Competitividade e investimento tecnológico em redes interorganizacionais: metodologia de avaliação no setor citrícola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Fabio Alves
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18145/tde-10022017-151217/
Resumo: Na literatura sobre redes empresariais é notada a importância de dois temas interligados: competitividade e gestão tecnológica. Atualmente, a competitividade interfirmas é dependente dos investimentos em tecnologias organizacionais realizados por empresas individuais que, por sua vez, estão baseados, primariamente, nos referenciais de comportamento da demanda. Em relação ao ambiente interno das empresas que compõem uma rede, os fatores de competitividade (que dependem dos referenciais de demanda) são usados como base para se determinar as \"melhores práticas\" e tecnologias organizacionais que podem otimizar o desempenho individual das empresas e, conseqüentemente, melhoram a competitividade interorganizacional. O estudo consiste na seguinte questão: em uma rede, em quais tecnologias as empresas devem investir para obterem um real aumento de competitividade sistêmica? Para isso, o presente trabalho propôs uma metodologia qualitativa e quantitativa para melhorar a competitividade de rede através de investimentos tecnológicos adequados. Normalmente, uma competitividade melhorada pode ser constatada através do aumento nas vendas de produtos, proporcionando, conseqüentemente, uma maior participação de mercado. Como sistemática de validação, o estudo de caso desenvolvido em uma rede interfirmas do setor citrícola serviu como laboratório da metodologia proposta, denominada de \"Metodologia de Análise Competitiva e Tecnológica\" (MACT). O principal resultado da aplicação da MACT é uma prescrição de tecnologias organizacionais para aumentar o desempenho de empresas individuais, bem como a competitividade de toda a rede. Portanto, esse trabalho contribui com a gestão de redes interfirmas através da determinação de investimentos em tecnologias que melhorem processos de negócio em uma perspectiva individual e coletiva.
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