Metodologia para o estudo da produtividade da mão-de-obra no serviço de formas para estruturas de concreto armado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ubiraci Espinelli Lemes de
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-22012024-145001/
Resumo: Este trabalho desenvolve uma metodologia padronizada de se medir a produtividade da mão-de-obra, detectar quais os fatores que a fazem variar e quantificar tal influência. Em lugar de se utilizar ferramentas tradicionalmente adotadas na indústria seriada, buscou-se um caminho que não implicasse na consideração de ritmo constante de trabalho ao longo da jornada diária dos operários. Com base em fundamentos devidos a Thomas (modelo dos fatores) desenvolveu-se uma metodologia específica para o serviço de formas para paredes e pilares de concreto armado. Ao longo do desenvolvimento de uma metodologia explanatória quanto às variações diárias da produtividade, o trabalho lança as bases para uma discussão sistemática da mesma, estabelecendo bases objetivas para a atuação no sentido de sua programação e controle, bem como criando uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento de inovações tecnológicas.
id USP_ef23da992a50abe3c8af5b19f6ddc290
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22012024-145001
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Metodologia para o estudo da produtividade da mão-de-obra no serviço de formas para estruturas de concreto armado.Methodology for evaluation of the structural concrete formwork labor productivity.Formas de concreto armadoForms of reinforced concreteInovações tecnológicasLabor (Productivity)Mão-de-obra (Produtividade)Technological innovationsEste trabalho desenvolve uma metodologia padronizada de se medir a produtividade da mão-de-obra, detectar quais os fatores que a fazem variar e quantificar tal influência. Em lugar de se utilizar ferramentas tradicionalmente adotadas na indústria seriada, buscou-se um caminho que não implicasse na consideração de ritmo constante de trabalho ao longo da jornada diária dos operários. Com base em fundamentos devidos a Thomas (modelo dos fatores) desenvolveu-se uma metodologia específica para o serviço de formas para paredes e pilares de concreto armado. Ao longo do desenvolvimento de uma metodologia explanatória quanto às variações diárias da produtividade, o trabalho lança as bases para uma discussão sistemática da mesma, estabelecendo bases objetivas para a atuação no sentido de sua programação e controle, bem como criando uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento de inovações tecnológicas.This thesis develops an standard methodology to measure labor productivity, to identify the factors the make it vary and to quantify the influence of these factors. The Serial Production Industrys traditional tools for productivity analysis are not used. The report takes into account that labor pace can vary through the workday. A methodology applied to reinforced concrete columns and walls formwork is developed applying the approach of the Factor Model (Thomas theory). The steps accomplished in defining the methodology to explain daily productivity variation provide the basis for a systematic evaluation of labor performance. They make easier productivity programming and control, and they can help construction technology improvement.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAgopyan, VahanSouza, Ubiraci Espinelli Lemes de1996-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-22012024-145001/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-22T16:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-22012024-145001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-22T16:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia para o estudo da produtividade da mão-de-obra no serviço de formas para estruturas de concreto armado.
Methodology for evaluation of the structural concrete formwork labor productivity.
title Metodologia para o estudo da produtividade da mão-de-obra no serviço de formas para estruturas de concreto armado.
spellingShingle Metodologia para o estudo da produtividade da mão-de-obra no serviço de formas para estruturas de concreto armado.
Souza, Ubiraci Espinelli Lemes de
Formas de concreto armado
Forms of reinforced concrete
Inovações tecnológicas
Labor (Productivity)
Mão-de-obra (Produtividade)
Technological innovations
title_short Metodologia para o estudo da produtividade da mão-de-obra no serviço de formas para estruturas de concreto armado.
title_full Metodologia para o estudo da produtividade da mão-de-obra no serviço de formas para estruturas de concreto armado.
title_fullStr Metodologia para o estudo da produtividade da mão-de-obra no serviço de formas para estruturas de concreto armado.
title_full_unstemmed Metodologia para o estudo da produtividade da mão-de-obra no serviço de formas para estruturas de concreto armado.
title_sort Metodologia para o estudo da produtividade da mão-de-obra no serviço de formas para estruturas de concreto armado.
author Souza, Ubiraci Espinelli Lemes de
author_facet Souza, Ubiraci Espinelli Lemes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agopyan, Vahan
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ubiraci Espinelli Lemes de
dc.subject.por.fl_str_mv Formas de concreto armado
Forms of reinforced concrete
Inovações tecnológicas
Labor (Productivity)
Mão-de-obra (Produtividade)
Technological innovations
topic Formas de concreto armado
Forms of reinforced concrete
Inovações tecnológicas
Labor (Productivity)
Mão-de-obra (Produtividade)
Technological innovations
description Este trabalho desenvolve uma metodologia padronizada de se medir a produtividade da mão-de-obra, detectar quais os fatores que a fazem variar e quantificar tal influência. Em lugar de se utilizar ferramentas tradicionalmente adotadas na indústria seriada, buscou-se um caminho que não implicasse na consideração de ritmo constante de trabalho ao longo da jornada diária dos operários. Com base em fundamentos devidos a Thomas (modelo dos fatores) desenvolveu-se uma metodologia específica para o serviço de formas para paredes e pilares de concreto armado. Ao longo do desenvolvimento de uma metodologia explanatória quanto às variações diárias da produtividade, o trabalho lança as bases para uma discussão sistemática da mesma, estabelecendo bases objetivas para a atuação no sentido de sua programação e controle, bem como criando uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento de inovações tecnológicas.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-22012024-145001/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-22012024-145001/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257259590025216