Hélio Oiticica: o mapa do programa ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-20092024-144625/ |
Resumo: | O presente estudo se baseou nos manuscritos até então inéditos de Hélio Oiticica (Rio de Janeiro, 1937-1980), procurando evidenciar o método que rege sua escrita teórico-prática, \"sem a preocupação em criar algo que evolua numa linha daqui para ali\". Para conhecer o mapa do Programa ambiental , implantado pelo artista a partir de 1959, entra-se por qualquer passagem; cada uma de suas proposições, tomada aleatoriamente, é capaz de ativar toda a malha conceitual. Partindo da experiência da cor, Oiticica inclui o tempo na gênese da obra, rompe com o retângulo do quadro e dá \"adeus ao esteticismo\". Instaura suas Ordens para o Ambiental investindo na participação coletiva: o Núcleo, o Penetrável , o Bólide, o Parangolé e a Manifestação ambiental. Integrante do Neoconcretismo , formula , com Tropicália e o Esquema Geral da Nova Objetividade (1967), outras bases para uma arte brasileira de vanguarda. Em 1969, realiza seu plano Éden, \"campus experimental\" com a finalidade de alterar formas condicionadas de comportamento. Entre 1970 e 1978, Oiticica fixa residência em Nova York. Sua atividade passa a ser \"subterrânia\", saída drástica da instituição (museus e mercado). A investigação do problema da imagem o leva a desenvolver linguagens não-narrativas e a cunhar o termo Quase-cinema. Dedica-se à conceituação de Newyorkaises, livro-conglomerado que reúne seus novos projetos. Em \"Bodywise\", está delineada a sua concepção de corpo, estabelecendo linhas transversais com Lygia Clark, Yoko Ono, Andy Warhol e Vito Acconci, entre outros. A COSMOCOCA - programa in progress articula \"Bodywise\" com \"Mundo-abrigo\", outro capítulo de Newyorkaises. A saída de Oiticica para o espaço ambiental o coloca em sintonia com outros artistas de seu tempo, como por exemplo Robert Smithson e Gordon Matta-Clark. De volta ao Rio, Oiticica se propõe a \"tomar posse\" do espaço público. Integra esta tese um \"Glossário do Programa ambiental\" , com os verbetes essenciais para a compreensão das invenções de Oiticica |
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Hélio Oiticica: o mapa do programa ambientalHélio Oiticica : la carte du programme environnementalAmbientalCorpoCorpsEnvironnementEstéticaEsthétiqueExperimentalExperimentalRepresentaçãoReprésentationO presente estudo se baseou nos manuscritos até então inéditos de Hélio Oiticica (Rio de Janeiro, 1937-1980), procurando evidenciar o método que rege sua escrita teórico-prática, \"sem a preocupação em criar algo que evolua numa linha daqui para ali\". Para conhecer o mapa do Programa ambiental , implantado pelo artista a partir de 1959, entra-se por qualquer passagem; cada uma de suas proposições, tomada aleatoriamente, é capaz de ativar toda a malha conceitual. Partindo da experiência da cor, Oiticica inclui o tempo na gênese da obra, rompe com o retângulo do quadro e dá \"adeus ao esteticismo\". Instaura suas Ordens para o Ambiental investindo na participação coletiva: o Núcleo, o Penetrável , o Bólide, o Parangolé e a Manifestação ambiental. Integrante do Neoconcretismo , formula , com Tropicália e o Esquema Geral da Nova Objetividade (1967), outras bases para uma arte brasileira de vanguarda. Em 1969, realiza seu plano Éden, \"campus experimental\" com a finalidade de alterar formas condicionadas de comportamento. Entre 1970 e 1978, Oiticica fixa residência em Nova York. Sua atividade passa a ser \"subterrânia\", saída drástica da instituição (museus e mercado). A investigação do problema da imagem o leva a desenvolver linguagens não-narrativas e a cunhar o termo Quase-cinema. Dedica-se à conceituação de Newyorkaises, livro-conglomerado que reúne seus novos projetos. Em \"Bodywise\", está delineada a sua concepção de corpo, estabelecendo linhas transversais com Lygia Clark, Yoko Ono, Andy Warhol e Vito Acconci, entre outros. A COSMOCOCA - programa in progress articula \"Bodywise\" com \"Mundo-abrigo\", outro capítulo de Newyorkaises. A saída de Oiticica para o espaço ambiental o coloca em sintonia com outros artistas de seu tempo, como por exemplo Robert Smithson e Gordon Matta-Clark. De volta ao Rio, Oiticica se propõe a \"tomar posse\" do espaço público. Integra esta tese um \"Glossário do Programa ambiental\" , com os verbetes essenciais para a compreensão das invenções de OiticicaCette étude, fondée sur les manuscrits jusqu\'alors inédits de Hélio Oiticica (Rio de Janeiro, 1937-1980), se propose de mettre en évidence la méthode qui sous-tend une écriture théorico-pratique, \"sans le souci de créer quelque chose qui évolue en une ligne d\'ici jusque là-bas\", comme dirait l\'artiste. Pour connaître la carte du Programme de l\'environnement, fondé em 1959, il suffit d\'y pénétrer par n\'importe quel biais; chacune de ses propositions, choisie au hasard, est capable de mettre en branle le réseau conceptuel. Oiticica inclu le temps dans la génèse de l\'œuvre, en tirant son origine de l\'expérience de la couleur. Il rompt la forme du rectangle du tableau et fait ses \"adieux à l\'esthéticisme\". Sans cesser d\'exiger une participation du spectateur, il établit des Ordres nouveaux pour l\'espace ambiant: \"Núcleo\" (Noyau), \"Penetrável\" (Pénétrable ), \"Bólide\" (Bolide), \"Parangolé\" et Manifestation ambiente. Ayant passé par le Néoconcrétisme, il formule , avec \"Tropicália\" et le \"Schème Général pour une Nouvelle Objectivité\" (1967), les bases pour un art brésilien d\'avant-garde. En 1969, il réalise son plan appelé \"Éden\", \"campus expérimental\" dont le but est d\'altérer les règles de comportement. Entre 1970 et 1978, Oiticica fixe résidence à New York. Ses activités deviennent \"souterraines\", quittant tout-à- fait l\'institution (muséale et mercadologique ). L\'investigation du probleme de l\'image le conduit à des langages non narratifs et à fonder le terme Quasi-cinéma. Il se dédie à la conception de Newyorkaises, livre-conglomérat qui réunit ses nouveaux projets. En \"Bodywise\", on trouvera les lignes de sa visée sur le corps, ayant pour raies transversales Lygia Clark, Yoko Ono, Andy Warhol et Vito Acconci, parmi d\'autres. \"COSMOCOCA - program in progress\", \"Bodywise\" et \"Monde-abri\" sont des chapitres de Newyorkaises qui s\'articulent entre-eux. L\'investissement d\'Oiticica sur l\'espace ambiant le place en rapport avec d\'autres artistes de son temps, comme Robert Smithson et Gordon Matta-Clark. Revenu à Rio, l\'artiste met en marche son projet de s\'emparer de l\'espace public. Un \"Glossaire du Programme de l\'environnement\" s\'intègre à la thèse, rassemblant les définitions des mots essentiels à la compréhension des inventions d\'OiticicaBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFavaretto, Celso FernandoDwek, Zizette Lagnado2003-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-20092024-144625/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-20T19:20:02Zoai:teses.usp.br:tde-20092024-144625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-20T19:20:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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