Modelagem do fluxo de Halon-1301 em sistemas de extinção de fogo das unidades auxiliares de potência instaladas em aeronaves.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandez, José Luis Franco
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-10112023-123109/
Resumo: A unidade auxiliar de potência (UAP) extrai energia da queima de combustível existente nos tanques de aeronave e fornece energia elétrica e ar comprimido para os seus diversos sistemas. Embora a UAP seja desenvolvida de forma a minimizar a existência de fogo externo à câmara de combustão, este pode acidentalmente ocorrer e neste caso, após o sistema de detecção e aviso terem informado a tripulação da existência de fogo, o sistema de extinção é disparado e o apagamento é realizado pela concentração volumétrica do Halon-1301. A análise do escoamento foi realizada em duas partes: a primeira, através de um código desenvolvido em MatLab®, que simula o fluxo do Halon-1301 da garrafa pela tubulação utilizando as relações termodinâmicas e equações de compressibilidade dos gases; a segunda parte descreve a convecção deste gás no compartimento da UAP através do método dos volumes finitos.
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spelling Modelagem do fluxo de Halon-1301 em sistemas de extinção de fogo das unidades auxiliares de potência instaladas em aeronaves.Untitled in englishAircraft propulsionCombustãoCombustionFire preventionPrevenção de incêndioPropulsão de aeronavesA unidade auxiliar de potência (UAP) extrai energia da queima de combustível existente nos tanques de aeronave e fornece energia elétrica e ar comprimido para os seus diversos sistemas. Embora a UAP seja desenvolvida de forma a minimizar a existência de fogo externo à câmara de combustão, este pode acidentalmente ocorrer e neste caso, após o sistema de detecção e aviso terem informado a tripulação da existência de fogo, o sistema de extinção é disparado e o apagamento é realizado pela concentração volumétrica do Halon-1301. A análise do escoamento foi realizada em duas partes: a primeira, através de um código desenvolvido em MatLab®, que simula o fluxo do Halon-1301 da garrafa pela tubulação utilizando as relações termodinâmicas e equações de compressibilidade dos gases; a segunda parte descreve a convecção deste gás no compartimento da UAP através do método dos volumes finitos.The auxiliary power unit (APU), which uses fuel from one of the aircraft\'s tanks, provides electrical energy and bleed air to the many systems which comprise the airplane. Although the APU has been designed in order to minimize the probability of the outside the combustion chamber, fire may happens and the crew shall be warned in order to trigger the fire extinguish system based on Halon-1301 gas volumetric concentration. The flow was studied in two parts: the first one was developed in MatLab® and uses the thermodynamics relations and compressible equations to describe the flow from the bottle through the pipe: the second part describes the Halon-1301 convection from the nozzles into the APU compartment employing the finite volumes method.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOrtiz, Jayme PintoFernandez, José Luis Franco2005-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-10112023-123109/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-10T14:37:02Zoai:teses.usp.br:tde-10112023-123109Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-10T14:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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