world, de autoria de Peter Scheier, editado em 1954 no contexto das comemorações do quarto centenário da cidade de São Paulo. Scheier insere-se em uma das linhas mais frutíferas da moderna fotografia brasileira, junto com outros refugiados da Segunda Guerra Mundial, como Hans Günter Flieg, Hildegard Rosenthal, Alice Brill, Curt Schulze e Fredi Kleemann. O álbum traz conteúdo informacional extenso, não só sobre a cidade na década de 1950, mas também a respeito de Peter Scheier, uma vez que foi elaborado a partir de material de seu arquivo fotografias publicadas nas revistas O Cruzeiro e Habitat e no livro Modern Architecture in Brazil, produzidas para o MASP, do qual era fotógrafo oficial, e fotografias sem fins de publicação. O objetivo é, através da análise de Peter Scheier, compreender a dinâmica da atividade dos fotógrafos que atuavam em São Paulo em meados do século XX.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-12032010-144511/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-12032010-144511/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256888387829760