Forma na obra pianística de Johannes Brahms: variações sobre um tema de Haendel. 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarro, Luis Felipe Giampaulo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-20012015-145518/
Resumo: Enquanto Schoenberg considerou Brahms um \"progressista\", parte de seus contemporâneos - por exemplo, Wagner - o classificava como conservador. A razão para tal rótulo era o apreço que Brahms tinha pelas formas clássicas e barrocas. Diferente dos outros românticos, estatisticamente o allegro de sonata é o procedimento composicional mais recorrente em todos os movimentos de sua obra. Além disso, chegou a dominar com maestria a arte de escrever fugas, cânones e outros gêneros barrocos, incorporando-os na sua linguagem musical com naturalidade. Este trabalho vem apresentar como a obra pianística de Brahms se situa perante seus contemporâneos - mais especificamente com relação à forma - e quais as motivações pessoais e sociais que o fizeram adotar essa postura estética. Um breve resumo de suas obras é apresentado seguido de uma análise das Variações sobre um tema de Haendel para demonstrar como sua obra dialoga com o arcaico e o moderno, sendo ao mesmo tempo antiga, clássica e romântica.
id USP_eae5498e42b85f9efa27f72a7fd9c0d5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20012015-145518
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Forma na obra pianística de Johannes Brahms: variações sobre um tema de Haendel. 2014Form in Johannes Brahms\'s piano works: Variations on a theme by Haendel.-Composição MusicalFormaInterpretaçãoPianoRomantismoEnquanto Schoenberg considerou Brahms um \"progressista\", parte de seus contemporâneos - por exemplo, Wagner - o classificava como conservador. A razão para tal rótulo era o apreço que Brahms tinha pelas formas clássicas e barrocas. Diferente dos outros românticos, estatisticamente o allegro de sonata é o procedimento composicional mais recorrente em todos os movimentos de sua obra. Além disso, chegou a dominar com maestria a arte de escrever fugas, cânones e outros gêneros barrocos, incorporando-os na sua linguagem musical com naturalidade. Este trabalho vem apresentar como a obra pianística de Brahms se situa perante seus contemporâneos - mais especificamente com relação à forma - e quais as motivações pessoais e sociais que o fizeram adotar essa postura estética. Um breve resumo de suas obras é apresentado seguido de uma análise das Variações sobre um tema de Haendel para demonstrar como sua obra dialoga com o arcaico e o moderno, sendo ao mesmo tempo antiga, clássica e romântica.Schoenberg once said Brahms was a \"progressive\", while his contemporaries - Wagner, for instance - would classify him as a conservative. The main reason for that was that Brahms enjoyed classic and baroque forms. Apart from the other romantic composers, allegro de sonata is statistically the most recurring compositional procedure in all movements of his output. Besides, he conquered how to write fugues, canons and other baroque genres, inserting them naturally in his musical language. This thesis presents how Brahms\'s piano works relate with those of his contemporaries - more specifically regarding form - and what was his personal and social motivation to adopt this aesthetical position. A brief about his works will be presented followed by an analysis of Variations on a theme by Haendel, in order to demonstrate how his output makes a dialogue with the old and modern, being at the same time antique, classic and romanticBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZani Netto, AmilcarSarro, Luis Felipe Giampaulo2014-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-20012015-145518/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-20012015-145518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Forma na obra pianística de Johannes Brahms: variações sobre um tema de Haendel. 2014
Form in Johannes Brahms\'s piano works: Variations on a theme by Haendel.
title Forma na obra pianística de Johannes Brahms: variações sobre um tema de Haendel. 2014
spellingShingle Forma na obra pianística de Johannes Brahms: variações sobre um tema de Haendel. 2014
Sarro, Luis Felipe Giampaulo
-
Composição Musical
Forma
Interpretação
Piano
Romantismo
title_short Forma na obra pianística de Johannes Brahms: variações sobre um tema de Haendel. 2014
title_full Forma na obra pianística de Johannes Brahms: variações sobre um tema de Haendel. 2014
title_fullStr Forma na obra pianística de Johannes Brahms: variações sobre um tema de Haendel. 2014
title_full_unstemmed Forma na obra pianística de Johannes Brahms: variações sobre um tema de Haendel. 2014
title_sort Forma na obra pianística de Johannes Brahms: variações sobre um tema de Haendel. 2014
author Sarro, Luis Felipe Giampaulo
author_facet Sarro, Luis Felipe Giampaulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zani Netto, Amilcar
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarro, Luis Felipe Giampaulo
dc.subject.por.fl_str_mv -
Composição Musical
Forma
Interpretação
Piano
Romantismo
topic -
Composição Musical
Forma
Interpretação
Piano
Romantismo
description Enquanto Schoenberg considerou Brahms um \"progressista\", parte de seus contemporâneos - por exemplo, Wagner - o classificava como conservador. A razão para tal rótulo era o apreço que Brahms tinha pelas formas clássicas e barrocas. Diferente dos outros românticos, estatisticamente o allegro de sonata é o procedimento composicional mais recorrente em todos os movimentos de sua obra. Além disso, chegou a dominar com maestria a arte de escrever fugas, cânones e outros gêneros barrocos, incorporando-os na sua linguagem musical com naturalidade. Este trabalho vem apresentar como a obra pianística de Brahms se situa perante seus contemporâneos - mais especificamente com relação à forma - e quais as motivações pessoais e sociais que o fizeram adotar essa postura estética. Um breve resumo de suas obras é apresentado seguido de uma análise das Variações sobre um tema de Haendel para demonstrar como sua obra dialoga com o arcaico e o moderno, sendo ao mesmo tempo antiga, clássica e romântica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-20012015-145518/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-20012015-145518/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090879676219392