Artigas: a liberdade na inversão do olhar; modernidade e arquitetura brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-07022024-120754/ |
Resumo: | Este trabalho procura discutir a postura crítica do arquiteto Vilanova Artigas frente à chamada arquitetura moderna brasileira, no início dos anos 50, considerando o panorama internacional em que essa crítica se manifesta. Nesse sentido, investigamos dois aspectos fortemente influenciadores do pensamento de Artigas, a modernidade e o socialismo, suas aproximações e dissociações considerando as circunstâncias particulares da guerra fria. Procuramos mostrar que a inversão do olhar perscrutador e crítico em dois momentos de forte tensão permitiram a Artigas formular as bases de uma nova teoria chamada de Arquitetura Brasileira, que explora as situações-limite, propondo ora o diálogo, ora a exposição das contradições entre valores de permanência e valores de invenção que permitem o movimento criador da modernidade. |
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Artigas: a liberdade na inversão do olhar; modernidade e arquitetura brasileiraNot availableArquitetura moderna (Brasil)João Batista Vilanova Artigas (1915-1985)Not availableEste trabalho procura discutir a postura crítica do arquiteto Vilanova Artigas frente à chamada arquitetura moderna brasileira, no início dos anos 50, considerando o panorama internacional em que essa crítica se manifesta. Nesse sentido, investigamos dois aspectos fortemente influenciadores do pensamento de Artigas, a modernidade e o socialismo, suas aproximações e dissociações considerando as circunstâncias particulares da guerra fria. Procuramos mostrar que a inversão do olhar perscrutador e crítico em dois momentos de forte tensão permitiram a Artigas formular as bases de uma nova teoria chamada de Arquitetura Brasileira, que explora as situações-limite, propondo ora o diálogo, ora a exposição das contradições entre valores de permanência e valores de invenção que permitem o movimento criador da modernidade.This thesis intends to discuss the critical position of the architect Vilanova Artigas in connection with the so called Brazilian modern architecture, in the early fifties, considering the international panorama in which this critical position emerged. With this in mind we investigate two elements strongly influenced the thought of Artigas, modernity and socialism, their similarities and divergences, considering the cirumstances of the Cold War. We demonstrate how the inversion of the critical view in two special moments of great tension allowed Artigas to formulate tha basis of a new theory called Arquitetura Brasileira, which explores the limits of the situation, proposing sometimes the dialog and at other times the contraditions between permanence and invention of the creative movement of modernity.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKatinsky, Julio RobertoThomaz, Dalva Elias2006-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-07022024-120754/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-08T17:28:02Zoai:teses.usp.br:tde-07022024-120754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-08T17:28:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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