Tecnologia e inovação na logística do etanol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petraglia, José
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-16122013-162452/
Resumo: No mercado contemporâneo, de alta competitividade, a logística tem papel fundamental na determinação das empresas e países que terão sucesso no suprimento de etanol. Os apelos ambientais, devido à emissão de gases de efeito estufa e a preocupação com a instabilidade dos preços do petróleo contribuem para o aumento da utilização do etanol como combustível em substituição ou redução do uso de derivados do petróleo. Atualmente, no Brasil, os combustíveis renováveis representam 19% da energia usada no setor de transporte. Portanto, o Brasil é o único caso bem sucedido de transição tecnológica para biocombustível em larga escala. Para atender a crescente demanda de etanol novas áreas de plantio de cana-de-açúcar e destilarias de etanol estão surgindo, principalmente, na região centro-sul do Brasil, mudando o perfil de distribuição do produto. E consequentemente, torna-se relevante a necessidade de inovação na logística do etanol. O tema teórico desta tese é a inovação em serviços logísticos e logística. Nesta pesquisa, analisa-se a contribuição das mudanças tecnológicas na inovação da logística do etanol. E quais mudanças organizacionais ocorrem em função dessas inovações tecnológicas. A metodologia de pesquisa utilizada, nesta tese, é o método de estudo de casos múltiplos, e foram escolhidas para pesquisas quatro empresas, sendo duas empresas operadoras logísticas, Stolthaven e Logum, e duas grandes empresas produtoras de etanol, Copersucar e Raízen. Entre outras análises, os resultados da pesquisa apontam que as mudanças tecnológicas têm contribuído significantemente para a inovação da logística e dos serviços logísticos do etanol, além do que a literatura tem demonstrado, a qual se concentra, basicamente, na contribuição da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), na inovação logística. O estudo mostrou haver relevantes inovações tecnológicas em transporte, transbordo e armazenagem. Além da classificação da inovação em incremental ou radical, a inovação em logística sugere um caráter de inovação sistêmica pela forma como se arquiteta seu processo. As pesquisas apontam, também, que, devido às inovações tecnológicas ocorridas nos últimos dez anos, significantes mudanças organizacionais ocorreram, principalmente nos perfis profissionais dos operadores de terminal de armazenagem e transbordo de etanol. Há dez anos, não havia necessidade de muita qualificação dos operadores, aceitava-se candidato com formação no ensino fundamental; atualmente, há necessidade de formação em ensino médio ou técnico, e até superior. E mesmo com formação mais elevada, a empresa precisa aplicar treinamento próprio para capacitar o funcionário às novas tecnologias. Entretanto, essas mudanças organizacionais foram mais significativas nas empresas operadoras logísticas do que nas empresas produtoras de etanol. Esta pesquisa obtém contribuições originais ao conhecimento na área de gestão da inovação em logística, construindo novas teorias a partir do estudo de casos, e propõe um modelo conceitual de inovação em logística, assim como contribui para a prática executiva do suprimento de etanol.
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Para atender a crescente demanda de etanol novas áreas de plantio de cana-de-açúcar e destilarias de etanol estão surgindo, principalmente, na região centro-sul do Brasil, mudando o perfil de distribuição do produto. E consequentemente, torna-se relevante a necessidade de inovação na logística do etanol. O tema teórico desta tese é a inovação em serviços logísticos e logística. Nesta pesquisa, analisa-se a contribuição das mudanças tecnológicas na inovação da logística do etanol. E quais mudanças organizacionais ocorrem em função dessas inovações tecnológicas. A metodologia de pesquisa utilizada, nesta tese, é o método de estudo de casos múltiplos, e foram escolhidas para pesquisas quatro empresas, sendo duas empresas operadoras logísticas, Stolthaven e Logum, e duas grandes empresas produtoras de etanol, Copersucar e Raízen. Entre outras análises, os resultados da pesquisa apontam que as mudanças tecnológicas têm contribuído significantemente para a inovação da logística e dos serviços logísticos do etanol, além do que a literatura tem demonstrado, a qual se concentra, basicamente, na contribuição da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), na inovação logística. O estudo mostrou haver relevantes inovações tecnológicas em transporte, transbordo e armazenagem. Além da classificação da inovação em incremental ou radical, a inovação em logística sugere um caráter de inovação sistêmica pela forma como se arquiteta seu processo. As pesquisas apontam, também, que, devido às inovações tecnológicas ocorridas nos últimos dez anos, significantes mudanças organizacionais ocorreram, principalmente nos perfis profissionais dos operadores de terminal de armazenagem e transbordo de etanol. Há dez anos, não havia necessidade de muita qualificação dos operadores, aceitava-se candidato com formação no ensino fundamental; atualmente, há necessidade de formação em ensino médio ou técnico, e até superior. E mesmo com formação mais elevada, a empresa precisa aplicar treinamento próprio para capacitar o funcionário às novas tecnologias. Entretanto, essas mudanças organizacionais foram mais significativas nas empresas operadoras logísticas do que nas empresas produtoras de etanol. Esta pesquisa obtém contribuições originais ao conhecimento na área de gestão da inovação em logística, construindo novas teorias a partir do estudo de casos, e propõe um modelo conceitual de inovação em logística, assim como contribui para a prática executiva do suprimento de etanol.In the high competitive contemporary market, logistics plays a key role in determining which companies and countries will succeed in the supply of ethanol. The environmental appeals, due to the emission of greenhouse effect gases and the concern with the instability of oil prices contribute to the increased use of ethanol as a fuel to replace or reduce the use of petroleum. Currently in Brazil, renewable fuels account for 19% of the energy used in the transportation sector. Therefore, Brazil is the only case of successful technological transition to biofuel on a large scale. To meet the growing demand for ethanol, new planting areas of sugar cane and ethanol distilleries are popping up mainly in the central-southern Brazil, changing the product distribution profile. As so, the need for innovation in the logistics of ethanol becomes relevant. The theoretical theme of this thesis is innovation in logistics services and logistics. In this research, we analyze the contribution of technological innovation in the logistics of ethanol. And what organizational changes occur as a result of these technological innovations. The research methodology used in this thesis is the method of multiple case studies and four companies were chosen to participate in the research; being two companies that operate logistics: Stolthaven and Logum and two major companies producing ethanol: Copersucar and Raizen. Among other analyses, the results of the research show that technological changes have contributed significantly to innovation in logistics and logistics services of ethanol, beyond what the literature shows, which concentrates basically on the contribution of Information Technology and Communication (ITC) innovation in logistics. The research has showed that there are relevant technological innovations in transport, transshipment and warehouse. Besides innovation classification in incremental or radical, logistic innovation suggests a character of systemic innovation considering the form that its process is architected. The research also indicate that due to technological innovations that occurred in the last ten years, significant organizational changes occurred mainly in professional profiles of terminal operators on storage and transshipment of ethanol. Ten years ago there was not much need for qualified operators, so candidates with a background in elementary education were accepted. Nowadays, there is the need of at least technical education or even higher. And even with the higher education companies must implement proper training to enable the employees to new technologies. However, these organizational changes were more significant in the logistic operating companies than in companies producing ethanol. This research gives original contributions to knowledge in the area of innovation management in logistics, building new theories from case studies and proposes a conceptual model of innovation in logistics, as well as contributions to the executive practice of ethanol supply.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNascimento, Paulo Tromboni de SouzaPetraglia, José2013-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-16122013-162452/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-16122013-162452Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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