As atividades de marketing nas instituições de ensino superior: um estudo na região da grande São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Gilberto de Andrade
Data de Publicação: 1986
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12133/tde-14042023-080700/
Resumo: O objetivo principal deste artigo é discutir e examinar a busca de soluções para problemas gravíssimos enfrentados pelos administradores de instituições de ensino superior no que diz respeito ao ajuste dessas organizações à sociedade, e a promissora possibilidade de introdução do marketing de serviços educacionais. Seus propósitos podem ser divididos em três níveis. Em primeiro lugar, uma tentativa de analisar o estado da arte relativo à prática de atividades de marketing no processo de relacionamento dessas escolas com seus públicos-chave e mercados; em segundo lugar, são apresentados os resultados desta pesquisa para avaliar a prática de marketing em 31 instituições de ensino superior da Grande São Paulo; em terceiro lugar, é apresentada uma proposta de programa de marketing nessas organizações. O suporte bibliográfico está centrado em livros e artigos sobre marketing para organizações sem fins lucrativos, principalmente sobre marketing educacional. No capítulo 1, são apresentados os motivos da escolha do tema, bem como sua importância e possíveis contribuições do estudo. A revisão bibliográfica e a caracterização do Sistema Nacional de Ensino Superior estão incluídas no capítulo 2. No capítulo 3 é apresentada a metodologia da pesquisa. Os resultados, análises e conclusões são apresentados no capítulo 4. No capítulo 5 é apresentado um modelo de programa de marketing para instituições de ensino superior. No último capítulo são apontadas alternativas para pesquisas futuras sobre marketing educacional.
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