A avaliação em sequências didáticas no ensino de Ciências: contribuições para o planejamento, ação e reflexão docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maceno, Nicole Glock
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28092020-171241/
Resumo: A tese investiga a avaliação da aprendizagem em planos de ensino, em interações discursivas no ensino de Ciências e em entrevistas, sendo elaborada sob a perspectiva sociocultural de Vigotski (2001), a análise sistêmico-funcional de Halliday (1961) e o modelo de Sinclair e Coulthard (1975). Duas sequências didáticas foram planejadas e aplicadas por duas professoras de Ciências de Joinville para abordar temas sociocientíficos em duas turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio. Para a análise dos documentos e das avaliações registradas nas interações ao longo das sequências didáticas, considerando a linguagem verbal e não-verbal, foram adotadas as seguintes categorias: concepções e propósitos da avaliação; movimentos e atos discursivos; abordagens comunicativas, tipos de discursos, ferramentas; semioses e materiais de apoio. Os multiníveis de análise, (I) Planejamento, (II) Desenvolvimento e (III) Avaliação, compuseram o quadro analítico orientado pelo Modelo Topológico de Ensino e uso do instrumento de avaliação de sequências didáticas e as categorias analíticas complementares e o software NVivo 12®. A análise multinível foi utilizada para caracterizar as concepções e os propósitos de avaliação das professoras e o uso de funções da linguagem, de semioses, ferramentas e abordagens comunicativas para ensinar problemas sociocientíficos. O estudo se concentra na reflexão sobre como a avaliação é organizada e desenvolvida em dinâmicas, tempos e espaços da sala de aula e se baseia em análises documentais, interacionais e performáticas das professoras de Ciências. Ao final do estudo, é proposto um quadro analítico para investigações que considerem o planejamento de ensino, os registros de episódios e entrevistas por meio de lembrança estimulada por vídeo para compreender os entendimentos e estruturas linguísticas das avaliações em situações de ensino de Ciências.
id USP_ec1366a7541eb40f6b24ae3baf45d015
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28092020-171241
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A avaliação em sequências didáticas no ensino de Ciências: contribuições para o planejamento, ação e reflexão docenteThe evaluation in didatics sequences in Science teaching: contributions of design, action and teacher reflexionAvaliação; Ensino de ciências; Planejamento; Sequência didática; LinguagemEvaluation; Science teaching; Planning; Didatic sequence; LanguageA tese investiga a avaliação da aprendizagem em planos de ensino, em interações discursivas no ensino de Ciências e em entrevistas, sendo elaborada sob a perspectiva sociocultural de Vigotski (2001), a análise sistêmico-funcional de Halliday (1961) e o modelo de Sinclair e Coulthard (1975). Duas sequências didáticas foram planejadas e aplicadas por duas professoras de Ciências de Joinville para abordar temas sociocientíficos em duas turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio. Para a análise dos documentos e das avaliações registradas nas interações ao longo das sequências didáticas, considerando a linguagem verbal e não-verbal, foram adotadas as seguintes categorias: concepções e propósitos da avaliação; movimentos e atos discursivos; abordagens comunicativas, tipos de discursos, ferramentas; semioses e materiais de apoio. Os multiníveis de análise, (I) Planejamento, (II) Desenvolvimento e (III) Avaliação, compuseram o quadro analítico orientado pelo Modelo Topológico de Ensino e uso do instrumento de avaliação de sequências didáticas e as categorias analíticas complementares e o software NVivo 12®. A análise multinível foi utilizada para caracterizar as concepções e os propósitos de avaliação das professoras e o uso de funções da linguagem, de semioses, ferramentas e abordagens comunicativas para ensinar problemas sociocientíficos. O estudo se concentra na reflexão sobre como a avaliação é organizada e desenvolvida em dinâmicas, tempos e espaços da sala de aula e se baseia em análises documentais, interacionais e performáticas das professoras de Ciências. Ao final do estudo, é proposto um quadro analítico para investigações que considerem o planejamento de ensino, os registros de episódios e entrevistas por meio de lembrança estimulada por vídeo para compreender os entendimentos e estruturas linguísticas das avaliações em situações de ensino de Ciências.The thesis is about the production of evaluation´s learning in teaching plans, in discursive interactions in Science teaching and interviews, and is elaborated from the socio-cultural perspective of Vygotsky (2002), Halliday (1961) systemic-functional analysis and the model of Sinclair and Coulthard (1975). Two didactics sequences were designed and applied by two science teachers from Joinville to address social and scientific themes in two classes of the 2nd and 3rd year of High School. For the analysis of the documents and evaluations registered in the interactions along the didatic sequences, considering the verbal and nonverbal language, the following categories were adopted: evaluation conceptions and purposes; movements and discursive acts; communicatives approaches; tools; semioses and support materials. The multilevel analysis, (I) Planning, (II) Development and (III) Evaluation, composed the analytical framework guided by the Topological Model of Teaching and use of the didatic sequences evaluation instrument, the analytical categories and NVivo 12® software. The multilevel analysis was used to characterize the teachers\' conceptions and purposes about the evaluation and the use of language´s functions, semioses, tools and communicative approaches to teaching socioscientific problems. The study focuses on thinking about how evaluation is organized and developed in classroom dynamics, times, and spaces and is based on documentary, interactional, and performance analyzes of science teachers. At the end of the study, an analytical framework is proposed for investigations that consider teaching planning, episode records, and video stimulated recall interviews to understand the understandings and linguistic structures of evaluations in Science teaching situations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Marcelo GiordanMaceno, Nicole Glock2020-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28092020-171241/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-05T06:37:02Zoai:teses.usp.br:tde-28092020-171241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-05T06:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação em sequências didáticas no ensino de Ciências: contribuições para o planejamento, ação e reflexão docente
The evaluation in didatics sequences in Science teaching: contributions of design, action and teacher reflexion
title A avaliação em sequências didáticas no ensino de Ciências: contribuições para o planejamento, ação e reflexão docente
spellingShingle A avaliação em sequências didáticas no ensino de Ciências: contribuições para o planejamento, ação e reflexão docente
Maceno, Nicole Glock
Avaliação; Ensino de ciências; Planejamento; Sequência didática; Linguagem
Evaluation; Science teaching; Planning; Didatic sequence; Language
title_short A avaliação em sequências didáticas no ensino de Ciências: contribuições para o planejamento, ação e reflexão docente
title_full A avaliação em sequências didáticas no ensino de Ciências: contribuições para o planejamento, ação e reflexão docente
title_fullStr A avaliação em sequências didáticas no ensino de Ciências: contribuições para o planejamento, ação e reflexão docente
title_full_unstemmed A avaliação em sequências didáticas no ensino de Ciências: contribuições para o planejamento, ação e reflexão docente
title_sort A avaliação em sequências didáticas no ensino de Ciências: contribuições para o planejamento, ação e reflexão docente
author Maceno, Nicole Glock
author_facet Maceno, Nicole Glock
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Marcelo Giordan
dc.contributor.author.fl_str_mv Maceno, Nicole Glock
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Ensino de ciências; Planejamento; Sequência didática; Linguagem
Evaluation; Science teaching; Planning; Didatic sequence; Language
topic Avaliação; Ensino de ciências; Planejamento; Sequência didática; Linguagem
Evaluation; Science teaching; Planning; Didatic sequence; Language
description A tese investiga a avaliação da aprendizagem em planos de ensino, em interações discursivas no ensino de Ciências e em entrevistas, sendo elaborada sob a perspectiva sociocultural de Vigotski (2001), a análise sistêmico-funcional de Halliday (1961) e o modelo de Sinclair e Coulthard (1975). Duas sequências didáticas foram planejadas e aplicadas por duas professoras de Ciências de Joinville para abordar temas sociocientíficos em duas turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio. Para a análise dos documentos e das avaliações registradas nas interações ao longo das sequências didáticas, considerando a linguagem verbal e não-verbal, foram adotadas as seguintes categorias: concepções e propósitos da avaliação; movimentos e atos discursivos; abordagens comunicativas, tipos de discursos, ferramentas; semioses e materiais de apoio. Os multiníveis de análise, (I) Planejamento, (II) Desenvolvimento e (III) Avaliação, compuseram o quadro analítico orientado pelo Modelo Topológico de Ensino e uso do instrumento de avaliação de sequências didáticas e as categorias analíticas complementares e o software NVivo 12®. A análise multinível foi utilizada para caracterizar as concepções e os propósitos de avaliação das professoras e o uso de funções da linguagem, de semioses, ferramentas e abordagens comunicativas para ensinar problemas sociocientíficos. O estudo se concentra na reflexão sobre como a avaliação é organizada e desenvolvida em dinâmicas, tempos e espaços da sala de aula e se baseia em análises documentais, interacionais e performáticas das professoras de Ciências. Ao final do estudo, é proposto um quadro analítico para investigações que considerem o planejamento de ensino, os registros de episódios e entrevistas por meio de lembrança estimulada por vídeo para compreender os entendimentos e estruturas linguísticas das avaliações em situações de ensino de Ciências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28092020-171241/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28092020-171241/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091159495016448