O contemporâneo hiperconectado: realidade aumentada e seus usos nas redes sociais e nos videogames

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Mariane Beline
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-05032021-120846/
Resumo: A pesquisa centra-se nos questionamentos a respeito da sociedade contemporânea a partir da intensificação da tecnologia no cotidiano. O foco é voltado à realidade aumentada, com sua potencialidade de interação e embaçamento do/entre mundo real e da virtualidade. Construindo um panorama bibliográfico acerca do contemporâneo hiperconectado, aborda temas como a aldeia global, a teoria ator-rede, o movimento onlife, a quarta revolução tecnológica, a big tech, as literacias de mídia e informação, transhumanismo e o mirrorworld. Além disso, discorre a respeito de uma aceleração do tempo e em como se altera a percepção visual dos indivíduos em uma sociedade estruturada no capitalismo 24/7. Dentre os sistemas tecnológicos compreendidos nessa estrutura, atentaremos a duas: as redes sociais e os videogames. O campo da indústria dos videogames é abordado com dados sobre a área e com uma análise crítica sobre o jogo Pokémon GO, mapeando em como os videogames e as redes sociais têm um papel importante na disseminação e acessibilidade da realidade aumentada a partir dos dispositivos móveis. O interesse nesse enfoque é compreender a percepção visual e em como vivenciam e acessam as literacias, de que forma essas novas semânticas e novas lógicas estabelecem uma reflexão dessa ordem social organizada a partir das interfaces e das superfícies de mediação.
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