Mayumi Watanabe Souza Lima: a construção do espaço para educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buitoni, Cássia Schroeder
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-26072024-102814/
Resumo: O tema desta pesquisa é a obra da arquiteta Mayumi Watanabe de Souza Lima (1934-1994), com enfoque em sua discussão sobre a construção dos espaços para a educação. Arquiteta com carreira dedicada ao planejamento, projeto e construção de equipamentos públicos para a educação de crianças e de jovens, atuou em diversos órgãos públicos (municipais, estaduais e federais) e desenvolveu abordagens específicas de atuação, onde o foco de projeto era o usuário e sua maneira particular de apropriar-se do espaço. Em trabalho de reflexão constante sobre a prática de projeto, Mayumi defendia a concepção e o uso do espaço de uma escola com um caráter educativo. Em suas atividades, buscava ensinar os usuários das escolas a ler o espaço de maneira crítica: compreender como aquele espaço foi construído, como ele reflete a organização da sociedade, perceber-se como sujeito no mundo, saber-se capaz de transformar o espaço e de construir o novo. Seu objetivo era a formação de cidadãos com consciência crítica para a participação ativa na construção do espaço da democracia. O ponto de partida foi o levantamento do material existente no acervo da arquiteta (que atualmente encontra-se no Centro de Memória Sérgio Buarque de Holanda, na Fundação Perseu Abramo, São Paulo) e a realização de entrevistas com colegas de trabalho da arquiteta. Os documentos selecionados no acervo (textos, fotos, publicações, manuscritos, projetos, desenhos técnicos, relatórios e outros) foram anexados ao trabalho na forma de arquivos digitais gravados em DVD. A dissertação examina a trajetória profissional da arquiteta, buscando compreender: suas origens e formação; o campo de atuação (em órgãos públicos na produção de equipamentos para a educação e em escolas de arquitetura na formação de profissionais); a pesquisa acadêmica e a elaboração de seu pensamento sobre a produção e o uso dos espaços a partir da prática cotidiana de projeto. Suas idéias sobre a relação da criança com o espaço e a educação são ilustradas em duas experiências piloto: a ampliação da escola João Kopke (São Paulo, 1976-78) e a construção de duas escolas públicas com a participação da população (Jardim Fortaleza e Bairro da Varginha, São Paulo, 1983-84) e nos dois livros de reflexão: Espaços educativos, uso e construção (1986) e A cidade e a criança (1989). Examina-se ainda a atuação do Cedec Centro de Desenvolvimento de Equipamentos Urbanos e Comunitários, dirigido e coordenado por Mayumi durante a gestão de Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo (1989-1992). Além de desenvolver pesquisas sobre a produção de equipamentos urbanos, o Cedec incluía uma fábrica de elementos pré-fabricados de argamassa armada que produziu equipamentos como lixeiras, abrigos de ônibus, bancos e componentes para a construção de edifícios como escolas, creches e centros de convivências. Mayumi realizou no Cedec um trabalho inédito de formação para a cidadania que incluía, dentre outras atividades, divulgação de informações para a população através de folders explicativos e reuniões com as comunidades onde as obras seriam realizadas.
id USP_ec2d03d1ef13497acae7419a2b4d37c3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26072024-102814
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Mayumi Watanabe Souza Lima: a construção do espaço para educaçãoNot availableArchitectural educationArchitecture and educationCedecCedecEducational facilities (usage and production)Ensino de arquiteturaEspaços educativos (uso e produção)Mayumi Watanabe Souza LimaMayumi Watanabe Souza LimaParticipação e cidadaniaParticipation and citizenshipPlanejamento arquitetura e educaçãoPlanningPublic facilitiesO tema desta pesquisa é a obra da arquiteta Mayumi Watanabe de Souza Lima (1934-1994), com enfoque em sua discussão sobre a construção dos espaços para a educação. Arquiteta com carreira dedicada ao planejamento, projeto e construção de equipamentos públicos para a educação de crianças e de jovens, atuou em diversos órgãos públicos (municipais, estaduais e federais) e desenvolveu abordagens específicas de atuação, onde o foco de projeto era o usuário e sua maneira particular de apropriar-se do espaço. Em trabalho de reflexão constante sobre a prática de projeto, Mayumi defendia a concepção e o uso do espaço de uma escola com um caráter educativo. Em suas atividades, buscava ensinar os usuários das escolas a ler o espaço de maneira crítica: compreender como aquele espaço foi construído, como ele reflete a organização da sociedade, perceber-se como sujeito no mundo, saber-se capaz de transformar o espaço e de construir o novo. Seu objetivo era a formação de cidadãos com consciência crítica para a participação ativa na construção do espaço da democracia. O ponto de partida foi o levantamento do material existente no acervo da arquiteta (que atualmente encontra-se no Centro de Memória Sérgio Buarque de Holanda, na Fundação Perseu Abramo, São Paulo) e a realização de entrevistas com colegas de trabalho da arquiteta. Os documentos selecionados no acervo (textos, fotos, publicações, manuscritos, projetos, desenhos técnicos, relatórios e outros) foram anexados ao trabalho na forma de arquivos digitais gravados em DVD. A dissertação examina a trajetória profissional da arquiteta, buscando compreender: suas origens e formação; o campo de atuação (em órgãos públicos na produção de equipamentos para a educação e em escolas de arquitetura na formação de profissionais); a pesquisa acadêmica e a elaboração de seu pensamento sobre a produção e o uso dos espaços a partir da prática cotidiana de projeto. Suas idéias sobre a relação da criança com o espaço e a educação são ilustradas em duas experiências piloto: a ampliação da escola João Kopke (São Paulo, 1976-78) e a construção de duas escolas públicas com a participação da população (Jardim Fortaleza e Bairro da Varginha, São Paulo, 1983-84) e nos dois livros de reflexão: Espaços educativos, uso e construção (1986) e A cidade e a criança (1989). Examina-se ainda a atuação do Cedec Centro de Desenvolvimento de Equipamentos Urbanos e Comunitários, dirigido e coordenado por Mayumi durante a gestão de Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo (1989-1992). Além de desenvolver pesquisas sobre a produção de equipamentos urbanos, o Cedec incluía uma fábrica de elementos pré-fabricados de argamassa armada que produziu equipamentos como lixeiras, abrigos de ônibus, bancos e componentes para a construção de edifícios como escolas, creches e centros de convivências. Mayumi realizou no Cedec um trabalho inédito de formação para a cidadania que incluía, dentre outras atividades, divulgação de informações para a população através de folders explicativos e reuniões com as comunidades onde as obras seriam realizadas.The central theme of this document is the work of the Brazilian architect Mayumi Watanabe de Souza Lima (1934-1994), with an emphasis in the discussion surrounding educational spaces. As an architect with a carrer aimed at planning, designing and constructing public facilities for the education of children and youth, she acted on a variety of public institutions (local, state and federal) and developed specific procedures, where the users and their particular way of using the space were the central focus of the architectural design. Constantly reflecting on projects, Mayumi defended the conceptualization and usage of a school space with an educational emphasis. In her activities, she sought to teach school users to critically interpret the space: understand how the space was built, how it reflected the structure of society, to understand oneself as an individual in the world, to see onself as capable of transforming the space and of building again. Her objective was to shape citizens with critical consciences able to actively participate in the construction of democracy. The starting point was the evaluation of the material uncovered at the architects collection (currently found at the Centro de Memória Sérgio Buarque de Holanda, at the Fundação Perseu Abramo, São Paulo) and the interviewing of the architects work colleagues. The documents that were selected (texts, photographs, articles, manuscripts, projects, technical illustrations, reports and other documents) were annexed to this in the form of digital files stored on DVD. The essay examines the architects professional path, attempting to understand: her origins and education, her field of action (in the production of facilities for education at public institutions and in the education of professionals at architetctural institutions); the academic research and in the elaboration of her thought on the production and usage of spaces based on everyday project experience. Her ideas on the relationship between children, space and education are described in two pilot experiences: the enlargement of the João Kopke school expansion (São Paulo, 1976-78) and the construction of two public schools with the active participation of the population (Jardim Fortaleza and Bairro da Varginha, São Paulo, 1983-84) and in two reflective books: Espaços educativos, uso e construção (1986) and A cidade e a criança (1989). Additionally, this work examines Cedecs achievements (Centro de Desenvolvimento de Equipamentos Urbanos e Comunitários), which Mayumi directed and coordinated during Luiza Erundinas mayorship of the city of São Paulo (1989-1992). Cedec developed research about the production of urban equipment, and ran a factory of pre-fabricated ferrocement equipments such as trash cans, bus shelters, banks and components for the construction of buildings such as schools, childcare and social centers. Mayumis work on citizenship development at Cedec was unprecedented. Amongst other activities, it included the spread of information to the population through the use of educational folders and meetings with the communities where the constructions would take place.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPallamin, Vera MariaBuitoni, Cássia Schroeder2009-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-26072024-102814/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-16T22:31:03Zoai:teses.usp.br:tde-26072024-102814Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-16T22:31:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mayumi Watanabe Souza Lima: a construção do espaço para educação
Not available
title Mayumi Watanabe Souza Lima: a construção do espaço para educação
spellingShingle Mayumi Watanabe Souza Lima: a construção do espaço para educação
Buitoni, Cássia Schroeder
Architectural education
Architecture and education
Cedec
Cedec
Educational facilities (usage and production)
Ensino de arquitetura
Espaços educativos (uso e produção)
Mayumi Watanabe Souza Lima
Mayumi Watanabe Souza Lima
Participação e cidadania
Participation and citizenship
Planejamento arquitetura e educação
Planning
Public facilities
title_short Mayumi Watanabe Souza Lima: a construção do espaço para educação
title_full Mayumi Watanabe Souza Lima: a construção do espaço para educação
title_fullStr Mayumi Watanabe Souza Lima: a construção do espaço para educação
title_full_unstemmed Mayumi Watanabe Souza Lima: a construção do espaço para educação
title_sort Mayumi Watanabe Souza Lima: a construção do espaço para educação
author Buitoni, Cássia Schroeder
author_facet Buitoni, Cássia Schroeder
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pallamin, Vera Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Buitoni, Cássia Schroeder
dc.subject.por.fl_str_mv Architectural education
Architecture and education
Cedec
Cedec
Educational facilities (usage and production)
Ensino de arquitetura
Espaços educativos (uso e produção)
Mayumi Watanabe Souza Lima
Mayumi Watanabe Souza Lima
Participação e cidadania
Participation and citizenship
Planejamento arquitetura e educação
Planning
Public facilities
topic Architectural education
Architecture and education
Cedec
Cedec
Educational facilities (usage and production)
Ensino de arquitetura
Espaços educativos (uso e produção)
Mayumi Watanabe Souza Lima
Mayumi Watanabe Souza Lima
Participação e cidadania
Participation and citizenship
Planejamento arquitetura e educação
Planning
Public facilities
description O tema desta pesquisa é a obra da arquiteta Mayumi Watanabe de Souza Lima (1934-1994), com enfoque em sua discussão sobre a construção dos espaços para a educação. Arquiteta com carreira dedicada ao planejamento, projeto e construção de equipamentos públicos para a educação de crianças e de jovens, atuou em diversos órgãos públicos (municipais, estaduais e federais) e desenvolveu abordagens específicas de atuação, onde o foco de projeto era o usuário e sua maneira particular de apropriar-se do espaço. Em trabalho de reflexão constante sobre a prática de projeto, Mayumi defendia a concepção e o uso do espaço de uma escola com um caráter educativo. Em suas atividades, buscava ensinar os usuários das escolas a ler o espaço de maneira crítica: compreender como aquele espaço foi construído, como ele reflete a organização da sociedade, perceber-se como sujeito no mundo, saber-se capaz de transformar o espaço e de construir o novo. Seu objetivo era a formação de cidadãos com consciência crítica para a participação ativa na construção do espaço da democracia. O ponto de partida foi o levantamento do material existente no acervo da arquiteta (que atualmente encontra-se no Centro de Memória Sérgio Buarque de Holanda, na Fundação Perseu Abramo, São Paulo) e a realização de entrevistas com colegas de trabalho da arquiteta. Os documentos selecionados no acervo (textos, fotos, publicações, manuscritos, projetos, desenhos técnicos, relatórios e outros) foram anexados ao trabalho na forma de arquivos digitais gravados em DVD. A dissertação examina a trajetória profissional da arquiteta, buscando compreender: suas origens e formação; o campo de atuação (em órgãos públicos na produção de equipamentos para a educação e em escolas de arquitetura na formação de profissionais); a pesquisa acadêmica e a elaboração de seu pensamento sobre a produção e o uso dos espaços a partir da prática cotidiana de projeto. Suas idéias sobre a relação da criança com o espaço e a educação são ilustradas em duas experiências piloto: a ampliação da escola João Kopke (São Paulo, 1976-78) e a construção de duas escolas públicas com a participação da população (Jardim Fortaleza e Bairro da Varginha, São Paulo, 1983-84) e nos dois livros de reflexão: Espaços educativos, uso e construção (1986) e A cidade e a criança (1989). Examina-se ainda a atuação do Cedec Centro de Desenvolvimento de Equipamentos Urbanos e Comunitários, dirigido e coordenado por Mayumi durante a gestão de Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo (1989-1992). Além de desenvolver pesquisas sobre a produção de equipamentos urbanos, o Cedec incluía uma fábrica de elementos pré-fabricados de argamassa armada que produziu equipamentos como lixeiras, abrigos de ônibus, bancos e componentes para a construção de edifícios como escolas, creches e centros de convivências. Mayumi realizou no Cedec um trabalho inédito de formação para a cidadania que incluía, dentre outras atividades, divulgação de informações para a população através de folders explicativos e reuniões com as comunidades onde as obras seriam realizadas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-26072024-102814/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-26072024-102814/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091101754130432