Hélio Oiticica: o mapa do programa ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dwek, Zizette Lagnado
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-20092024-144625/
Resumo: O presente estudo se baseou nos manuscritos até então inéditos de Hélio Oiticica (Rio de Janeiro, 1937-1980), procurando evidenciar o método que rege sua escrita teórico-prática, \"sem a preocupação em criar algo que evolua numa linha daqui para ali\". Para conhecer o mapa do Programa ambiental , implantado pelo artista a partir de 1959, entra-se por qualquer passagem; cada uma de suas proposições, tomada aleatoriamente, é capaz de ativar toda a malha conceitual. Partindo da experiência da cor, Oiticica inclui o tempo na gênese da obra, rompe com o retângulo do quadro e dá \"adeus ao esteticismo\". Instaura suas Ordens para o Ambiental investindo na participação coletiva: o Núcleo, o Penetrável , o Bólide, o Parangolé e a Manifestação ambiental. Integrante do Neoconcretismo , formula , com Tropicália e o Esquema Geral da Nova Objetividade (1967), outras bases para uma arte brasileira de vanguarda. Em 1969, realiza seu plano Éden, \"campus experimental\" com a finalidade de alterar formas condicionadas de comportamento. Entre 1970 e 1978, Oiticica fixa residência em Nova York. Sua atividade passa a ser \"subterrânia\", saída drástica da instituição (museus e mercado). A investigação do problema da imagem o leva a desenvolver linguagens não-narrativas e a cunhar o termo Quase-cinema. Dedica-se à conceituação de Newyorkaises, livro-conglomerado que reúne seus novos projetos. Em \"Bodywise\", está delineada a sua concepção de corpo, estabelecendo linhas transversais com Lygia Clark, Yoko Ono, Andy Warhol e Vito Acconci, entre outros. A COSMOCOCA - programa in progress articula \"Bodywise\" com \"Mundo-abrigo\", outro capítulo de Newyorkaises. A saída de Oiticica para o espaço ambiental o coloca em sintonia com outros artistas de seu tempo, como por exemplo Robert Smithson e Gordon Matta-Clark. De volta ao Rio, Oiticica se propõe a \"tomar posse\" do espaço público. Integra esta tese um \"Glossário do Programa ambiental\" , com os verbetes essenciais para a compreensão das invenções de Oiticica
id USP_eb6a81b8a571027ab0fa9c42d55e0771
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20092024-144625
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Hélio Oiticica: o mapa do programa ambientalHélio Oiticica : la carte du programme environnementalAmbientalCorpoCorpsEnvironnementEstéticaEsthétiqueExperimentalExperimentalRepresentaçãoReprésentationO presente estudo se baseou nos manuscritos até então inéditos de Hélio Oiticica (Rio de Janeiro, 1937-1980), procurando evidenciar o método que rege sua escrita teórico-prática, \"sem a preocupação em criar algo que evolua numa linha daqui para ali\". Para conhecer o mapa do Programa ambiental , implantado pelo artista a partir de 1959, entra-se por qualquer passagem; cada uma de suas proposições, tomada aleatoriamente, é capaz de ativar toda a malha conceitual. Partindo da experiência da cor, Oiticica inclui o tempo na gênese da obra, rompe com o retângulo do quadro e dá \"adeus ao esteticismo\". Instaura suas Ordens para o Ambiental investindo na participação coletiva: o Núcleo, o Penetrável , o Bólide, o Parangolé e a Manifestação ambiental. Integrante do Neoconcretismo , formula , com Tropicália e o Esquema Geral da Nova Objetividade (1967), outras bases para uma arte brasileira de vanguarda. Em 1969, realiza seu plano Éden, \"campus experimental\" com a finalidade de alterar formas condicionadas de comportamento. Entre 1970 e 1978, Oiticica fixa residência em Nova York. Sua atividade passa a ser \"subterrânia\", saída drástica da instituição (museus e mercado). A investigação do problema da imagem o leva a desenvolver linguagens não-narrativas e a cunhar o termo Quase-cinema. Dedica-se à conceituação de Newyorkaises, livro-conglomerado que reúne seus novos projetos. Em \"Bodywise\", está delineada a sua concepção de corpo, estabelecendo linhas transversais com Lygia Clark, Yoko Ono, Andy Warhol e Vito Acconci, entre outros. A COSMOCOCA - programa in progress articula \"Bodywise\" com \"Mundo-abrigo\", outro capítulo de Newyorkaises. A saída de Oiticica para o espaço ambiental o coloca em sintonia com outros artistas de seu tempo, como por exemplo Robert Smithson e Gordon Matta-Clark. De volta ao Rio, Oiticica se propõe a \"tomar posse\" do espaço público. Integra esta tese um \"Glossário do Programa ambiental\" , com os verbetes essenciais para a compreensão das invenções de OiticicaCette étude, fondée sur les manuscrits jusqu\'alors inédits de Hélio Oiticica (Rio de Janeiro, 1937-1980), se propose de mettre en évidence la méthode qui sous-tend une écriture théorico-pratique, \"sans le souci de créer quelque chose qui évolue en une ligne d\'ici jusque là-bas\", comme dirait l\'artiste. Pour connaître la carte du Programme de l\'environnement, fondé em 1959, il suffit d\'y pénétrer par n\'importe quel biais; chacune de ses propositions, choisie au hasard, est capable de mettre en branle le réseau conceptuel. Oiticica inclu le temps dans la génèse de l\'œuvre, en tirant son origine de l\'expérience de la couleur. Il rompt la forme du rectangle du tableau et fait ses \"adieux à l\'esthéticisme\". Sans cesser d\'exiger une participation du spectateur, il établit des Ordres nouveaux pour l\'espace ambiant: \"Núcleo\" (Noyau), \"Penetrável\" (Pénétrable ), \"Bólide\" (Bolide), \"Parangolé\" et Manifestation ambiente. Ayant passé par le Néoconcrétisme, il formule , avec \"Tropicália\" et le \"Schème Général pour une Nouvelle Objectivité\" (1967), les bases pour un art brésilien d\'avant-garde. En 1969, il réalise son plan appelé \"Éden\", \"campus expérimental\" dont le but est d\'altérer les règles de comportement. Entre 1970 et 1978, Oiticica fixe résidence à New York. Ses activités deviennent \"souterraines\", quittant tout-à- fait l\'institution (muséale et mercadologique ). L\'investigation du probleme de l\'image le conduit à des langages non narratifs et à fonder le terme Quasi-cinéma. Il se dédie à la conception de Newyorkaises, livre-conglomérat qui réunit ses nouveaux projets. En \"Bodywise\", on trouvera les lignes de sa visée sur le corps, ayant pour raies transversales Lygia Clark, Yoko Ono, Andy Warhol et Vito Acconci, parmi d\'autres. \"COSMOCOCA - program in progress\", \"Bodywise\" et \"Monde-abri\" sont des chapitres de Newyorkaises qui s\'articulent entre-eux. L\'investissement d\'Oiticica sur l\'espace ambiant le place en rapport avec d\'autres artistes de son temps, comme Robert Smithson et Gordon Matta-Clark. Revenu à Rio, l\'artiste met en marche son projet de s\'emparer de l\'espace public. Un \"Glossaire du Programme de l\'environnement\" s\'intègre à la thèse, rassemblant les définitions des mots essentiels à la compréhension des inventions d\'OiticicaBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFavaretto, Celso FernandoDwek, Zizette Lagnado2003-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-20092024-144625/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-20T19:20:02Zoai:teses.usp.br:tde-20092024-144625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-20T19:20:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hélio Oiticica: o mapa do programa ambiental
Hélio Oiticica : la carte du programme environnemental
title Hélio Oiticica: o mapa do programa ambiental
spellingShingle Hélio Oiticica: o mapa do programa ambiental
Dwek, Zizette Lagnado
Ambiental
Corpo
Corps
Environnement
Estética
Esthétique
Experimental
Experimental
Representação
Représentation
title_short Hélio Oiticica: o mapa do programa ambiental
title_full Hélio Oiticica: o mapa do programa ambiental
title_fullStr Hélio Oiticica: o mapa do programa ambiental
title_full_unstemmed Hélio Oiticica: o mapa do programa ambiental
title_sort Hélio Oiticica: o mapa do programa ambiental
author Dwek, Zizette Lagnado
author_facet Dwek, Zizette Lagnado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Favaretto, Celso Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Dwek, Zizette Lagnado
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiental
Corpo
Corps
Environnement
Estética
Esthétique
Experimental
Experimental
Representação
Représentation
topic Ambiental
Corpo
Corps
Environnement
Estética
Esthétique
Experimental
Experimental
Representação
Représentation
description O presente estudo se baseou nos manuscritos até então inéditos de Hélio Oiticica (Rio de Janeiro, 1937-1980), procurando evidenciar o método que rege sua escrita teórico-prática, \"sem a preocupação em criar algo que evolua numa linha daqui para ali\". Para conhecer o mapa do Programa ambiental , implantado pelo artista a partir de 1959, entra-se por qualquer passagem; cada uma de suas proposições, tomada aleatoriamente, é capaz de ativar toda a malha conceitual. Partindo da experiência da cor, Oiticica inclui o tempo na gênese da obra, rompe com o retângulo do quadro e dá \"adeus ao esteticismo\". Instaura suas Ordens para o Ambiental investindo na participação coletiva: o Núcleo, o Penetrável , o Bólide, o Parangolé e a Manifestação ambiental. Integrante do Neoconcretismo , formula , com Tropicália e o Esquema Geral da Nova Objetividade (1967), outras bases para uma arte brasileira de vanguarda. Em 1969, realiza seu plano Éden, \"campus experimental\" com a finalidade de alterar formas condicionadas de comportamento. Entre 1970 e 1978, Oiticica fixa residência em Nova York. Sua atividade passa a ser \"subterrânia\", saída drástica da instituição (museus e mercado). A investigação do problema da imagem o leva a desenvolver linguagens não-narrativas e a cunhar o termo Quase-cinema. Dedica-se à conceituação de Newyorkaises, livro-conglomerado que reúne seus novos projetos. Em \"Bodywise\", está delineada a sua concepção de corpo, estabelecendo linhas transversais com Lygia Clark, Yoko Ono, Andy Warhol e Vito Acconci, entre outros. A COSMOCOCA - programa in progress articula \"Bodywise\" com \"Mundo-abrigo\", outro capítulo de Newyorkaises. A saída de Oiticica para o espaço ambiental o coloca em sintonia com outros artistas de seu tempo, como por exemplo Robert Smithson e Gordon Matta-Clark. De volta ao Rio, Oiticica se propõe a \"tomar posse\" do espaço público. Integra esta tese um \"Glossário do Programa ambiental\" , com os verbetes essenciais para a compreensão das invenções de Oiticica
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-20092024-144625/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-20092024-144625/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256522064658432