Priorização de ideias inovadoras em projetos no agronegócio por meio de modelo de apoio à decisão multicritério: estudo de caso Startup in School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Paulo Henrique Bertucci
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74134/tde-02102017-141304/
Resumo: O agronegócio tem um papel importante na balança comercial brasileira. O PIB-Agro representa aproximadamente 25% do PIB total brasileiro. Para manter esse posicionamento na economia, o agronegócio necessita constantemente de inovação de produto, serviço, processo ou organizacional. Geralmente a decisão sobre o que e quando inovar é fator determinante para o sucesso e implementação de uma novidade no mercado. Durante o processo de priorização, o agente decisor sofre inúmeras influências, o que dificulta a decisão final. Diversos métodos foram desenvolvidos para auxiliar no processo decisório. O PROMETHEE (Preference Ranking Organization Method Enrichment Evaluation) é um dos principais métodos para apoio à decisão, pois ele privilegia o desempenho médio geral dos variados critérios e não exclui o sinergismo entre eles. O objetivo geral deste trabalho foi testar a aderência da metodologia PROMETHEE na priorização de ideias inovadoras no agronegócio. O espaço amostral do trabalho foi o programa de iniciação ao empreendedorismo tecnológico \"Startup in School\" - Edição Google, que ocorreu nas escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza. A escola escolhida na etapa local foi a ETEC Benedito Storani, uma importante escola técnica agrícola do estado de São Paulo. Na seleção foram apresentadas oito ideias inovadoras para solucionar problemas do agronegócio. Como resultado, o método PROMETHEE criou um ordenamento total com a posição das oito ideias inovadoras. O método apresentou o mesmo ordenamento total em todos os cenários testados, o que demonstra sua forte estabilidade.
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