Habilidades cognitivas da coordenação motora fina de crianças com fissura labiopalatina: efeitos de treino intensivo em uma proposta remediativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-01092021-145047/ |
Resumo: | Introdução: Na população com fissura labiopalatina e com dificuldades na aprendizagem, os estudos vem demonstrando instabilidades percepto-motoras, sendo uma delas a motricidade fina. As habilidades motoras finas, são fundamentais nas AVDs, tem caráter adaptativo no ambiente, uma vez que possibilitam a qualidade da execução da tarefa e o crescente domínio para o comportamento prático automatizado. As experiências vivenciadas e a consistência da exposição a um treinamento intensivo induzem à plasticidade de redes neurais, implicado na habilidade motora fina com métodos próprios de treinamento, que tem se mostrado uma ferramenta eficiente no trato de crianças com problemas no desenvolvimento cognitivo, que impactam a aprendizagem. Inúmeros são os estudos que apontam para programas reabilitadores num formato intensivo, como a representação de recursos estratégicos de aprendizagem na fase do ensino fundamental, e minimizar, em parte, demais condições afetadas na criança com FLP. Objetivo: O objetivo deste estudo foi demonstrar os efeitos de um programa de remediação para treino da habilidade motora fina em crianças com histórico de fissura labiopalatina e ineficiência motora adaptativa. Material e Método: A amostra foi composta por 15 participantes com FLPs, distribuídas em 4 grupos: grupo I (GI), grupo II (GII) e grupo III (GIII), com crianças com fissura labiopalatina participantes do PRMM e grupo IV (GIV), com crianças não participantes do PRMM. Foi realizado a avaliação pré e pós Programa de Remediação da Motricidade Fina (PRMM), foram utilizados instrumentos específicos: Protocolo de avaliação da motricidade fina; Matrizes Progressivas Coloridas de Raven; Figuras complexas de Rey e o Teste Purdue Pegboard . O PRMM contou com 16 sessões de treinamento e atividade metacognitiva em todas elas. Foi composto por tarefas motoras finas, num total de 32 exercícios, com grau de complexidade crescente. Foram computadas 160 sessões referente ao PRMM. Resultados: Os resultados apontaram para a predominância do tipo de fissura transforame (60%). Quanto ao sexo, o predomínio foi do masculino (53,33%), e em relação ao nível socio econômico 60% dos participantes apresentaram classificação baixa superior. Na comparação, foi obtido probabilidade estatística significante(p=0,002) na memória do teste Rey, na pós testagem, com melhoria dos desempenhos dos grupos participantes do PRMM (GI GII e GIII) em relação ao grupo não participante (GIV). No PAMF, o ganho de performance dos grupos GI, GII e GIII, variou entre 33,33% a 100%, enquanto o ganho de performance do GIV, foi entre 40% a 60%. Conclusão: Diante dos resultados obtidos no estudo, foi possível identificar e demonstrar evidências da eficácia da aplicação do PRMM, com melhoria do nível neuropsicomotor e da motricidade fina, fundamental para o desenvolvimento infantil, escolarização e atividades da vida diária |
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Habilidades cognitivas da coordenação motora fina de crianças com fissura labiopalatina: efeitos de treino intensivo em uma proposta remediativaCognitive skills of fine motor coordination of children with cleft lip and palate: effects of intensive training in a remedial proposalCleft LipCleft PalateCogniçãoCognitionDestreza MotoraFenda LabialFissura PalatinaMotor DexterityIntrodução: Na população com fissura labiopalatina e com dificuldades na aprendizagem, os estudos vem demonstrando instabilidades percepto-motoras, sendo uma delas a motricidade fina. As habilidades motoras finas, são fundamentais nas AVDs, tem caráter adaptativo no ambiente, uma vez que possibilitam a qualidade da execução da tarefa e o crescente domínio para o comportamento prático automatizado. As experiências vivenciadas e a consistência da exposição a um treinamento intensivo induzem à plasticidade de redes neurais, implicado na habilidade motora fina com métodos próprios de treinamento, que tem se mostrado uma ferramenta eficiente no trato de crianças com problemas no desenvolvimento cognitivo, que impactam a aprendizagem. Inúmeros são os estudos que apontam para programas reabilitadores num formato intensivo, como a representação de recursos estratégicos de aprendizagem na fase do ensino fundamental, e minimizar, em parte, demais condições afetadas na criança com FLP. Objetivo: O objetivo deste estudo foi demonstrar os efeitos de um programa de remediação para treino da habilidade motora fina em crianças com histórico de fissura labiopalatina e ineficiência motora adaptativa. Material e Método: A amostra foi composta por 15 participantes com FLPs, distribuídas em 4 grupos: grupo I (GI), grupo II (GII) e grupo III (GIII), com crianças com fissura labiopalatina participantes do PRMM e grupo IV (GIV), com crianças não participantes do PRMM. Foi realizado a avaliação pré e pós Programa de Remediação da Motricidade Fina (PRMM), foram utilizados instrumentos específicos: Protocolo de avaliação da motricidade fina; Matrizes Progressivas Coloridas de Raven; Figuras complexas de Rey e o Teste Purdue Pegboard . O PRMM contou com 16 sessões de treinamento e atividade metacognitiva em todas elas. Foi composto por tarefas motoras finas, num total de 32 exercícios, com grau de complexidade crescente. Foram computadas 160 sessões referente ao PRMM. Resultados: Os resultados apontaram para a predominância do tipo de fissura transforame (60%). Quanto ao sexo, o predomínio foi do masculino (53,33%), e em relação ao nível socio econômico 60% dos participantes apresentaram classificação baixa superior. Na comparação, foi obtido probabilidade estatística significante(p=0,002) na memória do teste Rey, na pós testagem, com melhoria dos desempenhos dos grupos participantes do PRMM (GI GII e GIII) em relação ao grupo não participante (GIV). No PAMF, o ganho de performance dos grupos GI, GII e GIII, variou entre 33,33% a 100%, enquanto o ganho de performance do GIV, foi entre 40% a 60%. Conclusão: Diante dos resultados obtidos no estudo, foi possível identificar e demonstrar evidências da eficácia da aplicação do PRMM, com melhoria do nível neuropsicomotor e da motricidade fina, fundamental para o desenvolvimento infantil, escolarização e atividades da vida diáriaIntroduction: In the population with cleft lip and palate and with learning difficulties, studies have shown perceptual-motor instabilities, one of which is fine motor skills. Fine motor skills are essential in ADLs, have an adaptive character in the environment, since they enable the quality of task execution and the increasing domain for automated practical behavior. The experiences and the consistency of exposure to intensive training induce the plasticity of neural networks, implicated in fine motor skills with proper training methods, which has proved to be an efficient tool in treating children with problems in cognitive development, which impact the learning. There are countless studies that point to rehabilitation programs in an intensive format, such as the representation of strategic learning resources in the elementary school phase, and to minimize, in part, other conditions affected in children with CLP. Objective: The objective of this study was to demonstrate the effects of a remediation program for training fine motor skills in children with a history of cleft lip and palate and adaptive motor inefficiency. Material and Method: The sample consisted of 15 participants with FLPs, divided into 4 groups: group I (GI), group II (GII) and group III (GIII), with children with cleft lip and palate participating in the PRMM and group IV (GIV), with children not participating in the PRMM. A pre and post evaluation of the Fine Motricity Remediation Program (PRMM) was carried out, using specific instruments: Fine motricity assessment protocol; Raven\'s Colorful Progressive Matrices; Complex figures of Rey and the Purdue Pegboard Test. The PRMM had 16 training and metacognitive activity in all of them. It was composed of fine motor tasks, in a total of 32 exercises, with an increasing degree of complexity. 160 were computed involving the PRMM. Results: The results pointed to the predominance of the type of transforame fissure (60%). Regarding gender, the predominance was male (53.33%), and in relation to socioeconomic status, 60% of the participants had a low ranking. In the comparison, a statistically significant probability (p = 0.002) was obtained in the memory of the Rey test, in the post-test, with improvement in the performance of the groups participating in the PRMM (GI GII and GIII) in relation to the non-participating group (GIV). In PAMF,the performance gain of the GI, GII and GIII groups ranged from 33.33% to 100%, while the performance gain of the GIV was between 40% to 60%. Conclusion: In view of the results obtained in the study, it was possible to identify and demonstrate evidence of the effectiveness of the PRMM application, with an improvement in the neuropsychomotor level and fine motor skills, which is fundamental for child development, schooling and activities of daily livingBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTabaquim, Maria de Lourdes MerighiBenati, Évelyn Raquel2021-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-01092021-145047/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-01092021-145047Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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