A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hikiji, Rose Satiko Gitirana
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-16062021-072036/
Resumo: A pesquisa consiste na abordagem antropológica de um projeto institucional de ensino musical para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda no Estado de São Paulo (Projeto Guri), alguns destes, internos na Febem. A etnografia tem como objeto as diversas facetas do fazer musical, como seus aspectos pedagógicos e performáticos, e procura descrever as relações desta prática social com a construção das noções de corporalidade, temporalidade e alteridade entre seus sujeitos. Uma discussão sobre as interseções entre música e antropologia introduz a tese. A relação entre prática musical e intervenção social é tematizada no segundo capítulo. Uma reflexão sobre a especificidade do aprendizado musical tem lugar no capítulo três. A performance como espaço de manipulação de identidades e de transformação é abordada no quarto capítulo. O último capítulo discute a passagem entre \"matar o tempo\" - principal justificativa para o ingresso em projetos como o Guri - e vivê-lo intensamente, a partir da análise da temporalidade dos sujeitos pesquisados, do tempo musical e da relação entre estes. Dois vídeos - Prelúdio e Microfone, senhora -- integram a tese. São etnografias audiovisuais, que, por seu potencial polifônico, polissêmico e interpretativo, dialogam com o texto, fornecendo ao leitor/expectador outras possibilidades de leitura, fruição e crítica do conteúdo por mim investigado
id USP_ecc49a33167183f90e3bfd72c71bb9ad
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16062021-072036
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São PauloThe music and the risk: an ethnography of musical performance among poor children and young persons in São PauloAnthropology of musicAnthropology of the sensesAntropologia da músicaAntropologia dos sentidosAntropologia visualPerformancePerformanceProjetos de intervenção social para a infância e juventudeSocial intervention projects for childhood and youthVisual anthropologyA pesquisa consiste na abordagem antropológica de um projeto institucional de ensino musical para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda no Estado de São Paulo (Projeto Guri), alguns destes, internos na Febem. A etnografia tem como objeto as diversas facetas do fazer musical, como seus aspectos pedagógicos e performáticos, e procura descrever as relações desta prática social com a construção das noções de corporalidade, temporalidade e alteridade entre seus sujeitos. Uma discussão sobre as interseções entre música e antropologia introduz a tese. A relação entre prática musical e intervenção social é tematizada no segundo capítulo. Uma reflexão sobre a especificidade do aprendizado musical tem lugar no capítulo três. A performance como espaço de manipulação de identidades e de transformação é abordada no quarto capítulo. O último capítulo discute a passagem entre \"matar o tempo\" - principal justificativa para o ingresso em projetos como o Guri - e vivê-lo intensamente, a partir da análise da temporalidade dos sujeitos pesquisados, do tempo musical e da relação entre estes. Dois vídeos - Prelúdio e Microfone, senhora -- integram a tese. São etnografias audiovisuais, que, por seu potencial polifônico, polissêmico e interpretativo, dialogam com o texto, fornecendo ao leitor/expectador outras possibilidades de leitura, fruição e crítica do conteúdo por mim investigadoThe research is an anthropological approach of an institutional project of musical education for poor children and youth in São Paulo (Projeto Guri), some of them under custody of Febem. The ethnography looks toward the different aspects of music making, like musical teaching, learning and performing, and tries to describe the relations of this social practice and the notions of corporality, temporality and alterity among the studied subjects. A discussion about music and anthropology introduces the thesis. The relation between music making and social intervention is the theme of the second chapter. A reflection about the specificity of music learning is done in the third chapter. Performance as identity-manipulation and transformation space is discussed in the fourth chapter. The last chapter discusses the passage from \"killing time\" - the most common justification for participation in projects like Guri - and living it intensely. This is done with the analysis of the temporality of the subjects, the musical timing, and the relation between them. Two videos - Prelúdio (Prelude) and Microfone, senhora (Microphone, madam) - are part of the thesis. They are audiovisual ethnographies, which, for their polyphonic and interpretative potential, dialogue with the text, allowing the reader/spectator other reading, enjoyment and criticism possibilities for the material investigatedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNovaes, Sylvia CaiubyHikiji, Rose Satiko Gitirana2004-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-16062021-072036/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-16T13:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-16062021-072036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-16T13:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo
The music and the risk: an ethnography of musical performance among poor children and young persons in São Paulo
title A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo
spellingShingle A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo
Hikiji, Rose Satiko Gitirana
Anthropology of music
Anthropology of the senses
Antropologia da música
Antropologia dos sentidos
Antropologia visual
Performance
Performance
Projetos de intervenção social para a infância e juventude
Social intervention projects for childhood and youth
Visual anthropology
title_short A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo
title_full A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo
title_fullStr A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo
title_full_unstemmed A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo
title_sort A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo
author Hikiji, Rose Satiko Gitirana
author_facet Hikiji, Rose Satiko Gitirana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novaes, Sylvia Caiuby
dc.contributor.author.fl_str_mv Hikiji, Rose Satiko Gitirana
dc.subject.por.fl_str_mv Anthropology of music
Anthropology of the senses
Antropologia da música
Antropologia dos sentidos
Antropologia visual
Performance
Performance
Projetos de intervenção social para a infância e juventude
Social intervention projects for childhood and youth
Visual anthropology
topic Anthropology of music
Anthropology of the senses
Antropologia da música
Antropologia dos sentidos
Antropologia visual
Performance
Performance
Projetos de intervenção social para a infância e juventude
Social intervention projects for childhood and youth
Visual anthropology
description A pesquisa consiste na abordagem antropológica de um projeto institucional de ensino musical para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda no Estado de São Paulo (Projeto Guri), alguns destes, internos na Febem. A etnografia tem como objeto as diversas facetas do fazer musical, como seus aspectos pedagógicos e performáticos, e procura descrever as relações desta prática social com a construção das noções de corporalidade, temporalidade e alteridade entre seus sujeitos. Uma discussão sobre as interseções entre música e antropologia introduz a tese. A relação entre prática musical e intervenção social é tematizada no segundo capítulo. Uma reflexão sobre a especificidade do aprendizado musical tem lugar no capítulo três. A performance como espaço de manipulação de identidades e de transformação é abordada no quarto capítulo. O último capítulo discute a passagem entre \"matar o tempo\" - principal justificativa para o ingresso em projetos como o Guri - e vivê-lo intensamente, a partir da análise da temporalidade dos sujeitos pesquisados, do tempo musical e da relação entre estes. Dois vídeos - Prelúdio e Microfone, senhora -- integram a tese. São etnografias audiovisuais, que, por seu potencial polifônico, polissêmico e interpretativo, dialogam com o texto, fornecendo ao leitor/expectador outras possibilidades de leitura, fruição e crítica do conteúdo por mim investigado
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-02-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-16062021-072036/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-16062021-072036/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090770963005440