O transpasse da vida em vadiação: entre a capoeira, o cavalo marinho e o maracatu rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valério, Pedro Henrique Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-30052021-192305/
Resumo: A capoeira, o cavalo marinho e o maracatu rural são fenômenos da cultura popular negro-brasileira. O ato de vadiar ou brincar perpassa essas manifestações, designando o ato de praticá-las. Para abordá-lo, aplica-se uma fenomenologia pertinente ao estudo de fenômenos culturais, que se inscreve nos domínios da pesquisa qualitativa em Psicologia. Utiliza-se como referencial metodológico a Fenomenologia Genética e Generativa propostas por Edmund Husserl (1859-1938). Para identificar quais são e como se configuram os sentidos vividos próprios ao acontecimento do vadiar pertinentes às três manifestações culturais, avança-se ao descrever e compreender a estrutura intencional essencial a elas. O foco centra-se na dimensão intersubjetiva que se manifesta estruturalmente para as experiências de cada praticante, incluindo a própria experiência do pesquisador que, fenomenologicamente acessada, integra o percurso metodológico. Para cumpri-lo, realizaram-se incursões nas dimensões filosóficas e metodológico-qualitativas, elaborando uma alternativa prática teoricamente fundamentada para tais fins. O acesso ao fenômeno se realiza por meio da experiência prática do pesquisador e da entrevista fenomenológica, que convida os participantes a descreverem suas vivências em vadiar. Foram, então, selecionados aqueles mais experientes em cada manifestação cultural, conforme o reconhecimento de suas comunidades como tais, na prática do maracatu rural e do cavalo marinho. A respeito da capoeira, esta é articulada fenomenologicamente por meio do contraste com resultados já obtidos em pesquisa anterior. Apreendendo-se o fenômeno na carnalidade de seu mundo vivido, obteve-se como resultado uma forma estrutural de transformação da existência, essencial à manifestação do vadiar, implicando desdobramentos políticos, sociais e pessoais na vida dos praticantes. Em seguida, em contraste com diversos estudos históricos, psicológicos, antropológicos e sociológicos, aprofunda-se a descrição e a compreensão fenomenológica destas manifestações culturais. Conclui-se com considerações a respeito dos resultados alcançados e dos novos campos abertos para a continuidade do desenvolvimento fenomenológico do tema.
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Para identificar quais são e como se configuram os sentidos vividos próprios ao acontecimento do vadiar pertinentes às três manifestações culturais, avança-se ao descrever e compreender a estrutura intencional essencial a elas. O foco centra-se na dimensão intersubjetiva que se manifesta estruturalmente para as experiências de cada praticante, incluindo a própria experiência do pesquisador que, fenomenologicamente acessada, integra o percurso metodológico. Para cumpri-lo, realizaram-se incursões nas dimensões filosóficas e metodológico-qualitativas, elaborando uma alternativa prática teoricamente fundamentada para tais fins. O acesso ao fenômeno se realiza por meio da experiência prática do pesquisador e da entrevista fenomenológica, que convida os participantes a descreverem suas vivências em vadiar. Foram, então, selecionados aqueles mais experientes em cada manifestação cultural, conforme o reconhecimento de suas comunidades como tais, na prática do maracatu rural e do cavalo marinho. A respeito da capoeira, esta é articulada fenomenologicamente por meio do contraste com resultados já obtidos em pesquisa anterior. Apreendendo-se o fenômeno na carnalidade de seu mundo vivido, obteve-se como resultado uma forma estrutural de transformação da existência, essencial à manifestação do vadiar, implicando desdobramentos políticos, sociais e pessoais na vida dos praticantes. Em seguida, em contraste com diversos estudos históricos, psicológicos, antropológicos e sociológicos, aprofunda-se a descrição e a compreensão fenomenológica destas manifestações culturais. Conclui-se com considerações a respeito dos resultados alcançados e dos novos campos abertos para a continuidade do desenvolvimento fenomenológico do tema.Capoeira, cavalo marinho and maracatu rural are afrobrazilian folk cultural phenomena. The act of vadiar or \"playing\" crosses these manifestations, even naming the act of practicing them. To address it, a phenomenology pertinent to cultural phenomena is applied, one that is into the field of the qualitative research in psychology. This work uses as methodological reference the Genetic and the Generative Phenomenology proposed by Edmund Husserl (1859-1938). So that we can identify which are and also how the living meanings of the \"vadiar\" configure themselves, this work aims to describe and comprehend the intentional structure which is essential to them all. The focus will center itself on the intersubjective dimension which estruturally manifestates itself to each practioner experiences, including the researcher\'s own personal experience, one which, once phenomenologycally accessed, integrates the methodological path. To fulfill the goal, incursions on philosophical and also qualitative methodological dimensions were made, elaborating that way an alternative observance theoretically grounded to achieve the purpose. The access to the phenomenon is made throughtout the reseracher\'s practical experience and through the phenomenologycal interview, which invites the participants to describe their own experiences and the way they occurred. After that, were selected those more experienced (seniors) in each cultural manifestation, being this seniority recognized by their communities when considering the maracatu rural and the cavalo marinho. When dealing with capoeira, this manifestation is phenomenologically articulated by contrastating its results with other results formerly achieved on a previous research. By aprehending the phenomenon on the body and flesh of its lived world, we are able to obtain, as a result, an structural form of a \"transformation of the being\", something essential to the \"vadiar\" manifestation, which implies on political, social and personal developments and ramifications on the practitioner\'s lifes. Then, in contrast with many historical, psychoanalytical, anthropologycal and sociological studies, we deepen the description and phenomenological comprehension of these cultural manifestations. This work concludes itself with considerations about the achieved results and new open fields for the continuity and phenomenological development of the subject.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarreira, Cristiano Roque AntunesValério, Pedro Henrique Martins2021-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-30052021-192305/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-21T22:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-30052021-192305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-21T22:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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