Regulação e competição no setor elétrico brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prandini, Thaís Mélega
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01122014-151825/
Resumo: Este trabalho procura investigar ações para estimular a competição no mercado livre de energia brasileiro, através do levantamento do desenvolvimento e status de mercados internacionais, com foco no desenvolvimento do mercado livre de energia tendo como meta o incremento da competitividade como forma de garantir preços e serviços adequados aos consumidores finais e atraindo investimento para esta indústria. Dentre os aspectos relevantes que o trabalho aborda está a identificação de estratégias e mecanismos para viabilizar a competição dos mercados no atacado e no varejo, acompanhada da implantação de modelos de negócios e preços que reflitam de modo mais fiel à realidade dos custos marginais de operação e expansão através da competição para o mercado. Este trabalho utiliza como metodologia, a pesquisa exploratória e a pesquisa descritiva, que tem o objetivo de aprofundar o conhecimento nos temas e investigar informações que são objeto do estudo. Além disto, se adotou a experiência da autora em seus trabalhos atuais no setor elétrico brasileiro com vistas à proposição de melhorias na regulação e nos modelos de negócios para obter uma melhoria da competitividade. Por fim, o trabalho faz uma avaliação da resposta da demanda com a ampliação gradativa da competição ao mercado de varejo, assim como já estabelecido pela demanda no atacado, e os efeitos necessários na oferta para que sejam atendidas as reais necessidades do consumidor.
id USP_f14d4d41d9a527e0ef81d802fedf186c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01122014-151825
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Regulação e competição no setor elétrico brasileiroRegulation and competition in the Brazilian power marketCompetiçãoCompetitionElectricityEnergia elétrica - BrasilMarketMercadoEste trabalho procura investigar ações para estimular a competição no mercado livre de energia brasileiro, através do levantamento do desenvolvimento e status de mercados internacionais, com foco no desenvolvimento do mercado livre de energia tendo como meta o incremento da competitividade como forma de garantir preços e serviços adequados aos consumidores finais e atraindo investimento para esta indústria. Dentre os aspectos relevantes que o trabalho aborda está a identificação de estratégias e mecanismos para viabilizar a competição dos mercados no atacado e no varejo, acompanhada da implantação de modelos de negócios e preços que reflitam de modo mais fiel à realidade dos custos marginais de operação e expansão através da competição para o mercado. Este trabalho utiliza como metodologia, a pesquisa exploratória e a pesquisa descritiva, que tem o objetivo de aprofundar o conhecimento nos temas e investigar informações que são objeto do estudo. Além disto, se adotou a experiência da autora em seus trabalhos atuais no setor elétrico brasileiro com vistas à proposição de melhorias na regulação e nos modelos de negócios para obter uma melhoria da competitividade. Por fim, o trabalho faz uma avaliação da resposta da demanda com a ampliação gradativa da competição ao mercado de varejo, assim como já estabelecido pela demanda no atacado, e os efeitos necessários na oferta para que sejam atendidas as reais necessidades do consumidor.This work investigates actions to stimulate competition in the liberalized Brazilian electricity market, by raising international markets development and status, focusing on the development of liberalized market with the goal of increasing competitiveness in order to ensure adequate services and prices to final consumers and attracting investment to this industry. Among the relevant aspects that the work addresses is to identify strategies and mechanisms to facilitate electricity market competition in the wholesale and retail, followed by the arrangement of business models and prices that reflect more realistically the true marginal costs of operation and expansion through competition for the market. This thesis uses as methodology, exploratory and descriptive research that aims to deeply capture the knowledge and investigate information on topics that are the subject of the study. In addition, it has been adopted the author\'s experience in her current jobs in the Brazilian electricity sector with a target to propose some improvements in regulation and business models for real life competitiveness. Finally, the paper makes an assessment of demand response with the gradual expansion of the competition to the retail market, as well as already established by the wholesale demand, and the necessary effects on the supply to meet the real needs of the consumer.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira Júnior, Moacir de MirandaPrandini, Thaís Mélega2014-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01122014-151825/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-01122014-151825Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Regulação e competição no setor elétrico brasileiro
Regulation and competition in the Brazilian power market
title Regulação e competição no setor elétrico brasileiro
spellingShingle Regulação e competição no setor elétrico brasileiro
Prandini, Thaís Mélega
Competição
Competition
Electricity
Energia elétrica - Brasil
Market
Mercado
title_short Regulação e competição no setor elétrico brasileiro
title_full Regulação e competição no setor elétrico brasileiro
title_fullStr Regulação e competição no setor elétrico brasileiro
title_full_unstemmed Regulação e competição no setor elétrico brasileiro
title_sort Regulação e competição no setor elétrico brasileiro
author Prandini, Thaís Mélega
author_facet Prandini, Thaís Mélega
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira Júnior, Moacir de Miranda
dc.contributor.author.fl_str_mv Prandini, Thaís Mélega
dc.subject.por.fl_str_mv Competição
Competition
Electricity
Energia elétrica - Brasil
Market
Mercado
topic Competição
Competition
Electricity
Energia elétrica - Brasil
Market
Mercado
description Este trabalho procura investigar ações para estimular a competição no mercado livre de energia brasileiro, através do levantamento do desenvolvimento e status de mercados internacionais, com foco no desenvolvimento do mercado livre de energia tendo como meta o incremento da competitividade como forma de garantir preços e serviços adequados aos consumidores finais e atraindo investimento para esta indústria. Dentre os aspectos relevantes que o trabalho aborda está a identificação de estratégias e mecanismos para viabilizar a competição dos mercados no atacado e no varejo, acompanhada da implantação de modelos de negócios e preços que reflitam de modo mais fiel à realidade dos custos marginais de operação e expansão através da competição para o mercado. Este trabalho utiliza como metodologia, a pesquisa exploratória e a pesquisa descritiva, que tem o objetivo de aprofundar o conhecimento nos temas e investigar informações que são objeto do estudo. Além disto, se adotou a experiência da autora em seus trabalhos atuais no setor elétrico brasileiro com vistas à proposição de melhorias na regulação e nos modelos de negócios para obter uma melhoria da competitividade. Por fim, o trabalho faz uma avaliação da resposta da demanda com a ampliação gradativa da competição ao mercado de varejo, assim como já estabelecido pela demanda no atacado, e os efeitos necessários na oferta para que sejam atendidas as reais necessidades do consumidor.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01122014-151825/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01122014-151825/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090291338051584