Uma abordagem de modelagem de conteúdo educacional para plataforma de aprendizagem móvel baseada na engenharia dirigida por modelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marcus Vinicius Ribeiro de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-19012022-170535/
Resumo: O cenário emergente do uso de ambientes computacionais para apoiar o processo de ensino e aprendizagem tem apresentado desafios aos profissionais desenvolvedores de aplicações e produtores de conteúdo educacional. Nesse contexto, a evolução da computação móvel contribuiu para o surgimento da modalidade de ensino e aprendizagem denominada de aprendizagem móvel (m-learning). A aprendizagem móvel faz uso da tecnologia móvel e de dispositivos móveis como meio de disseminação de conteúdo ao aprendiz. No entanto, a geração de conteúdo educacional para dispositivos móveis requer atenção especial a questões como: (i) restrições inerentes dos dispositivos móveis, como por exemplo a tela reduzida; (ii) e a complexidade de desenvolver aplicações móveis para a variedade de plataformas existentes. O presente trabalho de pesquisa propõe uma abordagem de modelagem para conteúdo educacional móvel, denominada EDUCOM.ML, que é apoiada pela MDE (Model-Driven Engineering) e a IMA-CID (Integrated Modeling Approach - Conceptual, Instructional, Didactic). EDUCOM.ML propõe uma abordagem de modelagem que envolve a criação de modelos responsáveis pela estruturação do conteúdo educacional, bem como por um conjunto de metamodelos que estruturam e modelam uma plataforma móvel. Além disso, dois protótipos foram desenvolvidos, o primeiro é a ferramenta web EDUCOM TOOL, que permite a elaboração de conteúdo educacional de um domínio do conhecimento, enquanto que o segundo é a aplicação educacional móvel EDUCOMAPP, que disponibiliza ao aprendiz o conteúdo educacional projetado na EDUCOM TOOL. Para verificar a percepção de utilidade da EDUCOM.ML por professores, foi elaborada uma avaliação e os resultados obtidos juntos aos participantes sugerem que a EDUCOM.ML pode contribuir no processo de elaboração de conteúdo educacional para aplicações educacionais móveis.
id USP_ea4c4ad078b613fc33d94ff0224a5aa7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19012022-170535
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma abordagem de modelagem de conteúdo educacional para plataforma de aprendizagem móvel baseada na engenharia dirigida por modelosAn educational content modeling approach for the model-driven engineering- based mobile learning platformAprendizagem móvel e a distânciaComputação aplicada a educaçãoComputing applied to educationEngenharia de softwareEngenharia dirigida por modelosMobile and distance learningModel-driven engineering (MDE)Software engineeringO cenário emergente do uso de ambientes computacionais para apoiar o processo de ensino e aprendizagem tem apresentado desafios aos profissionais desenvolvedores de aplicações e produtores de conteúdo educacional. Nesse contexto, a evolução da computação móvel contribuiu para o surgimento da modalidade de ensino e aprendizagem denominada de aprendizagem móvel (m-learning). A aprendizagem móvel faz uso da tecnologia móvel e de dispositivos móveis como meio de disseminação de conteúdo ao aprendiz. No entanto, a geração de conteúdo educacional para dispositivos móveis requer atenção especial a questões como: (i) restrições inerentes dos dispositivos móveis, como por exemplo a tela reduzida; (ii) e a complexidade de desenvolver aplicações móveis para a variedade de plataformas existentes. O presente trabalho de pesquisa propõe uma abordagem de modelagem para conteúdo educacional móvel, denominada EDUCOM.ML, que é apoiada pela MDE (Model-Driven Engineering) e a IMA-CID (Integrated Modeling Approach - Conceptual, Instructional, Didactic). EDUCOM.ML propõe uma abordagem de modelagem que envolve a criação de modelos responsáveis pela estruturação do conteúdo educacional, bem como por um conjunto de metamodelos que estruturam e modelam uma plataforma móvel. Além disso, dois protótipos foram desenvolvidos, o primeiro é a ferramenta web EDUCOM TOOL, que permite a elaboração de conteúdo educacional de um domínio do conhecimento, enquanto que o segundo é a aplicação educacional móvel EDUCOMAPP, que disponibiliza ao aprendiz o conteúdo educacional projetado na EDUCOM TOOL. Para verificar a percepção de utilidade da EDUCOM.ML por professores, foi elaborada uma avaliação e os resultados obtidos juntos aos participantes sugerem que a EDUCOM.ML pode contribuir no processo de elaboração de conteúdo educacional para aplicações educacionais móveis.The emerging scenario of the use of computational environments to support the teaching and learning process has presented challenges to application developers and educational content producers. In this context, the evolution of mobile computing contributed to the emergence of the teaching and learning modality called mobile learning (m-learning). Mobile learning makes use of mobile technology and mobile devices as a means of disseminating content to the learner. However, the generation of educational content for mobile devices requires special attention to issues such as: (i) inherent restrictions of mobile devices, such as the reduced screen; (ii) and the complexity of developing mobile applications for the variety of existing platforms. This research work proposes a modelling approach for mobile educational content, called EDUCOM.ML, which is supported by MDE (Model-Driven Engineering) and IMA-CID (Integrated Modeling Approach - Conceptual, Instructional, Didactic). EDUCOM.ML proposes a modelling approach that involves the creation of models responsible for structuring educational content, as well as a set of metamodels that structure and model a mobile platform. In addition, two prototypes were developed, the first is the web tool Educom Tool that allows the development of educational content from a knowledge domain, while the second is the mobile educational application EducomApp, which provides the learner with the educational content designed in Educom Tool To verify the perception of the usefulness of EDUCOM.ML by teachers, an evaluation was elaborated and the results obtained together with the participants suggest that EDUCOM.ML can contribute to the process of elaboration of educational content for mobile educational applications.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarbosa, Ellen FrancineCarvalho, Marcus Vinicius Ribeiro de2021-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-19012022-170535/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-01-19T19:16:02Zoai:teses.usp.br:tde-19012022-170535Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-01-19T19:16:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem de modelagem de conteúdo educacional para plataforma de aprendizagem móvel baseada na engenharia dirigida por modelos
An educational content modeling approach for the model-driven engineering- based mobile learning platform
title Uma abordagem de modelagem de conteúdo educacional para plataforma de aprendizagem móvel baseada na engenharia dirigida por modelos
spellingShingle Uma abordagem de modelagem de conteúdo educacional para plataforma de aprendizagem móvel baseada na engenharia dirigida por modelos
Carvalho, Marcus Vinicius Ribeiro de
Aprendizagem móvel e a distância
Computação aplicada a educação
Computing applied to education
Engenharia de software
Engenharia dirigida por modelos
Mobile and distance learning
Model-driven engineering (MDE)
Software engineering
title_short Uma abordagem de modelagem de conteúdo educacional para plataforma de aprendizagem móvel baseada na engenharia dirigida por modelos
title_full Uma abordagem de modelagem de conteúdo educacional para plataforma de aprendizagem móvel baseada na engenharia dirigida por modelos
title_fullStr Uma abordagem de modelagem de conteúdo educacional para plataforma de aprendizagem móvel baseada na engenharia dirigida por modelos
title_full_unstemmed Uma abordagem de modelagem de conteúdo educacional para plataforma de aprendizagem móvel baseada na engenharia dirigida por modelos
title_sort Uma abordagem de modelagem de conteúdo educacional para plataforma de aprendizagem móvel baseada na engenharia dirigida por modelos
author Carvalho, Marcus Vinicius Ribeiro de
author_facet Carvalho, Marcus Vinicius Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Ellen Francine
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marcus Vinicius Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem móvel e a distância
Computação aplicada a educação
Computing applied to education
Engenharia de software
Engenharia dirigida por modelos
Mobile and distance learning
Model-driven engineering (MDE)
Software engineering
topic Aprendizagem móvel e a distância
Computação aplicada a educação
Computing applied to education
Engenharia de software
Engenharia dirigida por modelos
Mobile and distance learning
Model-driven engineering (MDE)
Software engineering
description O cenário emergente do uso de ambientes computacionais para apoiar o processo de ensino e aprendizagem tem apresentado desafios aos profissionais desenvolvedores de aplicações e produtores de conteúdo educacional. Nesse contexto, a evolução da computação móvel contribuiu para o surgimento da modalidade de ensino e aprendizagem denominada de aprendizagem móvel (m-learning). A aprendizagem móvel faz uso da tecnologia móvel e de dispositivos móveis como meio de disseminação de conteúdo ao aprendiz. No entanto, a geração de conteúdo educacional para dispositivos móveis requer atenção especial a questões como: (i) restrições inerentes dos dispositivos móveis, como por exemplo a tela reduzida; (ii) e a complexidade de desenvolver aplicações móveis para a variedade de plataformas existentes. O presente trabalho de pesquisa propõe uma abordagem de modelagem para conteúdo educacional móvel, denominada EDUCOM.ML, que é apoiada pela MDE (Model-Driven Engineering) e a IMA-CID (Integrated Modeling Approach - Conceptual, Instructional, Didactic). EDUCOM.ML propõe uma abordagem de modelagem que envolve a criação de modelos responsáveis pela estruturação do conteúdo educacional, bem como por um conjunto de metamodelos que estruturam e modelam uma plataforma móvel. Além disso, dois protótipos foram desenvolvidos, o primeiro é a ferramenta web EDUCOM TOOL, que permite a elaboração de conteúdo educacional de um domínio do conhecimento, enquanto que o segundo é a aplicação educacional móvel EDUCOMAPP, que disponibiliza ao aprendiz o conteúdo educacional projetado na EDUCOM TOOL. Para verificar a percepção de utilidade da EDUCOM.ML por professores, foi elaborada uma avaliação e os resultados obtidos juntos aos participantes sugerem que a EDUCOM.ML pode contribuir no processo de elaboração de conteúdo educacional para aplicações educacionais móveis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-19012022-170535/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-19012022-170535/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090850321334272