A imagem que se move: uma análise do filme \"Chaplin
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-04092018-164424/ |
Resumo: | O trabalho a seguir propõe um estudo do filme Chaplin (1992), dirigido por Richard Attenborough. Essa investigação foi feita sob a perspectiva da psicologia social da arte e do cinema, procurando entender o objeto dentro do campo em que ele se encaixa: a atividade artística. Levantamos também a discussão das temáticas que a própria obra suscita. Para tal, alguns autores de áreas conciliáveis com a psicologia foram utilizados também. Exemplo disso é a forte presença de estudos iconológicos no trabalho. Em nossa avaliação do filme subdividimos a análise em duas etapas majoritárias. Na primeira delas, separamos a obra por seções, de acordo com o que consideramos como momentos distintos da narrativa. Cada uma delas corresponde a uma fase da vida do personagem principal e/ou uma série de acontecimentos muito marcantes correlacionados. Nessas seções consideramos também algumas categorias técnicas para a avaliação das cenas. São as atuações, a música, os diferentes enquadramentos e cenários e a luminosidade dos frames, assim como as suas cores. Já na segunda parte da análise, algumas das sequências são avaliadas mais profundamente, considerando as categorias anteriormente citadas e fazendo uma descrição minuciosa do correr daquele instante narrativo. Além disso, são discutidos os tópicos que aparecem com mais força na sequência. Ou seja, estivemos atentos a dois aspectos principais enquanto analisamos o filme: as temáticas recorrentes da obra (como a relação entre fama, sucesso e solidão, por exemplo) e as estratégias utilizadas pela película para criar as cenas e a narrativa. A forma como ela combina os enquadramentos, a música e os demais elementos. Por fim, estabelecemos algumas reflexões gerais sobre o filme como um todo, pensando na análise das seções e das sequências escolhidas. Assim como também propomos uma continuidade das discussões erigidas nesta pesquisa |
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A imagem que se move: uma análise do filme \"ChaplinNot informed by the authorPsicologia e artePsicologia e cinemaPsicologia socialPsicologia social e experiência estéticaPsychology and artPsychology and cinemaSocial psychologySocial psychology and aesthetic experienceO trabalho a seguir propõe um estudo do filme Chaplin (1992), dirigido por Richard Attenborough. Essa investigação foi feita sob a perspectiva da psicologia social da arte e do cinema, procurando entender o objeto dentro do campo em que ele se encaixa: a atividade artística. Levantamos também a discussão das temáticas que a própria obra suscita. Para tal, alguns autores de áreas conciliáveis com a psicologia foram utilizados também. Exemplo disso é a forte presença de estudos iconológicos no trabalho. Em nossa avaliação do filme subdividimos a análise em duas etapas majoritárias. Na primeira delas, separamos a obra por seções, de acordo com o que consideramos como momentos distintos da narrativa. Cada uma delas corresponde a uma fase da vida do personagem principal e/ou uma série de acontecimentos muito marcantes correlacionados. Nessas seções consideramos também algumas categorias técnicas para a avaliação das cenas. São as atuações, a música, os diferentes enquadramentos e cenários e a luminosidade dos frames, assim como as suas cores. Já na segunda parte da análise, algumas das sequências são avaliadas mais profundamente, considerando as categorias anteriormente citadas e fazendo uma descrição minuciosa do correr daquele instante narrativo. Além disso, são discutidos os tópicos que aparecem com mais força na sequência. Ou seja, estivemos atentos a dois aspectos principais enquanto analisamos o filme: as temáticas recorrentes da obra (como a relação entre fama, sucesso e solidão, por exemplo) e as estratégias utilizadas pela película para criar as cenas e a narrativa. A forma como ela combina os enquadramentos, a música e os demais elementos. Por fim, estabelecemos algumas reflexões gerais sobre o filme como um todo, pensando na análise das seções e das sequências escolhidas. Assim como também propomos uma continuidade das discussões erigidas nesta pesquisaThe following work proposes a study of Chaplin (1992), movie directed by Richard Attenborough. We carried this inquiry under the Social Psychology of Art and Cinema perspective, trying to understand the object inside the field it fits in: the artistic activity. We also discussed themes the own work of art elicits. For this, we applied scholars whose areas dialogue with Psychology as well. For instance, we have a strong presence of iconological studies in the work. The examination of the film required a two main steps subdivided analysis. On the first one, we separated the movie into sections, according to what we considered distinguished moments of the narrative. Each one of them matches a protagonists life phase and/or a correlated chain of remarkable events. We also considered some technical categories on these sections, so we could examine the scenes. They are the performers acting, music, framings and scenarios, and finally the colors and luminosity of these frames. Then we have the second part analysis, which is a deep and detailed examination of some sequences, considering the mentioned categories. In other words, we kept our attention on two main aspects while conducting the analysis: the movie recurring issues (for instance, the relation between fame, success and loneliness) and its scene creation strategies. Namely, the combination of framing, music and other elements. Finally, there are some general reflections about the movie as a whole, contemplating the sections and the chosen sequences analysis. We also propose that the raised debates continue beyond this researchBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndriolo, ArleyRamos, Gustavo Pilão2018-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-04092018-164424/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-10-03T01:45:28Zoai:teses.usp.br:tde-04092018-164424Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-03T01:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O trabalho a seguir propõe um estudo do filme Chaplin (1992), dirigido por Richard Attenborough. Essa investigação foi feita sob a perspectiva da psicologia social da arte e do cinema, procurando entender o objeto dentro do campo em que ele se encaixa: a atividade artística. Levantamos também a discussão das temáticas que a própria obra suscita. Para tal, alguns autores de áreas conciliáveis com a psicologia foram utilizados também. Exemplo disso é a forte presença de estudos iconológicos no trabalho. Em nossa avaliação do filme subdividimos a análise em duas etapas majoritárias. Na primeira delas, separamos a obra por seções, de acordo com o que consideramos como momentos distintos da narrativa. Cada uma delas corresponde a uma fase da vida do personagem principal e/ou uma série de acontecimentos muito marcantes correlacionados. Nessas seções consideramos também algumas categorias técnicas para a avaliação das cenas. São as atuações, a música, os diferentes enquadramentos e cenários e a luminosidade dos frames, assim como as suas cores. Já na segunda parte da análise, algumas das sequências são avaliadas mais profundamente, considerando as categorias anteriormente citadas e fazendo uma descrição minuciosa do correr daquele instante narrativo. Além disso, são discutidos os tópicos que aparecem com mais força na sequência. Ou seja, estivemos atentos a dois aspectos principais enquanto analisamos o filme: as temáticas recorrentes da obra (como a relação entre fama, sucesso e solidão, por exemplo) e as estratégias utilizadas pela película para criar as cenas e a narrativa. A forma como ela combina os enquadramentos, a música e os demais elementos. Por fim, estabelecemos algumas reflexões gerais sobre o filme como um todo, pensando na análise das seções e das sequências escolhidas. Assim como também propomos uma continuidade das discussões erigidas nesta pesquisa |
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