O papel do desenho na formação e no exercício profissional do arquiteto-conceitos e experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batlle, Alexandre Orzakauskas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-27012012-115314/
Resumo: Preocupações observadas durante mais de 12 anos de vida docente nas disciplinas de Desenho e Projeto Arquitetônico para classes de curso superior de Arquitetura deram início ao presente trabalho de mestrado. Para tanto, primeiramente, se fez necessária uma releitura acerca do papel do desenho na Arquitetura. Diversos autores contribuíram com conceitos e experiências para uma melhor compreensão dos diversos valores atribuídos ao desenho. Uma vez suficientemente caracterizada a importância deste meio de representação gráfica, foi preciso expor o panorama recente do ensino de desenho no país, desde o Ensino Médio, passando pelo Ensino Superior e acompanhando o arquiteto no início do exercício de suas atividades profissionais. Foram aplicados questionários de campo quantitativos e investigativos da real situação do ensino de desenho junto a faculdades de Arquitetura na cidade de São Paulo. Em seguida, o estudo comparativo e qualitativo de uma trajetória acadêmica vivida pelo próprio autor, enquanto aluno de ensino médio técnico profissionalizante e depois como aluno de curso de arquitetura e urbanismo, frente ao material gráfico produzido por seus alunos nos dias de hoje, estudantes de curso de Arquitetura de período noturno. Por fim, uma análise sobre técnicas de representação gráfica utilizadas pelo estudante de Arquitetura recémformado, em especial desenhos à mão livre comparados aos desenhos elaborados por meio de programas de computador, visando identificar a melhor forma de coexistência entre essas diversas formas de expressão do projeto arquitetônico. Momento oportuno que traduz um pouco o constante interesse e necessidade do professor em permanecer sintonizado com as competências dos seus alunos e com as exigências do mercado a que se destinam, além de produzir algumas reflexões em busca da otimização do sistema de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, ou seja, esclarecimentos sobre o profissional que estamos formando e sobre os destinos que estão sendo traçados para o futuro da profissão de arquiteto.
id USP_eba5faf73ff55b7bb485d36fd80d6bcd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27012012-115314
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O papel do desenho na formação e no exercício profissional do arquiteto-conceitos e experiênciasThe drawing\'s meaning in the educational development and architect\'s professional life - concepts and experiencesDesenho na arquiteturaDrawing in architectureEnsino de desenhoFormação de arquitetoFormation of architectGraphic representationRepresentação gráficaTeaching of drawingPreocupações observadas durante mais de 12 anos de vida docente nas disciplinas de Desenho e Projeto Arquitetônico para classes de curso superior de Arquitetura deram início ao presente trabalho de mestrado. Para tanto, primeiramente, se fez necessária uma releitura acerca do papel do desenho na Arquitetura. Diversos autores contribuíram com conceitos e experiências para uma melhor compreensão dos diversos valores atribuídos ao desenho. Uma vez suficientemente caracterizada a importância deste meio de representação gráfica, foi preciso expor o panorama recente do ensino de desenho no país, desde o Ensino Médio, passando pelo Ensino Superior e acompanhando o arquiteto no início do exercício de suas atividades profissionais. Foram aplicados questionários de campo quantitativos e investigativos da real situação do ensino de desenho junto a faculdades de Arquitetura na cidade de São Paulo. Em seguida, o estudo comparativo e qualitativo de uma trajetória acadêmica vivida pelo próprio autor, enquanto aluno de ensino médio técnico profissionalizante e depois como aluno de curso de arquitetura e urbanismo, frente ao material gráfico produzido por seus alunos nos dias de hoje, estudantes de curso de Arquitetura de período noturno. Por fim, uma análise sobre técnicas de representação gráfica utilizadas pelo estudante de Arquitetura recémformado, em especial desenhos à mão livre comparados aos desenhos elaborados por meio de programas de computador, visando identificar a melhor forma de coexistência entre essas diversas formas de expressão do projeto arquitetônico. Momento oportuno que traduz um pouco o constante interesse e necessidade do professor em permanecer sintonizado com as competências dos seus alunos e com as exigências do mercado a que se destinam, além de produzir algumas reflexões em busca da otimização do sistema de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, ou seja, esclarecimentos sobre o profissional que estamos formando e sobre os destinos que estão sendo traçados para o futuro da profissão de arquiteto.Concerns observed during more than 12 years of educational life in the disciplines of Drawing and Architectural Project for classes of Architecture schools gave beginning to the present master\'s degree work. For so much, firstly, it was done necessary a rereading concerning the paper of the drawing in the Architecture. Several authors contributed with concepts and experiences to a better understanding of the several values attributed to the drawing. Once sufficiently characterized the importance of this way of graphic representation, it was necessary to expose the recent panorama of the drawing teaching in the country, from the Secondary Education, going by the Higher Education and accompanying the architect in the beginning of the exercise of their professional activities. They were applied field\'s questionnaires quantitative and investigative of the real situation of the drawing teaching close to universities of Architecture in the city of São Paulo. Soon afterwards, the comparative and qualitative study of an academic path lived by the own author, while student of technical and professional Secondary Education and later as student of an Architecture course, front to the graphic material produced by their students in the days today, students of course of Architecture of night period. Finally, an analysis on techniques of graphic representation used by the student of Architecture recently-formed, especially drawings by hand free compared to the drawings elaborated through computer programs, seeking to identify the best coexistence form among those several forms of expression of the architectural project. Opportune moment that translates a little the constant teacher\'s interests and needs in staying tuned in with their students\' competences and with the demands of the market the one that is destined, besides producing some reflections in search of the optimization of the teaching-learning system in the Superior Education, in other words, explanations on the professional that we are forming and on the destinies that are being drawn for the future of architect\'s profession.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPerrone, Rafael Antonio CunhaBatlle, Alexandre Orzakauskas2011-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-27012012-115314/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-27012012-115314Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do desenho na formação e no exercício profissional do arquiteto-conceitos e experiências
The drawing\'s meaning in the educational development and architect\'s professional life - concepts and experiences
title O papel do desenho na formação e no exercício profissional do arquiteto-conceitos e experiências
spellingShingle O papel do desenho na formação e no exercício profissional do arquiteto-conceitos e experiências
Batlle, Alexandre Orzakauskas
Desenho na arquitetura
Drawing in architecture
Ensino de desenho
Formação de arquiteto
Formation of architect
Graphic representation
Representação gráfica
Teaching of drawing
title_short O papel do desenho na formação e no exercício profissional do arquiteto-conceitos e experiências
title_full O papel do desenho na formação e no exercício profissional do arquiteto-conceitos e experiências
title_fullStr O papel do desenho na formação e no exercício profissional do arquiteto-conceitos e experiências
title_full_unstemmed O papel do desenho na formação e no exercício profissional do arquiteto-conceitos e experiências
title_sort O papel do desenho na formação e no exercício profissional do arquiteto-conceitos e experiências
author Batlle, Alexandre Orzakauskas
author_facet Batlle, Alexandre Orzakauskas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perrone, Rafael Antonio Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Batlle, Alexandre Orzakauskas
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho na arquitetura
Drawing in architecture
Ensino de desenho
Formação de arquiteto
Formation of architect
Graphic representation
Representação gráfica
Teaching of drawing
topic Desenho na arquitetura
Drawing in architecture
Ensino de desenho
Formação de arquiteto
Formation of architect
Graphic representation
Representação gráfica
Teaching of drawing
description Preocupações observadas durante mais de 12 anos de vida docente nas disciplinas de Desenho e Projeto Arquitetônico para classes de curso superior de Arquitetura deram início ao presente trabalho de mestrado. Para tanto, primeiramente, se fez necessária uma releitura acerca do papel do desenho na Arquitetura. Diversos autores contribuíram com conceitos e experiências para uma melhor compreensão dos diversos valores atribuídos ao desenho. Uma vez suficientemente caracterizada a importância deste meio de representação gráfica, foi preciso expor o panorama recente do ensino de desenho no país, desde o Ensino Médio, passando pelo Ensino Superior e acompanhando o arquiteto no início do exercício de suas atividades profissionais. Foram aplicados questionários de campo quantitativos e investigativos da real situação do ensino de desenho junto a faculdades de Arquitetura na cidade de São Paulo. Em seguida, o estudo comparativo e qualitativo de uma trajetória acadêmica vivida pelo próprio autor, enquanto aluno de ensino médio técnico profissionalizante e depois como aluno de curso de arquitetura e urbanismo, frente ao material gráfico produzido por seus alunos nos dias de hoje, estudantes de curso de Arquitetura de período noturno. Por fim, uma análise sobre técnicas de representação gráfica utilizadas pelo estudante de Arquitetura recémformado, em especial desenhos à mão livre comparados aos desenhos elaborados por meio de programas de computador, visando identificar a melhor forma de coexistência entre essas diversas formas de expressão do projeto arquitetônico. Momento oportuno que traduz um pouco o constante interesse e necessidade do professor em permanecer sintonizado com as competências dos seus alunos e com as exigências do mercado a que se destinam, além de produzir algumas reflexões em busca da otimização do sistema de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, ou seja, esclarecimentos sobre o profissional que estamos formando e sobre os destinos que estão sendo traçados para o futuro da profissão de arquiteto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-27012012-115314/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-27012012-115314/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091114072801280