Aplicação de Redes Bayesianas na análise da contribuição do erro humano em acidentes de colisão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maturana, Marcos Coelho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-11082010-165909/
Resumo: Recentemente, na indústria naval, a normatização por sociedades classificadoras e pela IMO (International Maritime Organization) tem apresentado uma mudança paulatina, migrando dos procedimentos prescritivos para uma estrutura regulatória baseada em risco. Tal perspectiva oferece algumas vantagens para operadores e armadores (empresas que exploram comercialmente as embarcações): 1) maior capacidade de incorporar projetos inovadores, tecnicamente superiores, a custos aceitáveis; 2) maior confiança quanto à segurança; 3) melhor entendimento de eventos de periculosidade, dos riscos enfrentados em novos projetos e de medidas de mitigação. Especificamente no setor petrolífero, a análise, a avaliação e o gerenciamento de risco são vitais, em face da potencial gravidade dos acidentes no que diz respeito à vida humana, ao meio-ambiente e ao patrimônio. Dado que a maior parte dos acidentes nesta área são motivados por fatores humanos, o propósito deste trabalho é apresentar uma metodologia e técnicas eficientes de análise de confiabilidade humana aplicáveis a esta indústria. Durante as últimas décadas, se desenvolveram várias técnicas para o estudo quantitativo da confiabilidade humana. Na década de oitenta foram desenvolvidas técnicas que modelam o sistema por meio de árvores binárias, não permitindo a representação do contexto em que as ações humanas ocorrem. Desta forma, a representação dos indivíduos, suas inter-relações e a dinâmica do sistema não podem ser bem trabalhadas pela aplicação destas técnicas. Estas questões tornaram latente a necessidade de aprimoramento dos métodos utilizados para a HRA (Human Reliability Analysis). No intuito de extinguir, ou ao menos atenuar, estas limitações alguns autores vêm propondo a modelagem do sistema por meio de Redes Bayesianas. Espera-se que a aplicação desta ferramenta consiga suprimir boa parte das deficiências na modelagem da ação humana com o uso de árvores binárias. Este trabalho apresenta uma breve descrição da aplicação de Redes Bayesianas na HRA. Além disto, apresenta a aplicação desta técnica no estudo da operação de um navio petroleiro, tendo como foco a quantificação da contribuição do fator humano em cenários de colisão. Por fim, são feitas considerações a respeito dos fatores que podem influenciar no desempenho humano e no risco de colisão.
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Especificamente no setor petrolífero, a análise, a avaliação e o gerenciamento de risco são vitais, em face da potencial gravidade dos acidentes no que diz respeito à vida humana, ao meio-ambiente e ao patrimônio. Dado que a maior parte dos acidentes nesta área são motivados por fatores humanos, o propósito deste trabalho é apresentar uma metodologia e técnicas eficientes de análise de confiabilidade humana aplicáveis a esta indústria. Durante as últimas décadas, se desenvolveram várias técnicas para o estudo quantitativo da confiabilidade humana. Na década de oitenta foram desenvolvidas técnicas que modelam o sistema por meio de árvores binárias, não permitindo a representação do contexto em que as ações humanas ocorrem. Desta forma, a representação dos indivíduos, suas inter-relações e a dinâmica do sistema não podem ser bem trabalhadas pela aplicação destas técnicas. Estas questões tornaram latente a necessidade de aprimoramento dos métodos utilizados para a HRA (Human Reliability Analysis). No intuito de extinguir, ou ao menos atenuar, estas limitações alguns autores vêm propondo a modelagem do sistema por meio de Redes Bayesianas. Espera-se que a aplicação desta ferramenta consiga suprimir boa parte das deficiências na modelagem da ação humana com o uso de árvores binárias. Este trabalho apresenta uma breve descrição da aplicação de Redes Bayesianas na HRA. Além disto, apresenta a aplicação desta técnica no estudo da operação de um navio petroleiro, tendo como foco a quantificação da contribuição do fator humano em cenários de colisão. Por fim, são feitas considerações a respeito dos fatores que podem influenciar no desempenho humano e no risco de colisão.Recently, in the naval industry, the normalization of classification societies and IMO (International Maritime Organization) has presented a gradual change, going from prescriptive procedures to a regulatory structure based on risk. That perspective offers some advantages to operators and constructors: 1) greater capacity to incorporate innovations in design, technically superiors, at acceptable cost; 2) greater confidence as to security; 3) better understanding of hazardous events, the risks faced by new projects and measures of mitigation. Specifically in the oil sector, the analyze, evaluation, and management of risk are vital, in face of the accidents severity potential in respect to human life, environment and property. Given that the greater part of the accidents on this sector is caused by human factors, the purpose of this dissertation is present a methodology and efficient techniques to HRA (Human Reliability Analysis) that can be applied in this industry. During the last decades many techniques were developed to a quantitative study of the human reliability. In the eighties were developed some techniques based in the modeling by means of binaries trees. These techniques do not consider the representation of the context in which the human actions occur. Thus, the representation of individuals, their inter-relationships and dynamics of the system cannot be better worked by the application of these techniques. These issues became the improvement of the used methods for HRA a latent need. With the aim of extinguish, or attenuate at least, these weaknesses some authors proposed the modeling of the human system by means of Bayesians Network. It is expected that with the application of this tool can be suppressed great part of the deficiencies of the human action modeling by means of binaries trees. This work presents a brief description about the application of Bayesians Network in HRA. Additionally, is presented the application of this technique in the study of an oil tanker operation, focusing in the human factor quantification in scenarios of collision. Besides, are presented some considerations about the factors that can influence the human performance and the collision risk.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartins, Marcelo RamosMaturana, Marcos Coelho2010-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-11082010-165909/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:09Zoai:teses.usp.br:tde-11082010-165909Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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