Método numérico-experimental para redução da assinatura acústica de propulsores por alteração de parâmetros geométricos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Helio Correa da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-17072023-153527/
Resumo: O emprego de veículos autônomos submarinos (AUVs) recentemente tem se expandindo e abrangendo áreas como pesquisa da biologia marinha, inspeção de poços e tubulações de petróleo no solo marinho e aplicações militares. Todas essas aplicações utilizam sensores acústicos para detecção de fontes de ruído submarino, seja emissões de animais marinhos, vazamento de tubulações de petróleo ou atividades de vigilância e defesa. Consequentemente, o veículo submarino deve ter um funcionamento silencioso para não interferir no correto funcionamento de seus próprios sensores. Nesse contexto, o desenvolvimento de propulsores silenciosos auxilia no cumprimento da missão dos AUVs. Desenvolve-se aqui um método numérico-experimental de otimização da emissão acústica para uma geometria de bosso divergente. Com a aplicação do método de kriging ou metamodelo, os resultados computacionais validados por experimentos são empregados em uma rotina de otimização para determinar os parâmetros ótimos de emissão acústica para o bosso divergente. As simulações numéricas desenvolvidas em trabalho complementar de colaborador empregam modelo híbrido RANS (Reynolds-Averaged Navier-Stokes) - LES (Large Eddy Simulation) para a determinação do escoamento e analogia acústica de Ffowcs Williams-Hawkings (FW-H) para a estimativa do campo acústico.
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