Musicoterapia e doença de Alzheimer: um estudo com cônjuges cuidadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anastácio Junior, Mauro Pereira Amoroso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100141/tde-26062019-205908/
Resumo: A demência é uma síndrome que afeta a memória, comportamento e as atividades de vida diária, e é uma das maiores causas de dependência entre pessoas idosas. Muitas vezes, o principal cuidador do idoso com demência é o cônjuge, e este pode carregar um fardo significativo comprometendo também a qualidade da relação. Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do trabalho com canções em musicoterapia na relação conjugal de quatro casais, nos quais um dos cônjuges é diagnosticado com doença de Alzheimer em fase inicial ou moderada. O trabalho foi realizado no modelo de estudo de casos múltiplos, por se tratar de um tema pouco explorado, possibilitando um levantamento mais detalhado do processo. Foram aplicadas a Anamnese e a Ficha Musicoterapêutica para coletar informações iniciais, seguidas de 12 sessões de musicoterapia, uma vez por semana. Antes e ao fim das sessões foram aplicadas entrevistas com roteiro semiestruturado, e o conteúdo das entrevistas foi interpretado por meio da análise de conteúdo de Bardin. Também se avaliou, dentro da perspectiva do cuidador, a satisfação com as relações familiares e de amizade e a qualidade do relacionamento conjugal antes e depois da doença. Os resultados sugerem que as intervenções possibilitaram momentos prazerosos, com benefícios principalmente para o cuidador. Depoimentos indicaram que as intervenções ofereceram ferramentas para que o cuidador pudesse lidar melhor com os sintomas comportamentais do cônjuge com demência, beneficiando a qualidade da relação conjugal. Apesar do número limitado de participantes, espera-se contribuir com a reflexão acerca das possibilidades de cuidado e com diretrizes para a aplicação mais assertiva de estratégias dentro do contexto estudado
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