A criança dependente de ventilador: concepções e práticas de cuidado frente a suas necessidades de desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccolo, Josiane
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7133/tde-05052009-120204/
Resumo: Este estudo objetivou identificar na literatura de saúde textos que abordassem aspectos do desenvolvimento de crianças dependentes de ventilador; caracterizar ações de cuidado realizadas ou propostas para a promoção do desenvolvimento dessas crianças, assim como, analisá-las, segundo o referencial de necessidades essenciais da infância proposto por Brazelton e Greenspan (2002). O processo de busca bibliográfica realizado nas bases de dados PubMed, Lilacs, Embase e Cinahl e a leitura dos resumos, possibilitaram a organização dos artigos localizados em 17 grupos temáticos, sendo eleitos para a análise temática de conteúdo somente os que potencialmente continham informações relacionadas às perguntas da pesquisa. O corpus da análise constituiu-se de 35 artigos internacionais que pertenciam aos seguintes grupos temáticos: (1) processo de transição do hospital para casa/comunidade, (2) experiência da criança e da família, (3) interação criança-cuidador, (4) qualidade de vida, (5) proteção e segurança e (6) artigos de revisão. Os critérios para seleção dos documentos e análise pautaram-se no modelo metodológico de análise de Bardin (1977). A análise temática possibilitou a construção de duas categorias sobre o ambiente de cuidados e o desenvolvimento de crianças dependentes de ventilador. A categoria Concepções e práticas que resultam em cuidado desigual agrupou as diferentes concepções sobre infância e dependência de tecnologia ventilatória, e, como conseqüência, os contextos de assistência diversos, ou mesmo, opostos aos quais as crianças em ventilação prolongada foram submetidas. Revelou as ações, pensamentos, experiências e situações que dão existência ao contexto desfavorável ao atendimento das necessidades integrais da criança ou do adolescente dependente de ventilador, assim como aquelas que proporcionam condições mais favoráveis ao desenvolvimento. Sinalizou tanto as oportunidades como os desafios que estavam presentes em todos os cenários de atenção à saúde da criança e estabeleciam-se nas interações entre criança, ambiente e cuidador, resultando em maior ou menor desenvolvimento do potencial de cada criança. A categoria Potenciais de desenvolvimento efetivados versus potenciais de desenvolvimento comprometidos forneceu evidências sobre a competência da criança dependente de ventilador nas tarefas esperadas do desenvolvimento, tais como a socialização e o aprendizado, favorecidas no contexto de cuidados integrais. Ainda, descreveu distúrbios físicos, comportamentais e de desenvolvimento, potencialmente associados a contextos desfavoráveis, marcando os prejuízos a que seu potencial foi submetido. Notaram-se, nos artigos analisados, a preocupação e o empenho dos pais, profissionais e instituições para melhorar o contexto de atenção às necessidades de saúde das crianças dependentes de ventilador. No entanto, destacaram-se as ações que privilegiam a necessidade de proteção física e segurança em detrimento das demais necessidades essenciais para o desenvolvimento
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O processo de busca bibliográfica realizado nas bases de dados PubMed, Lilacs, Embase e Cinahl e a leitura dos resumos, possibilitaram a organização dos artigos localizados em 17 grupos temáticos, sendo eleitos para a análise temática de conteúdo somente os que potencialmente continham informações relacionadas às perguntas da pesquisa. O corpus da análise constituiu-se de 35 artigos internacionais que pertenciam aos seguintes grupos temáticos: (1) processo de transição do hospital para casa/comunidade, (2) experiência da criança e da família, (3) interação criança-cuidador, (4) qualidade de vida, (5) proteção e segurança e (6) artigos de revisão. Os critérios para seleção dos documentos e análise pautaram-se no modelo metodológico de análise de Bardin (1977). A análise temática possibilitou a construção de duas categorias sobre o ambiente de cuidados e o desenvolvimento de crianças dependentes de ventilador. A categoria Concepções e práticas que resultam em cuidado desigual agrupou as diferentes concepções sobre infância e dependência de tecnologia ventilatória, e, como conseqüência, os contextos de assistência diversos, ou mesmo, opostos aos quais as crianças em ventilação prolongada foram submetidas. Revelou as ações, pensamentos, experiências e situações que dão existência ao contexto desfavorável ao atendimento das necessidades integrais da criança ou do adolescente dependente de ventilador, assim como aquelas que proporcionam condições mais favoráveis ao desenvolvimento. Sinalizou tanto as oportunidades como os desafios que estavam presentes em todos os cenários de atenção à saúde da criança e estabeleciam-se nas interações entre criança, ambiente e cuidador, resultando em maior ou menor desenvolvimento do potencial de cada criança. A categoria Potenciais de desenvolvimento efetivados versus potenciais de desenvolvimento comprometidos forneceu evidências sobre a competência da criança dependente de ventilador nas tarefas esperadas do desenvolvimento, tais como a socialização e o aprendizado, favorecidas no contexto de cuidados integrais. Ainda, descreveu distúrbios físicos, comportamentais e de desenvolvimento, potencialmente associados a contextos desfavoráveis, marcando os prejuízos a que seu potencial foi submetido. Notaram-se, nos artigos analisados, a preocupação e o empenho dos pais, profissionais e instituições para melhorar o contexto de atenção às necessidades de saúde das crianças dependentes de ventilador. No entanto, destacaram-se as ações que privilegiam a necessidade de proteção física e segurança em detrimento das demais necessidades essenciais para o desenvolvimentoThis study aimed to identify in health literature papers that dealt with developmental aspects of ventilator-dependent children, to characterize care actions proposed or given so as to promote these childrens development, and at the same time to analyze such actions according to the Irreducible Needs of Children framework proposed by Brazelton and Greenspan (2002). Search for bibliography in PubMed, Lilacs, Embase and Cinahl and abstract reading made it possible to organize articles in 17 theme groups. However, theme analysis was carried out using only the articles that potentially contained information related to the research questions. Analysis corpus is made up of 35 articles from foreign sources belonging to the following group themes: (1) transition process from hospital to home/community, (2) childs and familys experience, (3) child-care giver interaction, (4) life quality, (5) protection and safely and (6) review articles. Criteria to select documents and analysis followed Bardins (1977) methodological model analysis. Theme analysis enabled the construction of two categories about care settings and ventilator-dependent children. The category Concepts and practices resulting in unequal care encompassed different concepts about childhood and ventilation technology dependence and thus the different or even opposite settings concerning care to which prolonged ventilator-dependent children are submitted. This concept also revealed actions, thoughts, experiences and situations that bring about both the unfavorable setting of providing for the comprehensive needs of ventilator-dependent child or adolescent and those that provide more favorable conditions for their development. It also pointed to opportunities and challenges present in all settings pertaining to the childs health care that are established in the interactions between child, environment and caregiver, resulting in higher or lower level of development of each childs full potential. The category Effective developmental potentials vs. Compromised developmental potentials provided evidences about competences of the ventilator-dependent child to perform developmental tasks, such as socializing and learning, which a comprehensive care setting favors. It also described physical, behavioral and developmental disorders potentially associated with unfavorable settings which compromise the childs and adolescents full potential. The analyzed studies showed that parents, health care professionals and institutions are concerned and making efforts to improve the health care setting of ventilator-dependent children. However, actions aimed at providing physical protection needs and safety are more favored to the detriment of other essential needs for their full developmentBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVerissimo, Maria De La Ó RamalloPiccolo, Josiane2008-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7133/tde-05052009-120204/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-05052009-120204Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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