George Newport (1803 - 1854) e os estudos sobre reprodução animal: uma aplicação de história da biologia em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natália Abdalla Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.81.2020.tde-28102020-185832
Resumo: Esta dissertação envolveu pesquisa integrada em duas áreas de conhecimento: história da ciência e em ensino de ciências. A pesquisa em história da ciência teve como objetivo discutir como as investigações do pesquisador Inglês George Newport (1803-1854) com anfíbios se inserem no contexto de investigações sobre reprodução animal que vinham sendo realizadas desde o século XVII. O estudo foi feito com base na análise diacrônica de fontes primárias de Newport e de fontes secundárias que abordaram investigações anteriores e contemporâneas, de modo a auxiliarem na compreensão do contexto científico e filosófico da época. Os resultados da pesquisa histórica foram então objeto de análise com o objetivo de oferecer uma proposta sobre como as pesquisas de Newport podem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos atuais relacionados à reprodução animal, bem como com o desenvolvimento de concepções fundamentadas sobre aspectos de natureza da ciência (NdC). A coordenação entre as duas pesquisas levou à produção de uma sequência didática (SD) para alunos dos anos finais do ensino fundamental construída com abordagem do Ensino por Investigação (EI), que foi submetida a um procedimento de validação. A pesquisa histórica mostrou que George Newport foi um pesquisador bastante reconhecido em sua época por ter ajudado a elucidar questões sobre a reprodução animal investigadas nos últimos dois séculos. Newport corroborou, por meio de seus estudos, as conclusões obtidas anos antes por Jean-Louis Prévost (1790-1850) e Jean-Baptiste Dumas (1800-1884), de que os espermatozoides são a parte do sêmen que fecunda os óvulos e confirmou observações realizadas por pesquisadores contemporâneos de que os espermatozoides penetram no óvulo durante a fecundação. Apesar de não compreender exatamente os mecanismos envolvidos na fecundação e acreditar que esta ocorre pela penetração de vários espermatozoides em um óvulo, Newport propôs que a fecundação envolve tanto processos físicos, quanto químicos, o que não era comum entre os pesquisadores de sua época. Após a análise diacrônica da pesquisa de Newport, foi escolhido trabalhar, na SD, com seus experimentos de filtração do sêmen realizados em 1851 e que, sem que Newport inicialmente soubesse, haviam sido executados em 1785, por Lazzaro Spallanzani (1729-1799), e em 1824, por Prévost e Dumas. Os objetivos da SD são os de favorecer o processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos, como óvulo, espermatozoide, sêmen e fecundação, e de aspectos de NdC, como a tentatividade, a subjetividade e o papel da criatividade na ciência. O episódio histórico investigado constitui uma contribuição original para a história da biologia, contribuindo com a compreensão do desenvolvimento dos estudos sobre reprodução animal, além de fomentar reflexões e discussões sobre como a ciência é feita. Uma aplicação exploratória da SD ofereceu evidências preliminares de seu potencial para o ensino de reprodução. A SD também serviu de exemplo concreto da contribuição que um episódio da história da ciência, a partir de uma abordagem investigativa e contextualizada, pode oferecer a alunos do ensino fundamental, justificando a inclusão de disciplina que aborde a história e filosofia da ciência nos cursos de formação de professores.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis George Newport (1803 - 1854) e os estudos sobre reprodução animal: uma aplicação de história da biologia em sala de aula George Newport (1803 - 1854) and the studies on animal reproduction: an application of history of biology in the classroom. 2020-05-14Maria Elice de Brzezinski PrestesSimone Sendin Moreira GuimarãesBreno Arsioli MouraNatália Abdalla MartinsUniversidade de São PauloEnsino de CiênciasUSPBR Animal reproduction Biology teaching Ensino de biologia George Newport George Newport História da ciência History of science Reprodução animal Sequência didática Teaching-Learning Sequence Esta dissertação envolveu pesquisa integrada em duas áreas de conhecimento: história da ciência e em ensino de ciências. A pesquisa em história da ciência teve como objetivo discutir como as investigações do pesquisador Inglês George Newport (1803-1854) com anfíbios se inserem no contexto de investigações sobre reprodução animal que vinham sendo realizadas desde o século XVII. O estudo foi feito com base na análise diacrônica de fontes primárias de Newport e de fontes secundárias que abordaram investigações anteriores e contemporâneas, de modo a auxiliarem na compreensão do contexto científico e filosófico da época. Os resultados da pesquisa histórica foram então objeto de análise com o objetivo de oferecer uma proposta sobre como as pesquisas de Newport podem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos atuais relacionados à reprodução animal, bem como com o desenvolvimento de concepções fundamentadas sobre aspectos de natureza da ciência (NdC). A coordenação entre as duas pesquisas levou à produção de uma sequência didática (SD) para alunos dos anos finais do ensino fundamental construída com abordagem do Ensino por Investigação (EI), que foi submetida a um procedimento de validação. A pesquisa histórica mostrou que George Newport foi um pesquisador bastante reconhecido em sua época por ter ajudado a elucidar questões sobre a reprodução animal investigadas nos últimos dois séculos. Newport corroborou, por meio de seus estudos, as conclusões obtidas anos antes por Jean-Louis Prévost (1790-1850) e Jean-Baptiste Dumas (1800-1884), de que os espermatozoides são a parte do sêmen que fecunda os óvulos e confirmou observações realizadas por pesquisadores contemporâneos de que os espermatozoides penetram no óvulo durante a fecundação. Apesar de não compreender exatamente os mecanismos envolvidos na fecundação e acreditar que esta ocorre pela penetração de vários espermatozoides em um óvulo, Newport propôs que a fecundação envolve tanto processos físicos, quanto químicos, o que não era comum entre os pesquisadores de sua época. Após a análise diacrônica da pesquisa de Newport, foi escolhido trabalhar, na SD, com seus experimentos de filtração do sêmen realizados em 1851 e que, sem que Newport inicialmente soubesse, haviam sido executados em 1785, por Lazzaro Spallanzani (1729-1799), e em 1824, por Prévost e Dumas. Os objetivos da SD são os de favorecer o processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos, como óvulo, espermatozoide, sêmen e fecundação, e de aspectos de NdC, como a tentatividade, a subjetividade e o papel da criatividade na ciência. O episódio histórico investigado constitui uma contribuição original para a história da biologia, contribuindo com a compreensão do desenvolvimento dos estudos sobre reprodução animal, além de fomentar reflexões e discussões sobre como a ciência é feita. Uma aplicação exploratória da SD ofereceu evidências preliminares de seu potencial para o ensino de reprodução. A SD também serviu de exemplo concreto da contribuição que um episódio da história da ciência, a partir de uma abordagem investigativa e contextualizada, pode oferecer a alunos do ensino fundamental, justificando a inclusão de disciplina que aborde a história e filosofia da ciência nos cursos de formação de professores. This dissertation involved integrated research in two areas of knowledge: history of science and science teaching. The research in history of science aimed to discuss how the investigations of the English researcher George Newport (1803-1854) with amphibians fit into the context of investigations on animal reproduction that had been carried out since the 17th century. The study was based on the diachronic analysis of primary sources of Newport and secondary sources that addressed previous and contemporary investigations, in order to assist in understanding the scientific and philosophical context of the time. The results of the historical research were then analyzed with the aim of offering a proposal on how Newport´s research can contribute to the teaching and learning of current scientific concepts related to animal reproduction, as well as to the development of informed conceptions on nature of science. The coordination between the two surveys led to the production of a teaching-learning sequence for students of the final years of elementary school, based on the inquiry teaching approach, which was subjected to a validation procedure. The historical research has shown that George Newport was a widely recognized researcher in his day for helping to elucidate issues about animal reproduction investigated over the past two centuries. Newport corroborated, through his studies, the conclusions obtained years earlier by Jean-Louis Prévost (1790-1850) and Jean-Baptiste Dumas (1800-1884), that sperm is the part of the semen that fertilizes the eggs and confirmed observations made by contemporary researchers that sperm penetrate the egg during fertilization. Despite not understanding exactly the mechanisms involved in fertilization and believing that it occurs by the penetration of various sperm in an egg, Newport proposed that fertilization involves both physical and chemical processes, which was not common among researchers of his time. After the diachronic analysis of Newport\'s research, it was chosen to work, in in the teaching-learning sequence, with his semen filtration experiments carried out in 1851 and which, without Newport´s initial acknowledgement, had been carried out in 1785, by Lazzaro Spallanzani (1729-1799), and in 1824, by Prévost and Dumas. The objectives of teaching-learning sequence are to favor the process of teaching and learning scientific concepts, such as egg, sperm, semen and fertilization, and aspects of nature of science, such as tentativeness, subjectivity and the role of creativity in science. The investigated historical episode constitutes an original contribution to the history of biology, contributing to the understanding of the development of studies on animal reproduction, in addition to fostering reflections and discussions on how science is done. An exploratory application of the teaching-learning sequence offered preliminary evidence of its potential for teaching reproduction. The teaching-learning sequence also served as a concrete example of the contribution that an episode of the history of science, from an investigative and contextualized approach, can offer to elementary school students, justifying the inclusion of a discipline that addresses the history and philosophy of science in teacher training courses. https://doi.org/10.11606/D.81.2020.tde-28102020-185832info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:21:49Zoai:teses.usp.br:tde-28102020-185832Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:27:35.539545Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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