Estações ferroviárias de São Paulo: locais públicos da mobilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neres, Rodrigo Morganti
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-11122023-114115/
Resumo: A mobilidade, em múltiplas escalas, é algo representativo da contemporaneidade e uma atividade intrínseca à vida social e urbana. No momento histórico atual, as pessoas, objetos e informações estão, de modo geral, circulando cada vez mais, por diferentes motivos, através de diferentes tecnologias e com maior rapidez e frequência. Os deslocamentos urbanos, especificamente, se dão sempre em relação ao espaço urbano e produzem efeitos socioespaciais positivos, como a ampliação da acessibilidade das localidades, e negativos, como fomentar, em conjunto com outros fatores, processos segregativos. Vista sob essa perspectiva e considerando os aspectos econômicos, sociais, políticos e espaciais envolvidos, a mobilidade não é apenas o deslocamento de um ponto a outro. É uma prática social imbuída de significados que, enquanto fator social, é um agente de produção do espaço e do tempo. Ao passo que, considerar essas questões abre muitas possibilidades de compreensão das infraestruturas de transporte para além do domínio excessivamente técnico ao qual pertencem. Observar como as pessoas se comportam em seus deslocamentos e usam os espaços das infraestruturas de transporte é uma delas. É a partir dessa abordagem, que traz as pessoas e as práticas sociais da mobilidade para o centro das análises, que as estações ferroviárias de São Paulo são investigadas nesta tese como locais públicos da mobilidade em íntima relação com a cidade. Ao associar os usos identificados em levantamentos em campo às características espaciais, esta pesquisa se desenvolve a partir do estudo de caso das estações Barra Funda, Pirituba e Jardim Helena-Vila Mara. Os resultados indicam a diversidade de formas com que essas infraestruturas se relacionam com o espaço urbano da metrópole paulista, de acordo com os usos dos passageiros, com as características de inserção urbana e as possibilidades de ampliar a sinergia das estações com os espaços públicos, criados ou existentes.
id USP_eda01bf4f29cb27f7d0ce80dd25e3611
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11122023-114115
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estações ferroviárias de São Paulo: locais públicos da mobilidadeSão Paulo railway stations: public places of mobilityEstações ferroviáriasMobilidade urbanaPráticas sociaisRail transportRailway stationsSão PauloSão PauloSocial practicesTransporte ferroviárioUrban mobilityA mobilidade, em múltiplas escalas, é algo representativo da contemporaneidade e uma atividade intrínseca à vida social e urbana. No momento histórico atual, as pessoas, objetos e informações estão, de modo geral, circulando cada vez mais, por diferentes motivos, através de diferentes tecnologias e com maior rapidez e frequência. Os deslocamentos urbanos, especificamente, se dão sempre em relação ao espaço urbano e produzem efeitos socioespaciais positivos, como a ampliação da acessibilidade das localidades, e negativos, como fomentar, em conjunto com outros fatores, processos segregativos. Vista sob essa perspectiva e considerando os aspectos econômicos, sociais, políticos e espaciais envolvidos, a mobilidade não é apenas o deslocamento de um ponto a outro. É uma prática social imbuída de significados que, enquanto fator social, é um agente de produção do espaço e do tempo. Ao passo que, considerar essas questões abre muitas possibilidades de compreensão das infraestruturas de transporte para além do domínio excessivamente técnico ao qual pertencem. Observar como as pessoas se comportam em seus deslocamentos e usam os espaços das infraestruturas de transporte é uma delas. É a partir dessa abordagem, que traz as pessoas e as práticas sociais da mobilidade para o centro das análises, que as estações ferroviárias de São Paulo são investigadas nesta tese como locais públicos da mobilidade em íntima relação com a cidade. Ao associar os usos identificados em levantamentos em campo às características espaciais, esta pesquisa se desenvolve a partir do estudo de caso das estações Barra Funda, Pirituba e Jardim Helena-Vila Mara. Os resultados indicam a diversidade de formas com que essas infraestruturas se relacionam com o espaço urbano da metrópole paulista, de acordo com os usos dos passageiros, com as características de inserção urbana e as possibilidades de ampliar a sinergia das estações com os espaços públicos, criados ou existentes.Mobility, on multiple scales, is something representative of contemporaneity and an intrinsic activity to social and urban life. Nowadays, people, objects and information are, in general, increasingly circulating, for different reasons, through different technologies and with greater speed and frequency. Specifically urban commuting, always occurs in relation to the urban space and produces positive socio-spatial effects, such as increasing the accessibility of locations, and negative ones, such as promoting, with other factors, segregation processes. Seen from this perspective and considering the economic, social, political and spatial aspects involved, mobility is not just the displacement from one point to another. It is a social practice imbued with meanings that, as a social factor, is an agent of production of space and time. Whereas, considering these issues provides many possibilities for understanding transport infrastructure beyond the overly technical domain to which they belong. Observing how moving people behave and use the spaces of transport infrastructure is one of them. Through this approach, which brings people and mobile practices to the center of the analysis, the railway stations of São Paulo are investigated in this thesis as public places of mobility and its relations with the city. By associating the uses identified in field surveys with the spatial characteristics, this research was developed from the case study of Barra Funda, Pirituba and Jardim Helena-Vila Mara stations. The results reveal the diversity of ways in which these infrastructures relate to the urban space of the São Paulo metropolis, according to the uses of passengers, with the characteristics of urban integration and the possibilities of expanding the synergy of stations with public spaces, created or existing.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Fernanda Fernandes daNeres, Rodrigo Morganti2023-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-11122023-114115/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-27T18:00:02Zoai:teses.usp.br:tde-11122023-114115Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-27T18:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estações ferroviárias de São Paulo: locais públicos da mobilidade
São Paulo railway stations: public places of mobility
title Estações ferroviárias de São Paulo: locais públicos da mobilidade
spellingShingle Estações ferroviárias de São Paulo: locais públicos da mobilidade
Neres, Rodrigo Morganti
Estações ferroviárias
Mobilidade urbana
Práticas sociais
Rail transport
Railway stations
São Paulo
São Paulo
Social practices
Transporte ferroviário
Urban mobility
title_short Estações ferroviárias de São Paulo: locais públicos da mobilidade
title_full Estações ferroviárias de São Paulo: locais públicos da mobilidade
title_fullStr Estações ferroviárias de São Paulo: locais públicos da mobilidade
title_full_unstemmed Estações ferroviárias de São Paulo: locais públicos da mobilidade
title_sort Estações ferroviárias de São Paulo: locais públicos da mobilidade
author Neres, Rodrigo Morganti
author_facet Neres, Rodrigo Morganti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Fernanda Fernandes da
dc.contributor.author.fl_str_mv Neres, Rodrigo Morganti
dc.subject.por.fl_str_mv Estações ferroviárias
Mobilidade urbana
Práticas sociais
Rail transport
Railway stations
São Paulo
São Paulo
Social practices
Transporte ferroviário
Urban mobility
topic Estações ferroviárias
Mobilidade urbana
Práticas sociais
Rail transport
Railway stations
São Paulo
São Paulo
Social practices
Transporte ferroviário
Urban mobility
description A mobilidade, em múltiplas escalas, é algo representativo da contemporaneidade e uma atividade intrínseca à vida social e urbana. No momento histórico atual, as pessoas, objetos e informações estão, de modo geral, circulando cada vez mais, por diferentes motivos, através de diferentes tecnologias e com maior rapidez e frequência. Os deslocamentos urbanos, especificamente, se dão sempre em relação ao espaço urbano e produzem efeitos socioespaciais positivos, como a ampliação da acessibilidade das localidades, e negativos, como fomentar, em conjunto com outros fatores, processos segregativos. Vista sob essa perspectiva e considerando os aspectos econômicos, sociais, políticos e espaciais envolvidos, a mobilidade não é apenas o deslocamento de um ponto a outro. É uma prática social imbuída de significados que, enquanto fator social, é um agente de produção do espaço e do tempo. Ao passo que, considerar essas questões abre muitas possibilidades de compreensão das infraestruturas de transporte para além do domínio excessivamente técnico ao qual pertencem. Observar como as pessoas se comportam em seus deslocamentos e usam os espaços das infraestruturas de transporte é uma delas. É a partir dessa abordagem, que traz as pessoas e as práticas sociais da mobilidade para o centro das análises, que as estações ferroviárias de São Paulo são investigadas nesta tese como locais públicos da mobilidade em íntima relação com a cidade. Ao associar os usos identificados em levantamentos em campo às características espaciais, esta pesquisa se desenvolve a partir do estudo de caso das estações Barra Funda, Pirituba e Jardim Helena-Vila Mara. Os resultados indicam a diversidade de formas com que essas infraestruturas se relacionam com o espaço urbano da metrópole paulista, de acordo com os usos dos passageiros, com as características de inserção urbana e as possibilidades de ampliar a sinergia das estações com os espaços públicos, criados ou existentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-11122023-114115/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-11122023-114115/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090635693555712