Música móvel crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, André Damião
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-08092016-154653/
Resumo: O presente trabalho propõe uma análise e reflexão sobre a produção de música eletrônica experimental mediada por dispositivos móveis. O termo Música Móvel é usado frequentemente desde de meados dos anos 2000, devido ao grupo de pesquisadores de instituições inglesas ligados aos Mobile Music Workshops, que ocorreram entre 2004 e 2008. As pesquisas acadêmicas e artísticas apresentadas nesse evento envolviam obras e aplicações mediadas por diversos tipos de dispositivos, cujo foco principal seria explorar a mobilidade de interfaces eletrônicas em situações interativas no espaço urbano. Após o lançamento de dispositivos móveis corporativos, como smartphones e tablets, no final da década passada a perspectiva das pesquisas acadêmicas mudou bastante: passou a privilegiar os objetos de consumo, ao invés de situações. Esse câmbio de foco acarreta em alterações significativas entre consumo e produção de cultural. Pois essas interfaces seguem um modelo de consumo assimétrico entre possibilidades de produção e aquisição. Os dispositivos corporativos são primordialmente plataformas de Consumo Controlado, baseadas na lógica de monopólio de mercado, vigilância, obsolescência programada e, portanto, causam reorganizações significativas em nosso dia a dia (STRIPHAS,2011). Portanto, nesse texto especulamos sobre outras alternativas para as práticas de Música Móvel. Uma Música Móvel Crítica, que não depende exclusivamente dos monopólios empresariais para sua produção e veiculação. Para isso propomos uma reflexão sobre fidelidade sonora que acarreta em uma defesa dos sons e dispositivos precários - o proletariado da reprodução sonora - aqueles que compõem a paisagem sonora eletrônica de baixa fidelidade do cotidiano.
id USP_eba3e016911445a0271f2fca92dfe4e2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08092016-154653
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Música móvel crítica-Crítica da Interface, Precariedade,Circuitos AlteradosDispositivos MóveisEscuta MóvelEstudos do SomExperimental MusicInterface CriticismMídias PobresMobile DevicesMobile ListeningMobile MusicMúsica ExperimentalMúsica MóvelPoor MediaPrecarity, Circuit BendingSound StudiesO presente trabalho propõe uma análise e reflexão sobre a produção de música eletrônica experimental mediada por dispositivos móveis. O termo Música Móvel é usado frequentemente desde de meados dos anos 2000, devido ao grupo de pesquisadores de instituições inglesas ligados aos Mobile Music Workshops, que ocorreram entre 2004 e 2008. As pesquisas acadêmicas e artísticas apresentadas nesse evento envolviam obras e aplicações mediadas por diversos tipos de dispositivos, cujo foco principal seria explorar a mobilidade de interfaces eletrônicas em situações interativas no espaço urbano. Após o lançamento de dispositivos móveis corporativos, como smartphones e tablets, no final da década passada a perspectiva das pesquisas acadêmicas mudou bastante: passou a privilegiar os objetos de consumo, ao invés de situações. Esse câmbio de foco acarreta em alterações significativas entre consumo e produção de cultural. Pois essas interfaces seguem um modelo de consumo assimétrico entre possibilidades de produção e aquisição. Os dispositivos corporativos são primordialmente plataformas de Consumo Controlado, baseadas na lógica de monopólio de mercado, vigilância, obsolescência programada e, portanto, causam reorganizações significativas em nosso dia a dia (STRIPHAS,2011). Portanto, nesse texto especulamos sobre outras alternativas para as práticas de Música Móvel. Uma Música Móvel Crítica, que não depende exclusivamente dos monopólios empresariais para sua produção e veiculação. Para isso propomos uma reflexão sobre fidelidade sonora que acarreta em uma defesa dos sons e dispositivos precários - o proletariado da reprodução sonora - aqueles que compõem a paisagem sonora eletrônica de baixa fidelidade do cotidiano.This research aims to propose an analysis and reflection on the production of experimental electronic music mediated by mobile devices. The term Mobile Music is frequently used since the mid-2000s, due to a group of researchers of English institutions connected to the Mobile Music Workshop, which took place between 2004 and 2008. The academic and artistic research presented at this event involved works and applications mediated by various types of devices, among the experiences the main focus was to explore the mobility of electronic interfaces in interactive situations in urban space. After the release of corporate mobile devices such as smartphones and tablets at the end of the last decade the perspective of academic research has changed a lot: it started chater objects of consumption rather than situations. This change of focus brings in significant changes between consumption and cultural production. Because these interfaces follow a asymmetric model of consumption between possibilities production and procurement. Corporate devices are primarily controlled consumption platforms, which are based on market monopoly, surveillance, planned obsolescence, and therefore cause significant reorganizations in our daily lives (STRIPHAS, 2011).Thus in this text we speculate about other alternatives to the practices of Mobile Music. A Critical Mobile Music, which does not depend solely on corporate monopolies for its production and propagation. Therefore we propose a reflection on issues of sound fidelity, in order to make that we propose a defense of precarious sounds and devices - the proletariat of sound reproduction - those that make the electronic low fidelity soundscape of everyday life.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIazzetta, Fernando Henrique de OliveiraBandeira, André Damião2015-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-08092016-154653/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:47Zoai:teses.usp.br:tde-08092016-154653Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Música móvel crítica
-
title Música móvel crítica
spellingShingle Música móvel crítica
Bandeira, André Damião
Crítica da Interface, Precariedade,Circuitos Alterados
Dispositivos Móveis
Escuta Móvel
Estudos do Som
Experimental Music
Interface Criticism
Mídias Pobres
Mobile Devices
Mobile Listening
Mobile Music
Música Experimental
Música Móvel
Poor Media
Precarity, Circuit Bending
Sound Studies
title_short Música móvel crítica
title_full Música móvel crítica
title_fullStr Música móvel crítica
title_full_unstemmed Música móvel crítica
title_sort Música móvel crítica
author Bandeira, André Damião
author_facet Bandeira, André Damião
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, André Damião
dc.subject.por.fl_str_mv Crítica da Interface, Precariedade,Circuitos Alterados
Dispositivos Móveis
Escuta Móvel
Estudos do Som
Experimental Music
Interface Criticism
Mídias Pobres
Mobile Devices
Mobile Listening
Mobile Music
Música Experimental
Música Móvel
Poor Media
Precarity, Circuit Bending
Sound Studies
topic Crítica da Interface, Precariedade,Circuitos Alterados
Dispositivos Móveis
Escuta Móvel
Estudos do Som
Experimental Music
Interface Criticism
Mídias Pobres
Mobile Devices
Mobile Listening
Mobile Music
Música Experimental
Música Móvel
Poor Media
Precarity, Circuit Bending
Sound Studies
description O presente trabalho propõe uma análise e reflexão sobre a produção de música eletrônica experimental mediada por dispositivos móveis. O termo Música Móvel é usado frequentemente desde de meados dos anos 2000, devido ao grupo de pesquisadores de instituições inglesas ligados aos Mobile Music Workshops, que ocorreram entre 2004 e 2008. As pesquisas acadêmicas e artísticas apresentadas nesse evento envolviam obras e aplicações mediadas por diversos tipos de dispositivos, cujo foco principal seria explorar a mobilidade de interfaces eletrônicas em situações interativas no espaço urbano. Após o lançamento de dispositivos móveis corporativos, como smartphones e tablets, no final da década passada a perspectiva das pesquisas acadêmicas mudou bastante: passou a privilegiar os objetos de consumo, ao invés de situações. Esse câmbio de foco acarreta em alterações significativas entre consumo e produção de cultural. Pois essas interfaces seguem um modelo de consumo assimétrico entre possibilidades de produção e aquisição. Os dispositivos corporativos são primordialmente plataformas de Consumo Controlado, baseadas na lógica de monopólio de mercado, vigilância, obsolescência programada e, portanto, causam reorganizações significativas em nosso dia a dia (STRIPHAS,2011). Portanto, nesse texto especulamos sobre outras alternativas para as práticas de Música Móvel. Uma Música Móvel Crítica, que não depende exclusivamente dos monopólios empresariais para sua produção e veiculação. Para isso propomos uma reflexão sobre fidelidade sonora que acarreta em uma defesa dos sons e dispositivos precários - o proletariado da reprodução sonora - aqueles que compõem a paisagem sonora eletrônica de baixa fidelidade do cotidiano.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-08092016-154653/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-08092016-154653/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256810035085312