Uso de Algoritmos Genéticos para otimização de modelagem geoestatística aplicada à demanda por transportes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Samille Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-23052019-114238/
Resumo: Geralmente, dados relacionados à demanda por transportes não são independentes no espaço. Por esta razão, o uso de técnicas de estatística espacial torna-se relevante para aprimoramento de estimativas. A geoestatística está entre as técnicas que incorporam a dependência espacial em suas análises e o semivariograma é uma ferramenta indispensável para descrever e ilustrar a estrutura espacial de uma Variável Regionalizada. Muitas vezes, o cálculo e ajuste do semivariograma experimental são realizados visualmente, de acordo a familiaridade com os dados ou experiência do pesquisador, o que exige, sobretudo, tempo de dedicação às análises. A partir destas considerações, técnicas de otimização podem ser uma alternativa viável para cálculo e ajuste de semivariograma experimental. Diante disso, este trabalho objetiva avaliar a adequabilidade do uso de Algoritmos Genéticos (AG) para otimização da modelagem geoestatística aplicada à demanda por transportes. Outro ponto importante é a forma de representação de dados de transportes: quando disponíveis, dados desagregados, por domicílios, comprometem a qualidade dos modelos variográficos, devido à sua alta aleatoriedade espacial. Diante disso, outra importante contribuição deste estudo foi a implementação de um código em software livre para definir a dimensão de uma grade para agregação de dados pontuais. A implementação do AG permitiu a obtenção de inúmeros modelos variográficos de duas variáveis relacionadas à demanda por transportes, para dois diferentes suportes geográficos. Além disso, foi possível obter os intervalos mais frequentes dos parâmetros dos semivariograma com melhor fitness. Finalmente, uma proposta primária de análise da semivariância foi apresentada, a fim de validar os resultados obtidos pelo AG. A análise de mapas de semivariância permitiu verificar o comportamento estrutural das variáveis estudadas. Apesar da abordagem tradicional (mapas de semivariância e ajuste manual) apresentar algumas dissimilaridades quando comparada aos melhores semivariogramas provenientes do AG, as medidas de desempenho, obtidas através da validação cruzada, foram bem similares. Conclui-se que a otimização da modelagem geoestatística, através de AG, pode trazer contribuições importantes, relativas a maior facilidade de cálculo e ajuste, além de distribuição de parâmetros variográficos associados a soluções quase ótimas. Vale ressaltar que o código desenvolvido ao longo desta tese, disponível ao público, pode ser utilizado em qualquer área do conhecimento onde se verifique a existência de dependência espacial entre as observações.
id USP_ed6bbd37227742492959868f89fbed50
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23052019-114238
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uso de Algoritmos Genéticos para otimização de modelagem geoestatística aplicada à demanda por transportesGenetic Algorithms for optimization of geostatistical modeling applied to transport demandAlgoritmos GenéticosAnálise EspacialDemanda por TransportesGenetic AlgorithmsOptimizationOtimizaçãoSemivariogramasSemivariogramsSpatial AnalysisTravel DemandGeralmente, dados relacionados à demanda por transportes não são independentes no espaço. Por esta razão, o uso de técnicas de estatística espacial torna-se relevante para aprimoramento de estimativas. A geoestatística está entre as técnicas que incorporam a dependência espacial em suas análises e o semivariograma é uma ferramenta indispensável para descrever e ilustrar a estrutura espacial de uma Variável Regionalizada. Muitas vezes, o cálculo e ajuste do semivariograma experimental são realizados visualmente, de acordo a familiaridade com os dados ou experiência do pesquisador, o que exige, sobretudo, tempo de dedicação às análises. A partir destas considerações, técnicas de otimização podem ser uma alternativa viável para cálculo e ajuste de semivariograma experimental. Diante disso, este trabalho objetiva avaliar a adequabilidade do uso de Algoritmos Genéticos (AG) para otimização da modelagem geoestatística aplicada à demanda por transportes. Outro ponto importante é a forma de representação de dados de transportes: quando disponíveis, dados desagregados, por domicílios, comprometem a qualidade dos modelos variográficos, devido à sua alta aleatoriedade espacial. Diante disso, outra importante contribuição deste estudo foi a implementação de um código em software livre para definir a dimensão de uma grade para agregação de dados pontuais. A implementação do AG permitiu a obtenção de inúmeros modelos variográficos de duas variáveis relacionadas à demanda por transportes, para dois diferentes suportes geográficos. Além disso, foi possível obter os intervalos mais frequentes dos parâmetros dos semivariograma com melhor fitness. Finalmente, uma proposta primária de análise da semivariância foi apresentada, a fim de validar os resultados obtidos pelo AG. A análise de mapas de semivariância permitiu verificar o comportamento estrutural das variáveis estudadas. Apesar da abordagem tradicional (mapas de semivariância e ajuste manual) apresentar algumas dissimilaridades quando comparada aos melhores semivariogramas provenientes do AG, as medidas de desempenho, obtidas através da validação cruzada, foram bem similares. Conclui-se que a otimização da modelagem geoestatística, através de AG, pode trazer contribuições importantes, relativas a maior facilidade de cálculo e ajuste, além de distribuição de parâmetros variográficos associados a soluções quase ótimas. Vale ressaltar que o código desenvolvido ao longo desta tese, disponível ao público, pode ser utilizado em qualquer área do conhecimento onde se verifique a existência de dependência espacial entre as observações.Data related to travel demand are generally not independent in space. Due to this, using spatial statistics techniques is important for improving estimates. Geostatistics is among the techniques that incorporate spatial dependence in its analyses and the semivariogram is an indispensable tool to describe and illustrate the spatial structure of a Regionalized Variable. The calculation and fitting of the experimental semivariogram are often performed visually, according to the familiarity with the data or the researcher\'s experience, which requires, above all, time for the analyses. Based on these considerations, optimization techniques can be a viable alternative to calculate and fitting the experimental semivariogram. Therefore, this study aims to evaluate the adequacy of using Genetic Algorithms (GAs) to optimize geostatistical modeling applied to travel demand. Another important point is the way of representing travel data: when it is available, disaggregated data by households affect the quality of variographic models, due to their high spatial randomness. Therefore, another important contribution of this study was the implementation of a free software code to define the size of a grid for aggregation of point data. Implementing the GA enabled us to obtain numerous variographic models of two variables related to travel demand for two different geographical supports. In addition, the most frequent intervals of the semivariogram parameters could be obtained with better fitness. Finally, a primary proposal for semivariance analysis was presented in order to validate the results obtained by the GA. The semivariance analysis maps verified the structural behavior of the studied variables. In spite of traditional approach (semivariance maps and manual fit) to present some dissimilarities when compared to the best semivariograms from GA, the performance measures obtained through cross validation were very similar. It can be concluded that the geostatistical modeling optimization, through GA, can bring important contributions, related to making calculations and fits easier, as well as distribution of variographic parameters associated with almost optimal solutions. It is worth mentioning that the code developed throughout this thesis, available to the public, can be used in any area of knowledge where there is a spatial dependence between observations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPitombo, Cira SouzaRocha, Samille Santos2019-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-23052019-114238/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-23052019-114238Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de Algoritmos Genéticos para otimização de modelagem geoestatística aplicada à demanda por transportes
Genetic Algorithms for optimization of geostatistical modeling applied to transport demand
title Uso de Algoritmos Genéticos para otimização de modelagem geoestatística aplicada à demanda por transportes
spellingShingle Uso de Algoritmos Genéticos para otimização de modelagem geoestatística aplicada à demanda por transportes
Rocha, Samille Santos
Algoritmos Genéticos
Análise Espacial
Demanda por Transportes
Genetic Algorithms
Optimization
Otimização
Semivariogramas
Semivariograms
Spatial Analysis
Travel Demand
title_short Uso de Algoritmos Genéticos para otimização de modelagem geoestatística aplicada à demanda por transportes
title_full Uso de Algoritmos Genéticos para otimização de modelagem geoestatística aplicada à demanda por transportes
title_fullStr Uso de Algoritmos Genéticos para otimização de modelagem geoestatística aplicada à demanda por transportes
title_full_unstemmed Uso de Algoritmos Genéticos para otimização de modelagem geoestatística aplicada à demanda por transportes
title_sort Uso de Algoritmos Genéticos para otimização de modelagem geoestatística aplicada à demanda por transportes
author Rocha, Samille Santos
author_facet Rocha, Samille Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pitombo, Cira Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Samille Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Algoritmos Genéticos
Análise Espacial
Demanda por Transportes
Genetic Algorithms
Optimization
Otimização
Semivariogramas
Semivariograms
Spatial Analysis
Travel Demand
topic Algoritmos Genéticos
Análise Espacial
Demanda por Transportes
Genetic Algorithms
Optimization
Otimização
Semivariogramas
Semivariograms
Spatial Analysis
Travel Demand
description Geralmente, dados relacionados à demanda por transportes não são independentes no espaço. Por esta razão, o uso de técnicas de estatística espacial torna-se relevante para aprimoramento de estimativas. A geoestatística está entre as técnicas que incorporam a dependência espacial em suas análises e o semivariograma é uma ferramenta indispensável para descrever e ilustrar a estrutura espacial de uma Variável Regionalizada. Muitas vezes, o cálculo e ajuste do semivariograma experimental são realizados visualmente, de acordo a familiaridade com os dados ou experiência do pesquisador, o que exige, sobretudo, tempo de dedicação às análises. A partir destas considerações, técnicas de otimização podem ser uma alternativa viável para cálculo e ajuste de semivariograma experimental. Diante disso, este trabalho objetiva avaliar a adequabilidade do uso de Algoritmos Genéticos (AG) para otimização da modelagem geoestatística aplicada à demanda por transportes. Outro ponto importante é a forma de representação de dados de transportes: quando disponíveis, dados desagregados, por domicílios, comprometem a qualidade dos modelos variográficos, devido à sua alta aleatoriedade espacial. Diante disso, outra importante contribuição deste estudo foi a implementação de um código em software livre para definir a dimensão de uma grade para agregação de dados pontuais. A implementação do AG permitiu a obtenção de inúmeros modelos variográficos de duas variáveis relacionadas à demanda por transportes, para dois diferentes suportes geográficos. Além disso, foi possível obter os intervalos mais frequentes dos parâmetros dos semivariograma com melhor fitness. Finalmente, uma proposta primária de análise da semivariância foi apresentada, a fim de validar os resultados obtidos pelo AG. A análise de mapas de semivariância permitiu verificar o comportamento estrutural das variáveis estudadas. Apesar da abordagem tradicional (mapas de semivariância e ajuste manual) apresentar algumas dissimilaridades quando comparada aos melhores semivariogramas provenientes do AG, as medidas de desempenho, obtidas através da validação cruzada, foram bem similares. Conclui-se que a otimização da modelagem geoestatística, através de AG, pode trazer contribuições importantes, relativas a maior facilidade de cálculo e ajuste, além de distribuição de parâmetros variográficos associados a soluções quase ótimas. Vale ressaltar que o código desenvolvido ao longo desta tese, disponível ao público, pode ser utilizado em qualquer área do conhecimento onde se verifique a existência de dependência espacial entre as observações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-23052019-114238/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-23052019-114238/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256531256475648