Moldar o inexpressivo:  a formação do artista em Clarice Lispector e a escrita escultórica em A Paixão Segundo G.H.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bijotti, Mariana Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-11112020-192248/
Resumo: Uma das tendências do romance moderno, o romance de introversão, ao explicitar os métodos de sua própria composição na narrativa, tornou evidente a figura daquele que o escreve: o artista. Na obra de Clarice Lispector vários são os protagonistas artistas: Joana, de Perto do coração selvagem, escreve poesias e brinca com as palavras desde sua infância; Virgínia, de O lustre, faz pequenas estátuas de bonecos de barro; em Água viva, a narradora é, também, pintora; Rodrigo S.M., de A hora da estrela, é um escritor; em Um sopro de vida, há um autor não nomeado, que é um escritor, e Ângela Pralini, a qual possui um maior entusiasmo pela pintura; finalmente, a narradora protagonista G.H., que é identificada como um escultora. Além disso, muitos são os textos clariceanos que versam sobre as diversas artes, desde a escrita, passando pela pintura até a escultura: em contos, crônicas e, inclusive, no papel de entrevistadora, Clarice demonstrava profundo interesse em discutir arte, procurando, nas entrevistas com artistas, saber a respeito dos seus métodos de trabalho, bem como de suas opiniões gerais sobre o tema. O foco desta dissertação se dará sobre a escultura, primeiramente investigando escritos diversos em que Clarice trata desse assunto, para culminar, enfim, no cerne desta pesquisa: A paixão segundo G.H.. A escultora G.H. parece, de alguma forma, unir sua arte primeira à arte da palavra, compondo uma espécie de \"escrita escultórica\" e, ainda, parecendo talhar \"esculturas verbais\" durante seu relato. Dessa maneira, pretende-se, aqui, percorrer alguns dos textos clariceanos que discutem as diversas artes e a figura do artista, para poder finalmente analisar com maior atenção a obra A paixão segundo G.H., procurando estabelecer relações entre a construção dessa narrativa e o desejo clariceano de \"tocar a coisa\" com as mãos, tal qual um escultor em sua atividade; demonstrando como a modalidade artística de G.H. parece ser captada pela própria forma do romance.
id USP_f2025600b86e09ba61d5b094ddfcff87
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11112020-192248
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Moldar o inexpressivo:  a formação do artista em Clarice Lispector e a escrita escultórica em A Paixão Segundo G.H.Shaping the inexpressive: the artist formation in Clarice Lispector and the sculptural writing in The passion according to G.H.A paixão segundo G.H.ArtistArtistaClarice LispectorClarice LispectorEsculturaKünstlerromanKünstlerromanSculptureThe passion according to G.H.Uma das tendências do romance moderno, o romance de introversão, ao explicitar os métodos de sua própria composição na narrativa, tornou evidente a figura daquele que o escreve: o artista. Na obra de Clarice Lispector vários são os protagonistas artistas: Joana, de Perto do coração selvagem, escreve poesias e brinca com as palavras desde sua infância; Virgínia, de O lustre, faz pequenas estátuas de bonecos de barro; em Água viva, a narradora é, também, pintora; Rodrigo S.M., de A hora da estrela, é um escritor; em Um sopro de vida, há um autor não nomeado, que é um escritor, e Ângela Pralini, a qual possui um maior entusiasmo pela pintura; finalmente, a narradora protagonista G.H., que é identificada como um escultora. Além disso, muitos são os textos clariceanos que versam sobre as diversas artes, desde a escrita, passando pela pintura até a escultura: em contos, crônicas e, inclusive, no papel de entrevistadora, Clarice demonstrava profundo interesse em discutir arte, procurando, nas entrevistas com artistas, saber a respeito dos seus métodos de trabalho, bem como de suas opiniões gerais sobre o tema. O foco desta dissertação se dará sobre a escultura, primeiramente investigando escritos diversos em que Clarice trata desse assunto, para culminar, enfim, no cerne desta pesquisa: A paixão segundo G.H.. A escultora G.H. parece, de alguma forma, unir sua arte primeira à arte da palavra, compondo uma espécie de \"escrita escultórica\" e, ainda, parecendo talhar \"esculturas verbais\" durante seu relato. Dessa maneira, pretende-se, aqui, percorrer alguns dos textos clariceanos que discutem as diversas artes e a figura do artista, para poder finalmente analisar com maior atenção a obra A paixão segundo G.H., procurando estabelecer relações entre a construção dessa narrativa e o desejo clariceano de \"tocar a coisa\" com as mãos, tal qual um escultor em sua atividade; demonstrando como a modalidade artística de G.H. parece ser captada pela própria forma do romance.One of the tendencies of the modern novel, the introverted novel, when turning explicit the methods of its own narrative composition, makes evident the image of that who writes it: the artist. In Clarice Lispector\'s works, several are the artist protagonists: Joana, from Near to the wild heart, writes poetry and play with words since her childhood; Virgínia, from The chandelier, makes little statues of clay dolls; in Água viva, the narrator is also a painter; Rodrigo S.M., from The hour of the star, is a writer; in A breath of life, there is a not named author, who is a writer, and Ângela Pralini, who has a greater enthusiasm for painting; finally, the protagonist narrator G.H., who is identified as a sculptor. Besides that, many are the texts from Clarice that discuss about the varied arts, from the writing to the painting and sculpture: in short stories, chronicles and also in the role as interviewer, Clarice showed a deep interest in debate art, searching after the working methods of the interviewed artists as well as their general opinions about this theme. The focus of this dissertation will be the sculpture, firstly investigating miscellaneous writings in which Clarice addresses this issue, to culminate, in the end, in the heartwood of this research: The passion according to G.H..The sculptor G.H. seems somehow to unite her first art to the art of the word, compounding a sort of \"sculptural writing\" and yet seeming to carve \"verbal sculptures\" during her story. Thus, what is intended here is to pursue some of Lispector\'s texts that talks over the varied arts and the image of the artist, in order to finally analyse with greater attention the novel The passion according to G.H., trying to establish relations between the construction of this narrative and Clarice\'s wish to \"touch the thing\" with her hands, as a sculptor in his activity; demonstrating how the artistic modality of G.H. seems to be captured by the own form of the novel.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRufinoni, Simone RossinettiBijotti, Mariana Silva2020-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-11112020-192248/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-12T01:38:02Zoai:teses.usp.br:tde-11112020-192248Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-12T01:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Moldar o inexpressivo:  a formação do artista em Clarice Lispector e a escrita escultórica em A Paixão Segundo G.H.
Shaping the inexpressive: the artist formation in Clarice Lispector and the sculptural writing in The passion according to G.H.
title Moldar o inexpressivo:  a formação do artista em Clarice Lispector e a escrita escultórica em A Paixão Segundo G.H.
spellingShingle Moldar o inexpressivo:  a formação do artista em Clarice Lispector e a escrita escultórica em A Paixão Segundo G.H.
Bijotti, Mariana Silva
A paixão segundo G.H.
Artist
Artista
Clarice Lispector
Clarice Lispector
Escultura
Künstlerroman
Künstlerroman
Sculpture
The passion according to G.H.
title_short Moldar o inexpressivo:  a formação do artista em Clarice Lispector e a escrita escultórica em A Paixão Segundo G.H.
title_full Moldar o inexpressivo:  a formação do artista em Clarice Lispector e a escrita escultórica em A Paixão Segundo G.H.
title_fullStr Moldar o inexpressivo:  a formação do artista em Clarice Lispector e a escrita escultórica em A Paixão Segundo G.H.
title_full_unstemmed Moldar o inexpressivo:  a formação do artista em Clarice Lispector e a escrita escultórica em A Paixão Segundo G.H.
title_sort Moldar o inexpressivo:  a formação do artista em Clarice Lispector e a escrita escultórica em A Paixão Segundo G.H.
author Bijotti, Mariana Silva
author_facet Bijotti, Mariana Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rufinoni, Simone Rossinetti
dc.contributor.author.fl_str_mv Bijotti, Mariana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv A paixão segundo G.H.
Artist
Artista
Clarice Lispector
Clarice Lispector
Escultura
Künstlerroman
Künstlerroman
Sculpture
The passion according to G.H.
topic A paixão segundo G.H.
Artist
Artista
Clarice Lispector
Clarice Lispector
Escultura
Künstlerroman
Künstlerroman
Sculpture
The passion according to G.H.
description Uma das tendências do romance moderno, o romance de introversão, ao explicitar os métodos de sua própria composição na narrativa, tornou evidente a figura daquele que o escreve: o artista. Na obra de Clarice Lispector vários são os protagonistas artistas: Joana, de Perto do coração selvagem, escreve poesias e brinca com as palavras desde sua infância; Virgínia, de O lustre, faz pequenas estátuas de bonecos de barro; em Água viva, a narradora é, também, pintora; Rodrigo S.M., de A hora da estrela, é um escritor; em Um sopro de vida, há um autor não nomeado, que é um escritor, e Ângela Pralini, a qual possui um maior entusiasmo pela pintura; finalmente, a narradora protagonista G.H., que é identificada como um escultora. Além disso, muitos são os textos clariceanos que versam sobre as diversas artes, desde a escrita, passando pela pintura até a escultura: em contos, crônicas e, inclusive, no papel de entrevistadora, Clarice demonstrava profundo interesse em discutir arte, procurando, nas entrevistas com artistas, saber a respeito dos seus métodos de trabalho, bem como de suas opiniões gerais sobre o tema. O foco desta dissertação se dará sobre a escultura, primeiramente investigando escritos diversos em que Clarice trata desse assunto, para culminar, enfim, no cerne desta pesquisa: A paixão segundo G.H.. A escultora G.H. parece, de alguma forma, unir sua arte primeira à arte da palavra, compondo uma espécie de \"escrita escultórica\" e, ainda, parecendo talhar \"esculturas verbais\" durante seu relato. Dessa maneira, pretende-se, aqui, percorrer alguns dos textos clariceanos que discutem as diversas artes e a figura do artista, para poder finalmente analisar com maior atenção a obra A paixão segundo G.H., procurando estabelecer relações entre a construção dessa narrativa e o desejo clariceano de \"tocar a coisa\" com as mãos, tal qual um escultor em sua atividade; demonstrando como a modalidade artística de G.H. parece ser captada pela própria forma do romance.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-11112020-192248/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-11112020-192248/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090631758249984