As ideias políticas do Centro Popular de Cultura e a busca por um \"teatro proletário\"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takara, Jacqueline da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-09032021-005056/
Resumo: Este trabalho propõe um estudo das ideias e motivações políticas do Centro Popular de Cultura que nasce associado à União Nacional dos Estudantes (UNE), tendo em vista sua experiência na cidade de Santo André, em que se busca uma prática engajada de \"teatro proletário\". Para isso, analisa-se as ideias contidas no Anteprojeto do Manifesto do CPC, bem como no livro A Questão da Cultura Popular, ambos de autoria de Carlos Estevam Martins, ainda se apresenta a crítica à linha adotada na Resolução Política do V Congresso do Partido Comunista Brasileiro (PCB) (1960) e a síntese de seu programa de luta \"anti-imperialista e antifeudal, nacional e democrática\". O trabalho traz a revisão histórica e política das críticas produzidas em meados da década de 1980 ao CPC, em especial, a de Marilena Chauí, em Seminários (1983), da coleção O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira, além de recuperar a história do CPC do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, em que o projeto do CPC é levado às últimas consequências e a cultura popular toma a forma da cultura proletária, cujas concepções políticas aparecem próximas do Proletkult russo. Para essa última parte, utiliza-se como principal referência o livro de Thimoteo Camacho, Cultura dos trabalhadores e crise política: estudo sobre o Centro Popular de Cultura do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André (1999), bem como entrevistas realizadas com seus integrantes. Este trabalho recupera parte da história do teatro brasileiro praticamente toda apagada com o Golpe Civil-Militar de 1964 e retoma a discussão sobre os propósitos políticos do CPC à luz de sua experiência no seio do movimento operário. A partir dessa pesquisa, é possível concluir que as ideias políticas do CPC eram em grande medida expressões da linha política do PCB, de luta pela consolidação de uma cultura popular e proletária em combate à cultura burguesa e, ao mesmo tempo, de aliança com setores da burguesia nacional e em defesa da consolidação de seu regime.
id USP_ed703e99a9f2de987853e4fef1880624
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09032021-005056
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling As ideias políticas do Centro Popular de Cultura e a busca por um \"teatro proletário\"The political ideas of the Popular Center of Culture and the search for a \"proletarian theater\"Centro Popular de CulturaMetalworkers Union of Santo AndréPopular Center of CultureProletarian theaterSindicato dos Metalúrgicos de Santo AndréTeatro proletárioEste trabalho propõe um estudo das ideias e motivações políticas do Centro Popular de Cultura que nasce associado à União Nacional dos Estudantes (UNE), tendo em vista sua experiência na cidade de Santo André, em que se busca uma prática engajada de \"teatro proletário\". Para isso, analisa-se as ideias contidas no Anteprojeto do Manifesto do CPC, bem como no livro A Questão da Cultura Popular, ambos de autoria de Carlos Estevam Martins, ainda se apresenta a crítica à linha adotada na Resolução Política do V Congresso do Partido Comunista Brasileiro (PCB) (1960) e a síntese de seu programa de luta \"anti-imperialista e antifeudal, nacional e democrática\". O trabalho traz a revisão histórica e política das críticas produzidas em meados da década de 1980 ao CPC, em especial, a de Marilena Chauí, em Seminários (1983), da coleção O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira, além de recuperar a história do CPC do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, em que o projeto do CPC é levado às últimas consequências e a cultura popular toma a forma da cultura proletária, cujas concepções políticas aparecem próximas do Proletkult russo. Para essa última parte, utiliza-se como principal referência o livro de Thimoteo Camacho, Cultura dos trabalhadores e crise política: estudo sobre o Centro Popular de Cultura do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André (1999), bem como entrevistas realizadas com seus integrantes. Este trabalho recupera parte da história do teatro brasileiro praticamente toda apagada com o Golpe Civil-Militar de 1964 e retoma a discussão sobre os propósitos políticos do CPC à luz de sua experiência no seio do movimento operário. A partir dessa pesquisa, é possível concluir que as ideias políticas do CPC eram em grande medida expressões da linha política do PCB, de luta pela consolidação de uma cultura popular e proletária em combate à cultura burguesa e, ao mesmo tempo, de aliança com setores da burguesia nacional e em defesa da consolidação de seu regime.This work proposes a study of the political ideas and motivations of the Popular Center of Culture that is born associated with the National Union of Students (UNE), in view of its experience in the city of Santo André, in which an engaged practice of \"proletarian theater\" is sought . To this end, we analyze the ideas contained in the Preliminary Draft of CPC\'s Manifesto, as well as in the book The Question of Popular Culture, both written by Carlos Estevam Martins, still presents the criticism to the line adopted in the Political Resolution of the V Congress of the Brazilian Communist Party (PCB) (1960) and the synthesis of its \"anti-imperialist and anti-feudal, national and democratic\" struggle program. The work brings the historical and political revision of the criticisms produced in the mid-1980s to the CPC, in particular, that of Marilena Chauí, in Seminars (1983), from the collection The Nacional and the Popular in the Brazilian Culture, in addition to recovering the history of the CPC of the Metalworkers Union of Santo André, in which the CPC project is taken to the last consequences and popular culture it takes the form of proletarian culture, whose political views appear close to the Russian Proletkult. For this last part, the main reference is the book by Thimoteo Camacho, Workers\' Culture and Political Crisis: a study on the Popular Center of Culture of the Metalworkers Union of Santo André (1999), as well as interviews with its members. This work recovers part of the history of Brazilian theater that was almost completely erased by the 1964 Civil-Military Coup and resumes the discussion of the CPC\'s political purposes in the light of its experience within the workers\' movement. From this research, it is possible to conclude that the political ideas of the CPC were largely expressions of the political line of the PCB, of the struggle for the consolidation of a popular and proletarian culture in the fight against bourgeois culture and, at the same time, of an alliance with sectors of the national bourgeoisie and in defense of the consolidation of its regime.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartins, Ferdinando CrepaldeTakara, Jacqueline da Silva2020-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-09032021-005056/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-09T07:53:01Zoai:teses.usp.br:tde-09032021-005056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-09T07:53:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As ideias políticas do Centro Popular de Cultura e a busca por um \"teatro proletário\"
The political ideas of the Popular Center of Culture and the search for a \"proletarian theater\"
title As ideias políticas do Centro Popular de Cultura e a busca por um \"teatro proletário\"
spellingShingle As ideias políticas do Centro Popular de Cultura e a busca por um \"teatro proletário\"
Takara, Jacqueline da Silva
Centro Popular de Cultura
Metalworkers Union of Santo André
Popular Center of Culture
Proletarian theater
Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André
Teatro proletário
title_short As ideias políticas do Centro Popular de Cultura e a busca por um \"teatro proletário\"
title_full As ideias políticas do Centro Popular de Cultura e a busca por um \"teatro proletário\"
title_fullStr As ideias políticas do Centro Popular de Cultura e a busca por um \"teatro proletário\"
title_full_unstemmed As ideias políticas do Centro Popular de Cultura e a busca por um \"teatro proletário\"
title_sort As ideias políticas do Centro Popular de Cultura e a busca por um \"teatro proletário\"
author Takara, Jacqueline da Silva
author_facet Takara, Jacqueline da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Ferdinando Crepalde
dc.contributor.author.fl_str_mv Takara, Jacqueline da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Centro Popular de Cultura
Metalworkers Union of Santo André
Popular Center of Culture
Proletarian theater
Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André
Teatro proletário
topic Centro Popular de Cultura
Metalworkers Union of Santo André
Popular Center of Culture
Proletarian theater
Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André
Teatro proletário
description Este trabalho propõe um estudo das ideias e motivações políticas do Centro Popular de Cultura que nasce associado à União Nacional dos Estudantes (UNE), tendo em vista sua experiência na cidade de Santo André, em que se busca uma prática engajada de \"teatro proletário\". Para isso, analisa-se as ideias contidas no Anteprojeto do Manifesto do CPC, bem como no livro A Questão da Cultura Popular, ambos de autoria de Carlos Estevam Martins, ainda se apresenta a crítica à linha adotada na Resolução Política do V Congresso do Partido Comunista Brasileiro (PCB) (1960) e a síntese de seu programa de luta \"anti-imperialista e antifeudal, nacional e democrática\". O trabalho traz a revisão histórica e política das críticas produzidas em meados da década de 1980 ao CPC, em especial, a de Marilena Chauí, em Seminários (1983), da coleção O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira, além de recuperar a história do CPC do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, em que o projeto do CPC é levado às últimas consequências e a cultura popular toma a forma da cultura proletária, cujas concepções políticas aparecem próximas do Proletkult russo. Para essa última parte, utiliza-se como principal referência o livro de Thimoteo Camacho, Cultura dos trabalhadores e crise política: estudo sobre o Centro Popular de Cultura do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André (1999), bem como entrevistas realizadas com seus integrantes. Este trabalho recupera parte da história do teatro brasileiro praticamente toda apagada com o Golpe Civil-Militar de 1964 e retoma a discussão sobre os propósitos políticos do CPC à luz de sua experiência no seio do movimento operário. A partir dessa pesquisa, é possível concluir que as ideias políticas do CPC eram em grande medida expressões da linha política do PCB, de luta pela consolidação de uma cultura popular e proletária em combate à cultura burguesa e, ao mesmo tempo, de aliança com setores da burguesia nacional e em defesa da consolidação de seu regime.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-09032021-005056/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-09032021-005056/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090542099759104