Investigando abordagens para a criação automática de ligações entre repositórios web
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-16062015-161343/ |
Resumo: | Muitas de nossas experiências cotidianas são apoiadas pela troca de informações a. qual pode ser capturada de modo a suportar a geração automática de hiperdocumentos que correspondem às experiências capturadas. O Projeto eClass do Geórgia Institute of Technology utiliza computação ubíqua para a captura de informações em ambientes de sala de aula a fim de permitir a produção automática de documentos hipermídia que refletem o conteúdo capturado. Ambientes como os do Projeto eClass permitem a autoria automática de ligações liipertexto a partir da interação do usuário com o ambiente ubíquo. Serviços de criação automática de ligações entre repositórios Web podem explorar técnica, de Recuperação de Informação, como demonstram trabalhos que veem sendo desenvolvidos pelo grupo de pesquisa no qual este trabalho está inserido. No entanto, tais técnicas normalmente permitem a identificação de ligações que não deveriam ser geradas (ligações imprecisas), ao mesmo tempo que não permitem identificar todas as ligações que deveriam ter sido geradas (ligações relevantes). Esses fatos motivaram o trabalho apresentado, que tem como objetivo aprimorar a precisão dos resultados obtidos pelos serviços de criação automática de ligações e. consequentemente, aproximar as ligações criadas àquelas esperadas pelos usuários. Para alcançar esse objetivo. foram utilizadas abordagens de Recuperação de Informação e de Sistemas Hipermídia Abertos para armazenamento das ligações criadas. Através das investigações, foi possível a verificação e a seleção de informações que representam melhor o conteúdo das coleções de informações manipuladas no sentido de prover ligações mais precisas. Como resultado, foram definidos procedimentos, que deram origem a um serviço configurável de criação automática de ligações. |
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Investigando abordagens para a criação automática de ligações entre repositórios webApproaches for the automatic linking of web repositoriesNão disponívelNot availableMuitas de nossas experiências cotidianas são apoiadas pela troca de informações a. qual pode ser capturada de modo a suportar a geração automática de hiperdocumentos que correspondem às experiências capturadas. O Projeto eClass do Geórgia Institute of Technology utiliza computação ubíqua para a captura de informações em ambientes de sala de aula a fim de permitir a produção automática de documentos hipermídia que refletem o conteúdo capturado. Ambientes como os do Projeto eClass permitem a autoria automática de ligações liipertexto a partir da interação do usuário com o ambiente ubíquo. Serviços de criação automática de ligações entre repositórios Web podem explorar técnica, de Recuperação de Informação, como demonstram trabalhos que veem sendo desenvolvidos pelo grupo de pesquisa no qual este trabalho está inserido. No entanto, tais técnicas normalmente permitem a identificação de ligações que não deveriam ser geradas (ligações imprecisas), ao mesmo tempo que não permitem identificar todas as ligações que deveriam ter sido geradas (ligações relevantes). Esses fatos motivaram o trabalho apresentado, que tem como objetivo aprimorar a precisão dos resultados obtidos pelos serviços de criação automática de ligações e. consequentemente, aproximar as ligações criadas àquelas esperadas pelos usuários. Para alcançar esse objetivo. foram utilizadas abordagens de Recuperação de Informação e de Sistemas Hipermídia Abertos para armazenamento das ligações criadas. Através das investigações, foi possível a verificação e a seleção de informações que representam melhor o conteúdo das coleções de informações manipuladas no sentido de prover ligações mais precisas. Como resultado, foram definidos procedimentos, que deram origem a um serviço configurável de criação automática de ligações.Many everyday experiences aro based on lhe exchange of information which can be captured to support the automatic generation of multimédia hyperdocument.s corresponding to those experientes. The eClass Project, developed at. the Geórgia Inslitute of Technology, exploit s ubiquitous computing technologies to capture information in classrooms towards allowing the automatic generation of hypermedia documents corresponding to live lectures. Such environments allow the automatic generation of hypertext. links from the interaction between users and their ubiquitous computing environments. When the documents generated are made available in the Web, there is a, demand for services that support. the automatic indentification of hypertext links among the documents themselves or among those documents and other web-based material; such services can make use of Information Retrieval techniques. However. Information Retrieval techniques usually lead to the identification of relationships that should not have been generated (generating non-relevant links) at the same time that fail to identify ali relevant relationships (poor recall). The aim of this work is to build upon automatic linking services in order to further investigate information retrieval techniques towards improving the quality of the relationships identified. The investigations have used a collection of documents from online Brazilian Newspapers and t.he Cvstic Fibrosis Collection. The relationships identified have been used to generate links among t.he repositories investigated, while the links have been stored in an open hypermedia. linkbase to allow their use by any applications. The positive results of the investigations have defined the requirenients for a configurable automatic linking service made available as a contribuition of this work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPimentel, Maria da Graça CamposGuerrero, Jose Antonio Camacho2002-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-16062015-161343/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-16062015-161343Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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