Herdabilidade do peso na desmama de bezerros zebus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kalil, Elias Bechara
Data de Publicação: 1972
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-144708/
Resumo: Procurou-se, no presente trabalho, determinar os coeficientes de herdabilidade do peso na desmama de bezerros zebus das raças Nelore (300 animais), Guzerá (222 animais) e Gir (171 animais), criados na Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho, pertencente ao Instituto de Zootecnia de São Paulo. A estrutura dos dados correspondeu ao esquema fatorial incompleto de acasalamento, segundo COCKERHAM6. Os pesos foram inicialmente padronizados para 210 dias e a seguir ajustados para “estação” de nascimento, sexo e ordem de parição das vacas, pelo método dos quadrados mínimos, para as três raças, separadamente. Com o propósito de avaliar a importância da variação não-aditiva devida à dominância, os dados foram analisados por dois métodos: 1 - De acordo com o modelo fatoral dado por HARVEY15, onde as somas de quadrados são obtidas da forma usual e cujo esquema é: (Descrito na Tese) Onde: P = número de touros q = número de vacas r = número de subclasses preenchidas n.. = número total de dados. 2 – De acordo com o modelo de blocos incompletos conforme BARBIN1 e cujo esquema corresponde a (Descrito na Tese). Em linhas gerais concluiu-se que: a) As percentagens da variância total, atribuídas à ação aditiva dos genes (herdabilidade), à dominância e ao efeito materno sobre o peso na desmama, foram iguais a 8,7; 14,7 e 26,8% para o rebanho Guzerá e 16,4; zero e 38,8% para o rebanho Nelore, pela ordem. b) Para o gado Gir, os resultados foram considerados inconsistentes devido à componente de variância, negativa e alta, obtida para a parte não-aditiva. e) O esquema fatorial de análise é mais geral, pois conduz a estimativas não-tendenciosas das componentes de variância e permite avaliar a magnitude dos efeitos da dominância e da influência materna.
id USP_eaac50bee6b3b894702f4f3647c78499
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20240301-144708
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Herdabilidade do peso na desmama de bezerros zebusBEZERRO ZEBUDESMAMA ANIMALHERDABILIDADEPESOProcurou-se, no presente trabalho, determinar os coeficientes de herdabilidade do peso na desmama de bezerros zebus das raças Nelore (300 animais), Guzerá (222 animais) e Gir (171 animais), criados na Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho, pertencente ao Instituto de Zootecnia de São Paulo. A estrutura dos dados correspondeu ao esquema fatorial incompleto de acasalamento, segundo COCKERHAM6. Os pesos foram inicialmente padronizados para 210 dias e a seguir ajustados para “estação” de nascimento, sexo e ordem de parição das vacas, pelo método dos quadrados mínimos, para as três raças, separadamente. Com o propósito de avaliar a importância da variação não-aditiva devida à dominância, os dados foram analisados por dois métodos: 1 - De acordo com o modelo fatoral dado por HARVEY15, onde as somas de quadrados são obtidas da forma usual e cujo esquema é: (Descrito na Tese) Onde: P = número de touros q = número de vacas r = número de subclasses preenchidas n.. = número total de dados. 2 – De acordo com o modelo de blocos incompletos conforme BARBIN1 e cujo esquema corresponde a (Descrito na Tese). Em linhas gerais concluiu-se que: a) As percentagens da variância total, atribuídas à ação aditiva dos genes (herdabilidade), à dominância e ao efeito materno sobre o peso na desmama, foram iguais a 8,7; 14,7 e 26,8% para o rebanho Guzerá e 16,4; zero e 38,8% para o rebanho Nelore, pela ordem. b) Para o gado Gir, os resultados foram considerados inconsistentes devido à componente de variância, negativa e alta, obtida para a parte não-aditiva. e) O esquema fatorial de análise é mais geral, pois conduz a estimativas não-tendenciosas das componentes de variância e permite avaliar a magnitude dos efeitos da dominância e da influência materna.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGomes, Frederico PimentelKalil, Elias Bechara1972-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-144708/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-17T14:44:27Zoai:teses.usp.br:tde-20240301-144708Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-17T14:44:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Herdabilidade do peso na desmama de bezerros zebus
title Herdabilidade do peso na desmama de bezerros zebus
spellingShingle Herdabilidade do peso na desmama de bezerros zebus
Kalil, Elias Bechara
BEZERRO ZEBU
DESMAMA ANIMAL
HERDABILIDADE
PESO
title_short Herdabilidade do peso na desmama de bezerros zebus
title_full Herdabilidade do peso na desmama de bezerros zebus
title_fullStr Herdabilidade do peso na desmama de bezerros zebus
title_full_unstemmed Herdabilidade do peso na desmama de bezerros zebus
title_sort Herdabilidade do peso na desmama de bezerros zebus
author Kalil, Elias Bechara
author_facet Kalil, Elias Bechara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Frederico Pimentel
dc.contributor.author.fl_str_mv Kalil, Elias Bechara
dc.subject.por.fl_str_mv BEZERRO ZEBU
DESMAMA ANIMAL
HERDABILIDADE
PESO
topic BEZERRO ZEBU
DESMAMA ANIMAL
HERDABILIDADE
PESO
description Procurou-se, no presente trabalho, determinar os coeficientes de herdabilidade do peso na desmama de bezerros zebus das raças Nelore (300 animais), Guzerá (222 animais) e Gir (171 animais), criados na Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho, pertencente ao Instituto de Zootecnia de São Paulo. A estrutura dos dados correspondeu ao esquema fatorial incompleto de acasalamento, segundo COCKERHAM6. Os pesos foram inicialmente padronizados para 210 dias e a seguir ajustados para “estação” de nascimento, sexo e ordem de parição das vacas, pelo método dos quadrados mínimos, para as três raças, separadamente. Com o propósito de avaliar a importância da variação não-aditiva devida à dominância, os dados foram analisados por dois métodos: 1 - De acordo com o modelo fatoral dado por HARVEY15, onde as somas de quadrados são obtidas da forma usual e cujo esquema é: (Descrito na Tese) Onde: P = número de touros q = número de vacas r = número de subclasses preenchidas n.. = número total de dados. 2 – De acordo com o modelo de blocos incompletos conforme BARBIN1 e cujo esquema corresponde a (Descrito na Tese). Em linhas gerais concluiu-se que: a) As percentagens da variância total, atribuídas à ação aditiva dos genes (herdabilidade), à dominância e ao efeito materno sobre o peso na desmama, foram iguais a 8,7; 14,7 e 26,8% para o rebanho Guzerá e 16,4; zero e 38,8% para o rebanho Nelore, pela ordem. b) Para o gado Gir, os resultados foram considerados inconsistentes devido à componente de variância, negativa e alta, obtida para a parte não-aditiva. e) O esquema fatorial de análise é mais geral, pois conduz a estimativas não-tendenciosas das componentes de variância e permite avaliar a magnitude dos efeitos da dominância e da influência materna.
publishDate 1972
dc.date.none.fl_str_mv 1972-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-144708/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-144708/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256562521866240