A concepção de anima no Liber de anima seu sextus de naturalibus, de Avicena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Daniel Alonso de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8159/tde-05102022-141251/
Resumo: No presente estudo, visa-se apreender o conceito de anima segundo o Liber de anima seu sextus de naturalibus, versão latina do Kitāb al-Nafs, \"Livro da Alma\", do filósofo persa Ibn Sīnā, latinizado por Avicena, cuja tradução ao latim se deu no séc. XII, na cidade de Toledo (Espanha), sob patrocínio dos monges cluniacenses. Essa obra contém substancialmente a psicologia aristotélica, conjugada com elementos platônicos e da ciência médica de então. Ela serviu de fonte argumentativa aos intelectuais latinófonos a fim de construírem uma psicologia que expressasse em termos filosóficos as concepções cosmovisivas predominantes na civilização medieval cujas bases eram cristãs e cujos pensadores artífices foram Agostinho de Hipona e Gregório de Nissa. Para realizar essa investigação, foram traduzidos excertos do texto, a partir dos quais se poderia abstrair a doctrina de anima de Avicena, mais especificamente os capítulos I, II e III, do Primeiro Livro, e nos capítulos III e VII, do Quinto Livro, dispondo-os em sinopse com o texto latino. Intercalando os trechos e parágrafos, procedemos a comentários interpretativos com o intuito de guiar o leitor na compreensão do conteúdo dos excertos. Antes porém, fizemos uma breve exposição de aspectos históricos e culturais que serviram de pano de fundo para a composição e tradução da obra.
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spelling A concepção de anima no Liber de anima seu sextus de naturalibus, de AvicenaThe concept of anima according to the Liber de anima seu sextus de naturalibus, AvicenaAnáliseAnalysisFilosofiaHistória do pensamentoHistory of ThoughtMedieval psychologyPsicologia medievalScientific translationsTraduções científicasNo presente estudo, visa-se apreender o conceito de anima segundo o Liber de anima seu sextus de naturalibus, versão latina do Kitāb al-Nafs, \"Livro da Alma\", do filósofo persa Ibn Sīnā, latinizado por Avicena, cuja tradução ao latim se deu no séc. XII, na cidade de Toledo (Espanha), sob patrocínio dos monges cluniacenses. Essa obra contém substancialmente a psicologia aristotélica, conjugada com elementos platônicos e da ciência médica de então. Ela serviu de fonte argumentativa aos intelectuais latinófonos a fim de construírem uma psicologia que expressasse em termos filosóficos as concepções cosmovisivas predominantes na civilização medieval cujas bases eram cristãs e cujos pensadores artífices foram Agostinho de Hipona e Gregório de Nissa. Para realizar essa investigação, foram traduzidos excertos do texto, a partir dos quais se poderia abstrair a doctrina de anima de Avicena, mais especificamente os capítulos I, II e III, do Primeiro Livro, e nos capítulos III e VII, do Quinto Livro, dispondo-os em sinopse com o texto latino. Intercalando os trechos e parágrafos, procedemos a comentários interpretativos com o intuito de guiar o leitor na compreensão do conteúdo dos excertos. Antes porém, fizemos uma breve exposição de aspectos históricos e culturais que serviram de pano de fundo para a composição e tradução da obra.In the present study, we aim to comprehend the concept of anima according to the Liber de anima seu sextus de naturalibus, the Latin version of the Kitāb al-Nafs, \"Book of the Soul\", by the Persian philosopher Ibn Sīnā, Latinized as Avicenna, whose translation into Latin took place in the 12th century, in the city of Toledo (Spain), under the patronage of the Cluniac monks. This work substantially contains Aristotelian psychology, combined with Platonic elements and medical science from that time. It served as an argumentative source for Latin-speaking intellectuals to build a psychology that would express in philosophical terms the world view conceptions prevalent in medieval civilization, which had Christian foundations and Augustine of Hippo and Gregory of Nyssa as artful thinkers. To carry out this investigation, excerpts of the text were translated, from which Avicenna\'s doctrina de anima could be abstracted, more specifically chapters I, II and III, of the First Book, and in chapters III and VII, of the Fifth Book, placing them in synopsis with the Latin text. Intercalating the excerpts and paragraphs, we made interpretive comments in order to guide the reader in understanding the content of the excerpts. Before that, however, we made a brief exposition of the historical and cultural aspects that served as a background for the composition and translation of the work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAttie Filho, MiguelAraujo, Daniel Alonso de2022-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8159/tde-05102022-141251/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-05T18:14:43Zoai:teses.usp.br:tde-05102022-141251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-05T18:14:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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