Fases geométricas em medições fracas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Isabela Pereira Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-30112023-093008/
Resumo: O formalismo de medições fracas explora a simetria temporal da teoria quântica. Dentro deste panorama, consideráveis avanços têm sidos feitos em relação à medição de fases geométricas. No entanto, o problema têm sido limitado a apenas uma medição. Neste trabalho, exploramos o problema, extendendo o formalismo para uma sequência de medições. Exploramos ainda uma extensão do formalismo de fase geométrica não-Abeliana em sequências de medições incompletas a fim de incluir estados de altas dimensões no contexto das medições fracas. Para isto, nos focamos em medições sequenciais de projetores não compatíveis e combinamos a ideia de medições fracas e fase geométrica não-Abeliana. Neste sentido, encontramos que a fase geométrica não-Abeliana é importante para ganhar informação sobre o espaço de estados e bem como a conexão entre eles, cenário favorável para reproduzir a matriz de overlap e o loop de Wilson.
id USP_f0741206f360a25276f01fc38f05971c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30112023-093008
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Fases geométricas em medições fracasGeometric phases in weak measurementsfases geométricas,medições fracasgeometric phases,weak measurementsinformação quânticaquantum informationO formalismo de medições fracas explora a simetria temporal da teoria quântica. Dentro deste panorama, consideráveis avanços têm sidos feitos em relação à medição de fases geométricas. No entanto, o problema têm sido limitado a apenas uma medição. Neste trabalho, exploramos o problema, extendendo o formalismo para uma sequência de medições. Exploramos ainda uma extensão do formalismo de fase geométrica não-Abeliana em sequências de medições incompletas a fim de incluir estados de altas dimensões no contexto das medições fracas. Para isto, nos focamos em medições sequenciais de projetores não compatíveis e combinamos a ideia de medições fracas e fase geométrica não-Abeliana. Neste sentido, encontramos que a fase geométrica não-Abeliana é importante para ganhar informação sobre o espaço de estados e bem como a conexão entre eles, cenário favorável para reproduzir a matriz de overlap e o loop de Wilson.The formalism of weak measurements exploits the time-symmetric feature of quantum theory. Within this context, considerable insights have been gained concerning the geometric phase. However, the current formalism has been limited to a single measurement. We address this gap in the literature, extending the formalism to a sequence of measurements. We also explore a natural extension of the Abelian geometric phase in sequences of incomplete measurements to include high dimensional quantum states in the weak measurement scenario. To achieve the goal, we focus on sequential weak measurements of noncommuting projectors and combine the idea of weak measurements and the notion of a non-Abelian geometric phase. In this way, we find that the non-Abelian geometric phase in the weak measurement scenario can be useful to gain information about the state space and the connection between states, favorable to reproduce the overlap matrix and the Wilson Loop.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmaral, Barbara LopesDias, Isabela Pereira Lima2023-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-30112023-093008/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-05T19:22:04Zoai:teses.usp.br:tde-30112023-093008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-05T19:22:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fases geométricas em medições fracas
Geometric phases in weak measurements
title Fases geométricas em medições fracas
spellingShingle Fases geométricas em medições fracas
Dias, Isabela Pereira Lima
fases geométricas,medições fracas
geometric phases,weak measurements
informação quântica
quantum information
title_short Fases geométricas em medições fracas
title_full Fases geométricas em medições fracas
title_fullStr Fases geométricas em medições fracas
title_full_unstemmed Fases geométricas em medições fracas
title_sort Fases geométricas em medições fracas
author Dias, Isabela Pereira Lima
author_facet Dias, Isabela Pereira Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Barbara Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Isabela Pereira Lima
dc.subject.por.fl_str_mv fases geométricas,medições fracas
geometric phases,weak measurements
informação quântica
quantum information
topic fases geométricas,medições fracas
geometric phases,weak measurements
informação quântica
quantum information
description O formalismo de medições fracas explora a simetria temporal da teoria quântica. Dentro deste panorama, consideráveis avanços têm sidos feitos em relação à medição de fases geométricas. No entanto, o problema têm sido limitado a apenas uma medição. Neste trabalho, exploramos o problema, extendendo o formalismo para uma sequência de medições. Exploramos ainda uma extensão do formalismo de fase geométrica não-Abeliana em sequências de medições incompletas a fim de incluir estados de altas dimensões no contexto das medições fracas. Para isto, nos focamos em medições sequenciais de projetores não compatíveis e combinamos a ideia de medições fracas e fase geométrica não-Abeliana. Neste sentido, encontramos que a fase geométrica não-Abeliana é importante para ganhar informação sobre o espaço de estados e bem como a conexão entre eles, cenário favorável para reproduzir a matriz de overlap e o loop de Wilson.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-30112023-093008/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-30112023-093008/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257475428909056