A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-16062021-072036/ |
Resumo: | A pesquisa consiste na abordagem antropológica de um projeto institucional de ensino musical para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda no Estado de São Paulo (Projeto Guri), alguns destes, internos na Febem. A etnografia tem como objeto as diversas facetas do fazer musical, como seus aspectos pedagógicos e performáticos, e procura descrever as relações desta prática social com a construção das noções de corporalidade, temporalidade e alteridade entre seus sujeitos. Uma discussão sobre as interseções entre música e antropologia introduz a tese. A relação entre prática musical e intervenção social é tematizada no segundo capítulo. Uma reflexão sobre a especificidade do aprendizado musical tem lugar no capítulo três. A performance como espaço de manipulação de identidades e de transformação é abordada no quarto capítulo. O último capítulo discute a passagem entre \"matar o tempo\" - principal justificativa para o ingresso em projetos como o Guri - e vivê-lo intensamente, a partir da análise da temporalidade dos sujeitos pesquisados, do tempo musical e da relação entre estes. Dois vídeos - Prelúdio e Microfone, senhora -- integram a tese. São etnografias audiovisuais, que, por seu potencial polifônico, polissêmico e interpretativo, dialogam com o texto, fornecendo ao leitor/expectador outras possibilidades de leitura, fruição e crítica do conteúdo por mim investigado |
id |
USP_ecc49a33167183f90e3bfd72c71bb9ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16062021-072036 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São PauloThe music and the risk: an ethnography of musical performance among poor children and young persons in São PauloAnthropology of musicAnthropology of the sensesAntropologia da músicaAntropologia dos sentidosAntropologia visualPerformancePerformanceProjetos de intervenção social para a infância e juventudeSocial intervention projects for childhood and youthVisual anthropologyA pesquisa consiste na abordagem antropológica de um projeto institucional de ensino musical para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda no Estado de São Paulo (Projeto Guri), alguns destes, internos na Febem. A etnografia tem como objeto as diversas facetas do fazer musical, como seus aspectos pedagógicos e performáticos, e procura descrever as relações desta prática social com a construção das noções de corporalidade, temporalidade e alteridade entre seus sujeitos. Uma discussão sobre as interseções entre música e antropologia introduz a tese. A relação entre prática musical e intervenção social é tematizada no segundo capítulo. Uma reflexão sobre a especificidade do aprendizado musical tem lugar no capítulo três. A performance como espaço de manipulação de identidades e de transformação é abordada no quarto capítulo. O último capítulo discute a passagem entre \"matar o tempo\" - principal justificativa para o ingresso em projetos como o Guri - e vivê-lo intensamente, a partir da análise da temporalidade dos sujeitos pesquisados, do tempo musical e da relação entre estes. Dois vídeos - Prelúdio e Microfone, senhora -- integram a tese. São etnografias audiovisuais, que, por seu potencial polifônico, polissêmico e interpretativo, dialogam com o texto, fornecendo ao leitor/expectador outras possibilidades de leitura, fruição e crítica do conteúdo por mim investigadoThe research is an anthropological approach of an institutional project of musical education for poor children and youth in São Paulo (Projeto Guri), some of them under custody of Febem. The ethnography looks toward the different aspects of music making, like musical teaching, learning and performing, and tries to describe the relations of this social practice and the notions of corporality, temporality and alterity among the studied subjects. A discussion about music and anthropology introduces the thesis. The relation between music making and social intervention is the theme of the second chapter. A reflection about the specificity of music learning is done in the third chapter. Performance as identity-manipulation and transformation space is discussed in the fourth chapter. The last chapter discusses the passage from \"killing time\" - the most common justification for participation in projects like Guri - and living it intensely. This is done with the analysis of the temporality of the subjects, the musical timing, and the relation between them. Two videos - Prelúdio (Prelude) and Microfone, senhora (Microphone, madam) - are part of the thesis. They are audiovisual ethnographies, which, for their polyphonic and interpretative potential, dialogue with the text, allowing the reader/spectator other reading, enjoyment and criticism possibilities for the material investigatedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNovaes, Sylvia CaiubyHikiji, Rose Satiko Gitirana2004-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-16062021-072036/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-16T13:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-16062021-072036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-16T13:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo The music and the risk: an ethnography of musical performance among poor children and young persons in São Paulo |
title |
A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo |
spellingShingle |
A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo Hikiji, Rose Satiko Gitirana Anthropology of music Anthropology of the senses Antropologia da música Antropologia dos sentidos Antropologia visual Performance Performance Projetos de intervenção social para a infância e juventude Social intervention projects for childhood and youth Visual anthropology |
title_short |
A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo |
title_full |
A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo |
title_fullStr |
A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo |
title_full_unstemmed |
A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo |
title_sort |
A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo |
author |
Hikiji, Rose Satiko Gitirana |
author_facet |
Hikiji, Rose Satiko Gitirana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Novaes, Sylvia Caiuby |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hikiji, Rose Satiko Gitirana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anthropology of music Anthropology of the senses Antropologia da música Antropologia dos sentidos Antropologia visual Performance Performance Projetos de intervenção social para a infância e juventude Social intervention projects for childhood and youth Visual anthropology |
topic |
Anthropology of music Anthropology of the senses Antropologia da música Antropologia dos sentidos Antropologia visual Performance Performance Projetos de intervenção social para a infância e juventude Social intervention projects for childhood and youth Visual anthropology |
description |
A pesquisa consiste na abordagem antropológica de um projeto institucional de ensino musical para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda no Estado de São Paulo (Projeto Guri), alguns destes, internos na Febem. A etnografia tem como objeto as diversas facetas do fazer musical, como seus aspectos pedagógicos e performáticos, e procura descrever as relações desta prática social com a construção das noções de corporalidade, temporalidade e alteridade entre seus sujeitos. Uma discussão sobre as interseções entre música e antropologia introduz a tese. A relação entre prática musical e intervenção social é tematizada no segundo capítulo. Uma reflexão sobre a especificidade do aprendizado musical tem lugar no capítulo três. A performance como espaço de manipulação de identidades e de transformação é abordada no quarto capítulo. O último capítulo discute a passagem entre \"matar o tempo\" - principal justificativa para o ingresso em projetos como o Guri - e vivê-lo intensamente, a partir da análise da temporalidade dos sujeitos pesquisados, do tempo musical e da relação entre estes. Dois vídeos - Prelúdio e Microfone, senhora -- integram a tese. São etnografias audiovisuais, que, por seu potencial polifônico, polissêmico e interpretativo, dialogam com o texto, fornecendo ao leitor/expectador outras possibilidades de leitura, fruição e crítica do conteúdo por mim investigado |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-02-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-16062021-072036/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-16062021-072036/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257072939302912 |