A expressividade de prefixos e sufixos: uma proposta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jussara Brito de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-08022017-110719/
Resumo: Esta pesquisa objetiva verificar de que maneira os processos de derivação prefixal e sufixal são abordados por materiais didáticos utilizados atualmente no Ensino Funda-mental II e propor atividades que desenvolvem a competência lexical e a competência comunicativa do aluno aprendiz. Primeiramente, analisamos e descrevemos como os processos de formação de palavras são abordados em três materiais didáticos - Por-tuguês: linguagens, 6º ao 9º ano; Projeto Teláris: português: ensino fundamental, 6º ao 9º ano; Para viver juntos: português, 6º ao 9º ano -, obras sugeridas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016, destinadas ao Ensino Fundamental II. Além disso, questionamos tanto as razões desse conteúdo estar presente majoritariamente no 9º ano, quanto o porquê de não explorarem satisfatoriamente a expressividade das criações lexicais. Percebemos que para se trabalhar com expressividade e com as-pectos semânticos, é necessário repensar as aulas de Língua Portuguesa, principal-mente no que diz respeito ao Ensino do Léxico, uma vez que esse estudo ainda parece estar marginalizado na sala de aula. A fim de mostrar ao professor a importância das discussões sobre processos de formação de palavras, em especial da prefixação e da sufixação, propusemos algumas atividades, por meio da análise de poemas de Ma-noel de Barros, que mostram que os elementos presentes na construção de unidades lexicais vão além das meras descrições normativas encontradas em livros didáticos e em gramáticas. O estudo dos afixos em neologismos presentes na poesia permite que se notem as questões de expressividade na formação de novas palavras. Na busca para se comprovar a importância desse aspecto dos estudos do Léxico, elaboramos e aplicamos exercícios para turmas do 6º ano, visto que consideramos indispensável abordar essa temática logo na série inicial do Ensino Fundamental II. O objetivo das atividades foi o de estimular a reflexão a respeito da importância e do significado das palavras formadas por prefixação e sufixação. Para tanto, voltamos nosso olhar para as construções inesperadas presentes na poética de Manoel de Barros, poeta que une prefixos e sufixos a bases de forma inesperada. Os alunos foram convidados a analisar o sentido desses prefixos e desses sufixos, bem como o significado da nova palavra para que pudessem constatar a questão da expressividade e perceber que as criações lexicais surgem tanto por necessidade quanto por questões estilísticas. Dessa forma, levando a poesia para a sala de aula, pretendemos mostrar aos alunos a importância de se compreender como as palavras são formadas e quais os signifi-cados das criações lexicais poéticas no contexto em que se inserem.
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spelling A expressividade de prefixos e sufixos: uma proposta didáticaThe expressiveness of prefixes and suffixes: a didactic proposalEnsino do léxicoExpressividadeExpressivityLexicon of educationManoel de BarrosManoel de BarrosPrefixaçãoPrefixingSuffixingSufixaçãoEsta pesquisa objetiva verificar de que maneira os processos de derivação prefixal e sufixal são abordados por materiais didáticos utilizados atualmente no Ensino Funda-mental II e propor atividades que desenvolvem a competência lexical e a competência comunicativa do aluno aprendiz. Primeiramente, analisamos e descrevemos como os processos de formação de palavras são abordados em três materiais didáticos - Por-tuguês: linguagens, 6º ao 9º ano; Projeto Teláris: português: ensino fundamental, 6º ao 9º ano; Para viver juntos: português, 6º ao 9º ano -, obras sugeridas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016, destinadas ao Ensino Fundamental II. Além disso, questionamos tanto as razões desse conteúdo estar presente majoritariamente no 9º ano, quanto o porquê de não explorarem satisfatoriamente a expressividade das criações lexicais. Percebemos que para se trabalhar com expressividade e com as-pectos semânticos, é necessário repensar as aulas de Língua Portuguesa, principal-mente no que diz respeito ao Ensino do Léxico, uma vez que esse estudo ainda parece estar marginalizado na sala de aula. A fim de mostrar ao professor a importância das discussões sobre processos de formação de palavras, em especial da prefixação e da sufixação, propusemos algumas atividades, por meio da análise de poemas de Ma-noel de Barros, que mostram que os elementos presentes na construção de unidades lexicais vão além das meras descrições normativas encontradas em livros didáticos e em gramáticas. O estudo dos afixos em neologismos presentes na poesia permite que se notem as questões de expressividade na formação de novas palavras. Na busca para se comprovar a importância desse aspecto dos estudos do Léxico, elaboramos e aplicamos exercícios para turmas do 6º ano, visto que consideramos indispensável abordar essa temática logo na série inicial do Ensino Fundamental II. O objetivo das atividades foi o de estimular a reflexão a respeito da importância e do significado das palavras formadas por prefixação e sufixação. Para tanto, voltamos nosso olhar para as construções inesperadas presentes na poética de Manoel de Barros, poeta que une prefixos e sufixos a bases de forma inesperada. Os alunos foram convidados a analisar o sentido desses prefixos e desses sufixos, bem como o significado da nova palavra para que pudessem constatar a questão da expressividade e perceber que as criações lexicais surgem tanto por necessidade quanto por questões estilísticas. Dessa forma, levando a poesia para a sala de aula, pretendemos mostrar aos alunos a importância de se compreender como as palavras são formadas e quais os signifi-cados das criações lexicais poéticas no contexto em que se inserem.This research aims to verify how the prefixal and suffixal derivation processes are addressed by teaching materials currently used in junior high school and propose activities that develop lexical competence and communicative competence of the student. First, we analyze and describe how the word formation processes are addressed in three teaching materials - Portuguese: languages, 6th to 9th grade; Teláris project: Portuguese: high school, 6th to 9th grade; To live together: Portuguese, 6th to 9th grade - works suggested by the National Textbook Program (PNLD) in 2016, aimed at junior high school. Moreover, we question both the reasons why this content is present mainly in the 9th grade, and why not explore satisfactorily the expressiveness of lexical creations. We realize that to work with expressiveness and semantic aspects, it is necessary to rethink the Portuguese classes, especially with regard to the Lexicon of Education, since this study still seems to be marginalized in the classroom. In order to show the teacher the importance of discussions on formation processes of words, especially prefixing and suffixing, we proposed some activities through the analysis of Manoel de Barros poems, which show that the elements present in the construction of lexical units go beyond mere normative descriptions found in textbooks and grammars. The study of affixes in neologisms present in poetry allows one to notice the expression issues in the formation of new words. In the quest to prove the importance of this aspect of the Lexicon studies, we elaborated and applied exercises for classes of 6th year, as we consider necessary to address this issue at an early grade of high school. The aim of the activities was to encourage reflection about the importance and meaning of words formed by prefixing and suffixing. For that, we turn our gaze to the unexpected constructions in the poetics of Manoel de Barros, a poet who joins prefixes and suffixes to bases unexpectedly. The students were asked to analyze the meaning of these prefixes and suffixes, as well as the meaning of the new word so they could find the question of expressiveness and realize that the lexical creations arise both by necessity and stylistic issues. Thus, taking poetry to the classroom, we aim to show students the importance of understanding how words are formed and the meanings of lexical poetic creations in the context in which they operate.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCaretta, Elis de Almeida CardosoSouza, Jussara Brito de2016-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-08022017-110719/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-08T11:19:02Zoai:teses.usp.br:tde-08022017-110719Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-08T11:19:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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