Ser e tempo da técnica na Ciência da Informação: da questão da disponibilidade do ente informação como peça fundamental ao trabalho paradigmático da Organização da Informação e do Conhecimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ramon Ordonhes Adriano
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19092024-154653/
Resumo: Os problemas e dificuldades que surgem a uma área ao longo de seu desenvolvimento e consolidação epistemológica, tal como se dá na Ciência da Informação, ensejam uma radical tarefa teórica (filosófica, por excelência), que se acomodaria, como dimensão fundamental deste campo de pesquisa, em debates cujas concepções e consequências discursivas escapam às formas com que se lidaria, cotidianamente, com o objeto de interesse dessa área e seus respectivos pressupostos mais práticos e imediatos, moldados pelo refinamento estabelecido na forma de tempo e reflexão. Nesse âmbito, visto como primordial à objetividade científica, se colocariam em questão os alicerces e princípios que lhe assegurariam o trabalho e delimitação conceitual. Nessa medida, a tese analisa o tema da técnica a partir de um ponto de vista epistemológico e, em especial, hermenêutico, a fim de averiguar sua disposição paradigmática junto ao corpus teórico da tradição da Organização do Conhecimento. Para tanto, se pretende verificar como esta, em sua interface disciplinar (nomeada de Ciência da Informação), apresenta, bem como se vale, dessa discussão e heranças teóricas acerca da técnica. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa tem por base uma investigação teórico-exploratória, estabelecida sobre uma revisão bibliografia. Com efeito, pretendeu-se contribuir para uma ampliação do entendimento teórico acerca do seu escopo paradigmático, propondo, para tanto, novas abordagens sobre os sistemas conceituais vigentes. Como suas devidas conclusões, se percebeu o quanto o esquema paradigmático das revoluções e passagens dos programas e estados da ciência acabam tendo limitações hermenêuticas, se vistos perante a concorrência com uma concretude da temporalidade e da historicidade que abarcam essa mesma atividade epistemológica.
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Nesse âmbito, visto como primordial à objetividade científica, se colocariam em questão os alicerces e princípios que lhe assegurariam o trabalho e delimitação conceitual. Nessa medida, a tese analisa o tema da técnica a partir de um ponto de vista epistemológico e, em especial, hermenêutico, a fim de averiguar sua disposição paradigmática junto ao corpus teórico da tradição da Organização do Conhecimento. Para tanto, se pretende verificar como esta, em sua interface disciplinar (nomeada de Ciência da Informação), apresenta, bem como se vale, dessa discussão e heranças teóricas acerca da técnica. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa tem por base uma investigação teórico-exploratória, estabelecida sobre uma revisão bibliografia. Com efeito, pretendeu-se contribuir para uma ampliação do entendimento teórico acerca do seu escopo paradigmático, propondo, para tanto, novas abordagens sobre os sistemas conceituais vigentes. Como suas devidas conclusões, se percebeu o quanto o esquema paradigmático das revoluções e passagens dos programas e estados da ciência acabam tendo limitações hermenêuticas, se vistos perante a concorrência com uma concretude da temporalidade e da historicidade que abarcam essa mesma atividade epistemológica.The issues that arise in an area in its development and epistemological consolidation, as occurs in Information Science, give rise to a radical theoretical task (philosophical, par excellence), which would be accommodated, as a fundamental dimension of this field of research, in debates whose conceptions and discursive consequences escape the ways in which one would deal, on a daily basis, with the object of interest in this area and its respective more practical and immediate assumptions. In this context, seen as primordial to scientific objectivity, the foundations and principles that would guarantee the work and conceptual delimitation would be called into question. To this extent, the thesis analyzes the topic of technology from an epistemological and, in particular, hermeneutic point of view, in order to ascertain its paradigmatic disposition within the theoretical corpus of the tradition of the area in question. To this end, we intend to verify how the Organization of Information and Knowledge, in its disciplinary interface (named Information Science), presents, as well as makes use of, this discussion and theoretical heritage of the technique. From a methodological point of view, the research is based on a theoretical-exploratory investigation, established on a bibliographical review. Indeed, it is intended to contribute to an expansion of theoretical understanding regarding the paradigmatic scope of the area, proposing, to this end, new approaches to current conceptual systems. As its due conclusions, it was realized how much the paradigmatic scheme of revolutions and passages of programs and states of science end up having hermeneutic limitations, if seen in competition with a concreteness of temporality and historicity that encompass this same epistemological activity.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFrancelin, Marivalde MoacirRibeiro, Ramon Ordonhes Adriano2024-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19092024-154653/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-20T17:44:02Zoai:teses.usp.br:tde-19092024-154653Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-20T17:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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