A linguagem cartográfica e a mediação da aprendizagem pelo processo de desenvolvimento de materiais didáticos táteis: Experiências com professores em formação contínua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Aline Alves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-28052012-100805/
Resumo: Esta pesquisa aborda a aprendizagem da linguagem cartográfica mediada pelo processo de desenvolvimento de recursos didáticos táteis, com as contribuições da perspectiva sócio histórica. O recorte teórico sobre linguagem e cartografia escolar e tátil buscou embasar as discussões sobre o ensino de geografia a partir da dialogia na mediação pedagógica e ressaltar a importância do domínio da linguagem cartográfica. O processo de desenvolvimento de materiais táteis como mediação na aprendizagem foi analisado a partir da realização de duas oficinas em cartografia tátil e entrevistas. Objetivando-se valorizar a pesquisa educacional qualitativa e as reflexões do professor sobre sua prática, a metodologia da pesquisa-ação serviu à coleta de dados, como elementos colaborativos e narrativos enquanto aspectos fundamentais. Discutiu-se com professores o processo cartográfico como mediador da aprendizagem da linguagem cartográfica frente aos desafios encontrados para o ensino de geografia e para um uso social da linguagem cartográfica, verificando-se possibilidades e mudanças no discurso e nas práticas pedagógicas. Acreditase que os professores possam ser atores educacionais e produtores de seu instrumental de trabalho, com subsídios teóricos e metodológicos para o planejamento de atividades, e que seja também um processo significativo o ato de mapear o seu trabalho docente.
id USP_f2811a32448488ea845bd9ce84ede663
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28052012-100805
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A linguagem cartográfica e a mediação da aprendizagem pelo processo de desenvolvimento de materiais didáticos táteis: Experiências com professores em formação contínuathe cartographic language and mediation of learning through the process of development of tactile learning materials: experiences with teachers in trainingaprendizagem e mediação docentecartografia escolar e tátilLanguageLinguagemmapping schools and tactile learning and teaching mediationEsta pesquisa aborda a aprendizagem da linguagem cartográfica mediada pelo processo de desenvolvimento de recursos didáticos táteis, com as contribuições da perspectiva sócio histórica. O recorte teórico sobre linguagem e cartografia escolar e tátil buscou embasar as discussões sobre o ensino de geografia a partir da dialogia na mediação pedagógica e ressaltar a importância do domínio da linguagem cartográfica. O processo de desenvolvimento de materiais táteis como mediação na aprendizagem foi analisado a partir da realização de duas oficinas em cartografia tátil e entrevistas. Objetivando-se valorizar a pesquisa educacional qualitativa e as reflexões do professor sobre sua prática, a metodologia da pesquisa-ação serviu à coleta de dados, como elementos colaborativos e narrativos enquanto aspectos fundamentais. Discutiu-se com professores o processo cartográfico como mediador da aprendizagem da linguagem cartográfica frente aos desafios encontrados para o ensino de geografia e para um uso social da linguagem cartográfica, verificando-se possibilidades e mudanças no discurso e nas práticas pedagógicas. Acreditase que os professores possam ser atores educacionais e produtores de seu instrumental de trabalho, com subsídios teóricos e metodológicos para o planejamento de atividades, e que seja também um processo significativo o ato de mapear o seu trabalho docente.This research addresses the learning of the cartographic language mediated by the process of tactile didactic resources development, with the contributions of socio-historic perspective. The theoretical framework of language and tactile school cartographic sought to base discussions on the teaching of geography from the dialogues within the pedagogical mediation, enhancing the importance of cartographic language and its knowledge. The process of tactile materials development as mediation in learning was analyzed in view of two workshops offered about tactile maps to teachers and the interviews with them. Aiming to enhance the qualitative educational research and teachers reflections on their practice, the methodology based on action -research was used to collect data, such as collaborative and narrative elements as fundamental aspects. The mapping process was discussed with teachers as a mediator of learning the cartographic language, facing the challenges found in geography teaching. Also having in mind a social use of the cartographic language and considering the possibilities and changes in discourse as well the pedagogical practices. The author argues that teachers can be educational actors and producers of their work and resources, with theoretical and methodological basis for the activities planning, and having the act of mapping as significant process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Regina Araujo deBittencourt, Aline Alves2011-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-28052012-100805/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-28052012-100805Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem cartográfica e a mediação da aprendizagem pelo processo de desenvolvimento de materiais didáticos táteis: Experiências com professores em formação contínua
the cartographic language and mediation of learning through the process of development of tactile learning materials: experiences with teachers in training
title A linguagem cartográfica e a mediação da aprendizagem pelo processo de desenvolvimento de materiais didáticos táteis: Experiências com professores em formação contínua
spellingShingle A linguagem cartográfica e a mediação da aprendizagem pelo processo de desenvolvimento de materiais didáticos táteis: Experiências com professores em formação contínua
Bittencourt, Aline Alves
aprendizagem e mediação docente
cartografia escolar e tátil
Language
Linguagem
mapping schools and tactile learning and teaching mediation
title_short A linguagem cartográfica e a mediação da aprendizagem pelo processo de desenvolvimento de materiais didáticos táteis: Experiências com professores em formação contínua
title_full A linguagem cartográfica e a mediação da aprendizagem pelo processo de desenvolvimento de materiais didáticos táteis: Experiências com professores em formação contínua
title_fullStr A linguagem cartográfica e a mediação da aprendizagem pelo processo de desenvolvimento de materiais didáticos táteis: Experiências com professores em formação contínua
title_full_unstemmed A linguagem cartográfica e a mediação da aprendizagem pelo processo de desenvolvimento de materiais didáticos táteis: Experiências com professores em formação contínua
title_sort A linguagem cartográfica e a mediação da aprendizagem pelo processo de desenvolvimento de materiais didáticos táteis: Experiências com professores em formação contínua
author Bittencourt, Aline Alves
author_facet Bittencourt, Aline Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Regina Araujo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Aline Alves
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem e mediação docente
cartografia escolar e tátil
Language
Linguagem
mapping schools and tactile learning and teaching mediation
topic aprendizagem e mediação docente
cartografia escolar e tátil
Language
Linguagem
mapping schools and tactile learning and teaching mediation
description Esta pesquisa aborda a aprendizagem da linguagem cartográfica mediada pelo processo de desenvolvimento de recursos didáticos táteis, com as contribuições da perspectiva sócio histórica. O recorte teórico sobre linguagem e cartografia escolar e tátil buscou embasar as discussões sobre o ensino de geografia a partir da dialogia na mediação pedagógica e ressaltar a importância do domínio da linguagem cartográfica. O processo de desenvolvimento de materiais táteis como mediação na aprendizagem foi analisado a partir da realização de duas oficinas em cartografia tátil e entrevistas. Objetivando-se valorizar a pesquisa educacional qualitativa e as reflexões do professor sobre sua prática, a metodologia da pesquisa-ação serviu à coleta de dados, como elementos colaborativos e narrativos enquanto aspectos fundamentais. Discutiu-se com professores o processo cartográfico como mediador da aprendizagem da linguagem cartográfica frente aos desafios encontrados para o ensino de geografia e para um uso social da linguagem cartográfica, verificando-se possibilidades e mudanças no discurso e nas práticas pedagógicas. Acreditase que os professores possam ser atores educacionais e produtores de seu instrumental de trabalho, com subsídios teóricos e metodológicos para o planejamento de atividades, e que seja também um processo significativo o ato de mapear o seu trabalho docente.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-28052012-100805/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-28052012-100805/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257432322998272