O pantógrafo no ensino de conceitos geométricos à luz da educação matemática realística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-19062020-171924/ |
Resumo: | Com esta pesquisa, teve-se por objetivo elaborar, aplicar e analisar uma abordagem de ensino de conceitos geométricos com o uso de um pantógrafo. Teve-se por foco a sala de aula de Matemática da Educação Básica, principalmente o 9º ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio. Buscou-se suporte teórico nas ideias propostas pela Educação Matemática Realística, que defendem a Matemática como uma atividade humana, cuja aprendizagem ocorre pelo processo de matematização dos conceitos estudados, obtido pela participação ativa dos estudantes nas atividades propostas pelo professor. Ao final do trabalho de elaboração, intervenção e análise, espera-se responder à questão Quais conceitos de Geometria Plana aparecem nas manifestações escritas e orais dos participantes, com um conjunto de atividades que envolvem a construção e a utilização de um pantógrafo, à luz das perspectivas da Educação Matemática Realística?. Os resultados apresentados neste texto advêm da aplicação das atividades elaboradas, em uma oficina de nove horas, da qual participaram seis professores e dois licenciandos de Matemática, e que foi promovida pelo Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, no mês de agosto de 2019. Nos três encontros realizados, as discussões geradas gravadas por áudio -, os protocolos obtidos e recolhidos e as observações feitas, por escrito, constituíram o conjunto de dados que permitiu observar e analisar o desempenho e o envolvimento dos participantes e responder as questões de pesquisa. Pode-se concluir que a construção e o uso do pantógrafo, nas atividades propostas, permitiram aos participantes perceberem alguns dos conceitos envolvidos, como semelhança de triângulos e proporcionalidade, mas não, por exemplo, semelhança de paralelogramos e homotetia. Notou-se também o interesse de alguns participantes em utilizar as atividades propostas nas suas aulas. Essas conclusões mostram a importância de abordagens mais dinâmicas e que envolvam os estudantes, principalmente em sala de aula de Matemática da Educação Básica, com ferramentas como o pantógrafo. |
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O pantógrafo no ensino de conceitos geométricos à luz da educação matemática realísticaThe pantograph in teaching geometric concepts on the light of Realistic Mathematics EducationEducação Matemática RealísticaGeometriaGeometryMatematizaçãoMathematizationPantógrafoPantographRealistic Mathematics EducationCom esta pesquisa, teve-se por objetivo elaborar, aplicar e analisar uma abordagem de ensino de conceitos geométricos com o uso de um pantógrafo. Teve-se por foco a sala de aula de Matemática da Educação Básica, principalmente o 9º ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio. Buscou-se suporte teórico nas ideias propostas pela Educação Matemática Realística, que defendem a Matemática como uma atividade humana, cuja aprendizagem ocorre pelo processo de matematização dos conceitos estudados, obtido pela participação ativa dos estudantes nas atividades propostas pelo professor. Ao final do trabalho de elaboração, intervenção e análise, espera-se responder à questão Quais conceitos de Geometria Plana aparecem nas manifestações escritas e orais dos participantes, com um conjunto de atividades que envolvem a construção e a utilização de um pantógrafo, à luz das perspectivas da Educação Matemática Realística?. Os resultados apresentados neste texto advêm da aplicação das atividades elaboradas, em uma oficina de nove horas, da qual participaram seis professores e dois licenciandos de Matemática, e que foi promovida pelo Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, no mês de agosto de 2019. Nos três encontros realizados, as discussões geradas gravadas por áudio -, os protocolos obtidos e recolhidos e as observações feitas, por escrito, constituíram o conjunto de dados que permitiu observar e analisar o desempenho e o envolvimento dos participantes e responder as questões de pesquisa. Pode-se concluir que a construção e o uso do pantógrafo, nas atividades propostas, permitiram aos participantes perceberem alguns dos conceitos envolvidos, como semelhança de triângulos e proporcionalidade, mas não, por exemplo, semelhança de paralelogramos e homotetia. Notou-se também o interesse de alguns participantes em utilizar as atividades propostas nas suas aulas. Essas conclusões mostram a importância de abordagens mais dinâmicas e que envolvam os estudantes, principalmente em sala de aula de Matemática da Educação Básica, com ferramentas como o pantógrafo.In this research, the objective was to develop, apply and analyze an approach to teaching geometric concepts using a pantograph. The focus was on the Basic Education Mathematics classroom, mainly the 9th year of elementary school and the 1st year of high school. Theoretical support was sought in the ideas proposed by Realistic Mathematical Education, which defend Mathematics as a human activity, whose learning occurs through the process of mathematization of the studied concepts, obtained by the active participation of students in the activities proposed by the teacher. At the end of the work of elaboration, intervention and analysis, it is expected to answer the question Which concepts of Flat Geometry appear in the written and oral manifestations of the participants, with a set of activities that involve the construction and use of a pantograph, in light from the perspectives of Realistic Mathematics Education? . The results presented in this text come from the application of the activities developed, in a nine-hour workshop, in which six teachers and two Mathematics graduates participated, and which was promoted by the Centro de Aperfeiçoamento em Ensino de Matemática (CAEM) of the Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, in August 2019. In the three meetings held, the discussions generated - recorded by audio -, the protocols obtained and collected and the observations made, in writing, constituted the data set that allowed to observe and analyze the performance and involvement of the participants and answer the research questions. It can be concluded that the construction and use of the pantograph, in the proposed activities, allowed the participants to perceive some of the concepts involved, such as similarity of triangles and proportionality, but not, for example, similarity of parallelograms and homotetia. It was also noted the interest of some participants in using the activities proposed in their classes. These conclusions show the importance of more dynamic approaches that involve students, mainly in the Basic Education Mathematics classroom, with tools such as the pantograph.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Vera Helena Giusti deSantos, Dayene Ferreira dos2020-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-19062020-171924/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T22:43:02Zoai:teses.usp.br:tde-19062020-171924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T22:43:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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