Anteprojeto para aeronaves monomotoras : proposta de metodologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-02082024-111122/ |
Resumo: | As aeronaves monomotoras terrestres, subsônicas de hélice tratora, possuem características aerodinâmicas e estruturais muito semelhantes quando comparadas entre si. Atualmente, ganhos relativos ao refinamento dos cálculos para o pré- projeto de aeronaves, feitos individualmente para cada caso, são conseguidos através do estudo, da comparação e de trabalhos específicos desenvolvidos para cada parte em que se subdividem as aeronaves. Procura-se elucidar quais os pontos mais críticos para cálculo e quanto significativas serão as mudanças que se façam necessárias para que os requisitos do projeto sejam atendidos, uma vez que toda aeronave possui uma característica a ser evidenciada. Abordam-se aspectos dinâmicos e aerodinâmicos relativos às características de subida, descida, pouso, decolagem, peso e velocidade, bem como o dimensionamento geométrico dos principais componentes. Finalmente, um fluxograma acopla todos os dados, obtendo-se um conjunto que permite o anteprojeto de aeronaves segundo uma metodologia atualizada. |
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Anteprojeto para aeronaves monomotoras : proposta de metodologiaThe methodology and design of single engine propeller driven aircraft..As aeronaves monomotoras terrestres, subsônicas de hélice tratora, possuem características aerodinâmicas e estruturais muito semelhantes quando comparadas entre si. Atualmente, ganhos relativos ao refinamento dos cálculos para o pré- projeto de aeronaves, feitos individualmente para cada caso, são conseguidos através do estudo, da comparação e de trabalhos específicos desenvolvidos para cada parte em que se subdividem as aeronaves. Procura-se elucidar quais os pontos mais críticos para cálculo e quanto significativas serão as mudanças que se façam necessárias para que os requisitos do projeto sejam atendidos, uma vez que toda aeronave possui uma característica a ser evidenciada. Abordam-se aspectos dinâmicos e aerodinâmicos relativos às características de subida, descida, pouso, decolagem, peso e velocidade, bem como o dimensionamento geométrico dos principais componentes. Finalmente, um fluxograma acopla todos os dados, obtendo-se um conjunto que permite o anteprojeto de aeronaves segundo uma metodologia atualizada.Subsonic single tractor engme propeller driven aircraft have similar aerodynamic and structural caracteristics when compared among each other. Nowadays, research on airplane design has been increased by the comparison between projects and specífic work developed on the main components of airplanes. The critical variables for ca1culatíons and the significance of changes required are put in evidence in order to set them with the requirements of the airplane. Many dynamic and aerodynamic aspects related to the caracteristics of climb, approach, landing, take-off, weight, speed and geometric designare shown. Finally, a schedule set ali the data in order to acheive the design of airplanes following an updated methodology.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMaunsell, Michael GeorgeConejan, Luiz Eduardo Pereira1996-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-02082024-111122/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-02T15:25:03Zoai:teses.usp.br:tde-02082024-111122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-02T15:25:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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