Análise da apropriação de objetos de aprendizagem em minicursos temáticos desenvolvidos por licenciandos em Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Bruna Ducret de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-22122022-084639/
Resumo: Considerando o atual contexto de desenvolvimento tecnológico no qual a sociedade humana se situa, é natural que as tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) se configurem como um tema de relevância para a área educacional, sendo, muitas vezes, assumido com um entusiasmo exagerado e pouco crítico, compreendendo a tecnologia de forma restrita e limitada ao seu aspecto técnico e, equivocadamente, atribuindo à tecnologia um papel determinante para a qualidade do ensino. Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos últimos anos evidenciou-se o compromisso por parte dos professores em aprimorar e aplicar as TDIC em concordância com as competências e habilidades da sua área de conhecimento. O uso de objetos de aprendizagem (OA) em sala de aula permitiu desenvolver um interesse contínuo nos alunos, pois permite acessarem conteúdos educacionais diversificados a qualquer hora e lugar. Além disso, popularizaram-se os repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) que armazém e divulgam estes materiais, permitindo o reuso e a preservação dos recursos digitais educacionais. A pesquisa buscou reconhecer o potencial formativo e interativo do uso de objetos de aprendizagem, bem como suas limitações, possibilitando a identificação e análise do uso de OA, numa abordagem descritiva e crítica. O trabalho propõe como objetivo principal analisar a apropriação de objetos de aprendizagem em minicursos temáticos interdisciplinares produzidos e executados por licenciandos do último ano do curso de Licenciatura em Química da FFCLRP-USP no ano de 2020 e elaborar um e-book, como produto educacional de apoio pedagógico, para professores das áreas de Ciências e Química da Educação Básica, reunindo os objetos de aprendizagem utilizados nestes minicursos por temática interdisciplinar. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise das sequências didáticas escritas e dos vídeos gravados da execução dos minicursos on-line, dentro de uma abordagem qualitativa e propositiva, utilizando a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (1991). Os resultados da análise dos minicursos permitiram a reflexão sobre a forma como os OA são propostos durante a aula, os tipos de OA mais escolhidos por parte dos professores, levando em consideração a facilidade de acesso a estes, e entendendo o potencial interativo dos objetos em cada situação de aplicação. O nível de interatividade do OA permite ao professor estabelecer objetivos para seu uso, planejando ações e criando trajetórias possíveis de serem seguidas pelo aluno para que ele adquira os conceitos necessários. A elaboração do e-book destinado à consulta ao acervo de OA presentes nos minicursos teve o intuito de despertar nos educadores a criatividade na elaboração de seus planos de aula, permitindo utilizarse das temáticas sugeridas no e-book no contexto interdisciplinar, ou elaborar novos projetos em parceria com seus colegas dentro das escolas para desenvolver nos alunos conhecimentos amplos sobre as ciências.
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Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos últimos anos evidenciou-se o compromisso por parte dos professores em aprimorar e aplicar as TDIC em concordância com as competências e habilidades da sua área de conhecimento. O uso de objetos de aprendizagem (OA) em sala de aula permitiu desenvolver um interesse contínuo nos alunos, pois permite acessarem conteúdos educacionais diversificados a qualquer hora e lugar. Além disso, popularizaram-se os repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) que armazém e divulgam estes materiais, permitindo o reuso e a preservação dos recursos digitais educacionais. A pesquisa buscou reconhecer o potencial formativo e interativo do uso de objetos de aprendizagem, bem como suas limitações, possibilitando a identificação e análise do uso de OA, numa abordagem descritiva e crítica. O trabalho propõe como objetivo principal analisar a apropriação de objetos de aprendizagem em minicursos temáticos interdisciplinares produzidos e executados por licenciandos do último ano do curso de Licenciatura em Química da FFCLRP-USP no ano de 2020 e elaborar um e-book, como produto educacional de apoio pedagógico, para professores das áreas de Ciências e Química da Educação Básica, reunindo os objetos de aprendizagem utilizados nestes minicursos por temática interdisciplinar. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise das sequências didáticas escritas e dos vídeos gravados da execução dos minicursos on-line, dentro de uma abordagem qualitativa e propositiva, utilizando a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (1991). Os resultados da análise dos minicursos permitiram a reflexão sobre a forma como os OA são propostos durante a aula, os tipos de OA mais escolhidos por parte dos professores, levando em consideração a facilidade de acesso a estes, e entendendo o potencial interativo dos objetos em cada situação de aplicação. O nível de interatividade do OA permite ao professor estabelecer objetivos para seu uso, planejando ações e criando trajetórias possíveis de serem seguidas pelo aluno para que ele adquira os conceitos necessários. A elaboração do e-book destinado à consulta ao acervo de OA presentes nos minicursos teve o intuito de despertar nos educadores a criatividade na elaboração de seus planos de aula, permitindo utilizarse das temáticas sugeridas no e-book no contexto interdisciplinar, ou elaborar novos projetos em parceria com seus colegas dentro das escolas para desenvolver nos alunos conhecimentos amplos sobre as ciências.Considering the current context of technological development in which the human society finds itself, it is natural that the digital technologies for communication and information (DTIC) are configured as a relevant topic for the educational area, being, many times, assumed with an exaggerated enthusiasm and poorly criticized, understanding technology in a restricted way and limits its technical aspect and, incorrectly, attributing technology to a determining role for the quality of education. With the implementation of the Common National Curricular Base (BNCC) in recent years, the commitment of teachers became evident in wanting to improve and apply the ICT in accordance with the competence and skills of their area of knowledge. The use of learning objects (LO) in the classroom has enabled the development of a continuous interest in the students, as it allows them to access diversified educational content at any time and place. In addition, repositories of learning objects (ROA) that store and disseminate these materials have become popular, allowing the reuse and preservation of digital educational resources. The research sought to recognize the formative and interactive potential of the use of learning objects, as well as their limitations, enabling the identification and analysis of the use of LOA, in a descriptive and critical approach. The main objective of this work is to analyze the appropriation of learning objects from a set of 11 thematic interdisciplinary minicourses produced and executed by undergraduates in the last year of the Chemistry Degree course at the FFCLRP-USP in the year of 2020 and to produce an e-book, as an educational product of pedagogical support, for teachers in the areas of Science and Chemistry in Basic Education, bringing together the learning objects used in these minicourses by interdisciplinary thematic. The research was developed through the analysis of written didactic sequences and recorded videos of online minicourses, with a qualitative and propositional approach, using the content analysis methodology proposed by Bardin (1991). The results of the analysis from these minicourses allowed us to reflect on the way the LO are proposed during the class, the most chosen types of LO by teachers, taking into account the ease of access to them, and understanding the interactive potential of the objects in each situation being applied. The interactivity level of the LO allows the teacher to set goals for its use, planning actions and creating possible paths for the student to follow in order to acquire the necessary concepts. The e-book for consulting the collection of LO present in the minicourses was developed with the intention of awakening creativity in educators in the development of their lesson plans, allowing them to use the themes suggested in the e-book in an interdisciplinary context, or to elaborate new projects in partnership with their colleagues within schools to develop a vast knowledge about science in the students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMatos, Mauricio dos SantosSouza, Bruna Ducret de2022-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-22122022-084639/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-09T14:25:33Zoai:teses.usp.br:tde-22122022-084639Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-09T14:25:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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