Um estudo compreensivo da personalidade de crianças obesas: enfoque kleiniano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gliber, Ana Rosa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-11052012-110010/
Resumo: Atualmente a obesidade, considerada um problema de saúde pública, vem sendo alvo de inúmeras pesquisas dada a gravidade desta doença crônica e de seus altos índices epidemiológicos. Poucos estudos têm sido feitos na tentativa de compreender a psicodinâmica deste tema. Esta pesquisa se insere nesta direção, pretende descrever, através da perspectiva kleiniana, os principais aspectos e conteúdos psicodinâmicos das crianças obesas estudadas. Os participantes foram seis crianças de oito a dez anos de idade com diagnóstico clínico de obesidade. Utilizaram-se como instrumentos para análise e interpretação dos dados o Procedimento de Desenhos-Estórias e o Teste de Apercepção Temática Infantil com Figuras de Animais, além da realização de entrevista semi-dirigida com as mães, visando obter dados da história de vida dos participantes. A análise dos instrumentos se baseou em Tardivo (1997), identificando as atitudes básicas, figuras significativas, sentimentos expressos, tendências e desejos, impulsos, ansiedades e mecanismos de defesa. Os resultados encontrados indicaram nas crianças avaliadas voracidade, agressividade reprimida e, em maior parte, utilização de mecanismos defensivos predominantemente relacionados à posição esquizo-paranóide, tais como, cisão, negação e idealização para lidar com as situações de perda e sofrimento, o que indica predomínio da relação de objeto parcial, porém evidenciaram-se tentativas de reparação em alguns momentos. Também foram observados sinais e sintomas indicativos de depressão clínica em parte da amostra avaliada. Observou-se que a história de vida das crianças, o ambiente interno e externo, os comportamentos aprendidos e o desenvolvimento emocional, interferiram na evolução da obesidade. Sanciona a importância de uma intervenção psicoterapêutica que possa ajudar as crianças integrar os objetos parciais e fortalecer o ego para que possam lidar de forma mais efetiva com a culpa depressiva, pois, muitas vezes, prejuízos marcantes nas relações objetais, podem estar associados ao desenvolvimento de doenças, transtornos ou mesmo grande sofrimento psíquico
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spelling Um estudo compreensivo da personalidade de crianças obesas: enfoque kleinianoA comprehensive study about obese children personality: kleinian approachChildhoodDistúrbios psicossomáticosInfânciaObesidadeObesityPsicodinâmicaPsychodynamicsPsychological testingPsychosomatic disordersTestes psicológicosAtualmente a obesidade, considerada um problema de saúde pública, vem sendo alvo de inúmeras pesquisas dada a gravidade desta doença crônica e de seus altos índices epidemiológicos. Poucos estudos têm sido feitos na tentativa de compreender a psicodinâmica deste tema. Esta pesquisa se insere nesta direção, pretende descrever, através da perspectiva kleiniana, os principais aspectos e conteúdos psicodinâmicos das crianças obesas estudadas. Os participantes foram seis crianças de oito a dez anos de idade com diagnóstico clínico de obesidade. Utilizaram-se como instrumentos para análise e interpretação dos dados o Procedimento de Desenhos-Estórias e o Teste de Apercepção Temática Infantil com Figuras de Animais, além da realização de entrevista semi-dirigida com as mães, visando obter dados da história de vida dos participantes. A análise dos instrumentos se baseou em Tardivo (1997), identificando as atitudes básicas, figuras significativas, sentimentos expressos, tendências e desejos, impulsos, ansiedades e mecanismos de defesa. Os resultados encontrados indicaram nas crianças avaliadas voracidade, agressividade reprimida e, em maior parte, utilização de mecanismos defensivos predominantemente relacionados à posição esquizo-paranóide, tais como, cisão, negação e idealização para lidar com as situações de perda e sofrimento, o que indica predomínio da relação de objeto parcial, porém evidenciaram-se tentativas de reparação em alguns momentos. Também foram observados sinais e sintomas indicativos de depressão clínica em parte da amostra avaliada. Observou-se que a história de vida das crianças, o ambiente interno e externo, os comportamentos aprendidos e o desenvolvimento emocional, interferiram na evolução da obesidade. Sanciona a importância de uma intervenção psicoterapêutica que possa ajudar as crianças integrar os objetos parciais e fortalecer o ego para que possam lidar de forma mais efetiva com a culpa depressiva, pois, muitas vezes, prejuízos marcantes nas relações objetais, podem estar associados ao desenvolvimento de doenças, transtornos ou mesmo grande sofrimento psíquicoNowadays obesity is considered a public health problem, it has been subject of numerous studies due to the severity of chronic disease and its high epidemiological levels. Few studies have been developed to understand the psychodynamics of this theme. This research goes toward this direction, it aims to describe, by kleinian perspective, the main psychodynamic aspects and inside contents of the obese children studied. The participants were six children aged eight to ten years old with a clinical diagnosis of obesity. The Drawings-Stories Procedure, Childrens Apperception Test with Animals Figures, in addition to a semi-directed interview with mothers to obtain data about participants life history were used as instruments for analysis and interpretation. The analysis of the instruments was based on Tardivo (1997), identifying the basic attitudes, significant figures, sentiments, tendencies and desires, impulses, anxieties and defense mechanisms. In the evaluated children, the results indicated voracity, repressed aggressiveness and, in most of them, use of defensive mechanisms predominantly related to paranoid-schizoid position, such as splitting, idealization and denial to deal with situations of deprivation and suffering, which indicates the predominance of a partial object relation, but there were reparation attempts in some moments. Signs and indicative symptoms of clinical depression were also observed in part of the sample. It was observed that the lives history of children, the internal and external environments, learned behaviors and emotional development, influenced the obesity evolution in the evaluated sample. It demonstrates the importance of a psychotherapeutic intervention that can help children to integrate the partial objects and reinforce the ego, so that they can deal more effectively with depressive guilt, because, many times, outstanding damages in object relations may be associated with the development of diseases, disorders or major psychological distressBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, Avelino LuizGliber, Ana Rosa2012-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-11052012-110010/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-11052012-110010Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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