Método numérico-experimental para redução da assinatura acústica de propulsores por alteração de parâmetros geométricos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-17072023-153527/ |
Resumo: | O emprego de veículos autônomos submarinos (AUVs) recentemente tem se expandindo e abrangendo áreas como pesquisa da biologia marinha, inspeção de poços e tubulações de petróleo no solo marinho e aplicações militares. Todas essas aplicações utilizam sensores acústicos para detecção de fontes de ruído submarino, seja emissões de animais marinhos, vazamento de tubulações de petróleo ou atividades de vigilância e defesa. Consequentemente, o veículo submarino deve ter um funcionamento silencioso para não interferir no correto funcionamento de seus próprios sensores. Nesse contexto, o desenvolvimento de propulsores silenciosos auxilia no cumprimento da missão dos AUVs. Desenvolve-se aqui um método numérico-experimental de otimização da emissão acústica para uma geometria de bosso divergente. Com a aplicação do método de kriging ou metamodelo, os resultados computacionais validados por experimentos são empregados em uma rotina de otimização para determinar os parâmetros ótimos de emissão acústica para o bosso divergente. As simulações numéricas desenvolvidas em trabalho complementar de colaborador empregam modelo híbrido RANS (Reynolds-Averaged Navier-Stokes) - LES (Large Eddy Simulation) para a determinação do escoamento e analogia acústica de Ffowcs Williams-Hawkings (FW-H) para a estimativa do campo acústico. |
id |
USP_f2392fe5a9c1a9988822ff598c1324d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-17072023-153527 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Método numérico-experimental para redução da assinatura acústica de propulsores por alteração de parâmetros geométricos.Numerical-Experimental Method for reducing the Acoustic Ssignature of propellers by changing geometric parameters.AUVAUVComputational fluid dynamicsDinâmica dos fluidos computacionalFfowcs Williams and Hawkings acoustic modelHidroacústicaHydroacousticKrigingKrigingMetamodelMetamodeloModelo acústico de Ffowcs Williams-HawkingsPropellersPropulsoresO emprego de veículos autônomos submarinos (AUVs) recentemente tem se expandindo e abrangendo áreas como pesquisa da biologia marinha, inspeção de poços e tubulações de petróleo no solo marinho e aplicações militares. Todas essas aplicações utilizam sensores acústicos para detecção de fontes de ruído submarino, seja emissões de animais marinhos, vazamento de tubulações de petróleo ou atividades de vigilância e defesa. Consequentemente, o veículo submarino deve ter um funcionamento silencioso para não interferir no correto funcionamento de seus próprios sensores. Nesse contexto, o desenvolvimento de propulsores silenciosos auxilia no cumprimento da missão dos AUVs. Desenvolve-se aqui um método numérico-experimental de otimização da emissão acústica para uma geometria de bosso divergente. Com a aplicação do método de kriging ou metamodelo, os resultados computacionais validados por experimentos são empregados em uma rotina de otimização para determinar os parâmetros ótimos de emissão acústica para o bosso divergente. As simulações numéricas desenvolvidas em trabalho complementar de colaborador empregam modelo híbrido RANS (Reynolds-Averaged Navier-Stokes) - LES (Large Eddy Simulation) para a determinação do escoamento e analogia acústica de Ffowcs Williams-Hawkings (FW-H) para a estimativa do campo acústico.The use of autonomous underwater vehicles (AUVs) has recently expanded to include areas such as marine biology research, inspection of oil wells and pipelines on the seabed and military applications. All these applications use acoustic sensors to detect sources of underwater noise, as marine animal emissions, oil pipeline leakage or surveillance and defense activities. Consequently, the submarine vehicle must operate quietly in order not to interfere with the proper functioning of its own sensors. In this context, the development of silent thrusters assists in fulfilling the AUVs mission. A numerical-experimental method for the optimization of the acoustic emission of a boss cap divergent geometry is developed here. With the application of the method of kriging or metamodel, the computational results validated by experiments are used in an optimization routine in order to determine the optimal parameters for the divergent boss cap in terms of acoustic emissions. The numerical simulations from complementary collaborator work employ a hybrid RANS (Reynolds-Averaged Navier-Stokes) - LES (Large Eddy Simulation) model to determine the flow and acoustic analogy of Ffowcs Williams-Hawkings (FW-H) to estimate the acoustic field.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAssi, Gustavo Roque da SilvaSilva Junior, Helio Correa da2023-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-17072023-153527/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-25T11:39:05Zoai:teses.usp.br:tde-17072023-153527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-25T11:39:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Método numérico-experimental para redução da assinatura acústica de propulsores por alteração de parâmetros geométricos. Numerical-Experimental Method for reducing the Acoustic Ssignature of propellers by changing geometric parameters. |
title |
Método numérico-experimental para redução da assinatura acústica de propulsores por alteração de parâmetros geométricos. |
spellingShingle |
Método numérico-experimental para redução da assinatura acústica de propulsores por alteração de parâmetros geométricos. Silva Junior, Helio Correa da AUV AUV Computational fluid dynamics Dinâmica dos fluidos computacional Ffowcs Williams and Hawkings acoustic model Hidroacústica Hydroacoustic Kriging Kriging Metamodel Metamodelo Modelo acústico de Ffowcs Williams-Hawkings Propellers Propulsores |
title_short |
Método numérico-experimental para redução da assinatura acústica de propulsores por alteração de parâmetros geométricos. |
title_full |
Método numérico-experimental para redução da assinatura acústica de propulsores por alteração de parâmetros geométricos. |
title_fullStr |
Método numérico-experimental para redução da assinatura acústica de propulsores por alteração de parâmetros geométricos. |
title_full_unstemmed |
Método numérico-experimental para redução da assinatura acústica de propulsores por alteração de parâmetros geométricos. |
title_sort |
Método numérico-experimental para redução da assinatura acústica de propulsores por alteração de parâmetros geométricos. |
author |
Silva Junior, Helio Correa da |
author_facet |
Silva Junior, Helio Correa da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Assi, Gustavo Roque da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Junior, Helio Correa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AUV AUV Computational fluid dynamics Dinâmica dos fluidos computacional Ffowcs Williams and Hawkings acoustic model Hidroacústica Hydroacoustic Kriging Kriging Metamodel Metamodelo Modelo acústico de Ffowcs Williams-Hawkings Propellers Propulsores |
topic |
AUV AUV Computational fluid dynamics Dinâmica dos fluidos computacional Ffowcs Williams and Hawkings acoustic model Hidroacústica Hydroacoustic Kriging Kriging Metamodel Metamodelo Modelo acústico de Ffowcs Williams-Hawkings Propellers Propulsores |
description |
O emprego de veículos autônomos submarinos (AUVs) recentemente tem se expandindo e abrangendo áreas como pesquisa da biologia marinha, inspeção de poços e tubulações de petróleo no solo marinho e aplicações militares. Todas essas aplicações utilizam sensores acústicos para detecção de fontes de ruído submarino, seja emissões de animais marinhos, vazamento de tubulações de petróleo ou atividades de vigilância e defesa. Consequentemente, o veículo submarino deve ter um funcionamento silencioso para não interferir no correto funcionamento de seus próprios sensores. Nesse contexto, o desenvolvimento de propulsores silenciosos auxilia no cumprimento da missão dos AUVs. Desenvolve-se aqui um método numérico-experimental de otimização da emissão acústica para uma geometria de bosso divergente. Com a aplicação do método de kriging ou metamodelo, os resultados computacionais validados por experimentos são empregados em uma rotina de otimização para determinar os parâmetros ótimos de emissão acústica para o bosso divergente. As simulações numéricas desenvolvidas em trabalho complementar de colaborador empregam modelo híbrido RANS (Reynolds-Averaged Navier-Stokes) - LES (Large Eddy Simulation) para a determinação do escoamento e analogia acústica de Ffowcs Williams-Hawkings (FW-H) para a estimativa do campo acústico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-17072023-153527/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-17072023-153527/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257043959808000 |