Os transportes rodoviários e ferroviários de carga no Brasil: uma análise comparativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelo, Claudio Felisoni de
Data de Publicação: 1985
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-20102021-185011/
Resumo: O transporte tem papel fundamental no processo de desenvolvimento econômico em qualquer país. O objetivo básico deste ensaio foi um análise comparativa do transporte rodoviário e ferroviário de mercadorias no Brasil. Em primeiro lugar, tentamos avaliar a importância do transporte, concentrando-se nos efeitos que superam mobilidade de entrada e saída, competitividade das exportações, incorporação de novas áreas e redução de preços no mercado interno. Ao examinar o cenário internacional, temos que, via de regra, é preciso se concentrar. Por um certo período de tempo, uma quantidade considerável de capital a fim de dotar a economia de países altamente desenvolvidos com condições adequadas de mobilidade. Economicamente mais países avançados, em geral, a integração inicial do mercado foi alcançado por meio de transporte ferroviário e aquaviário. O crescimento do transporte no Brasil visou para cobrir as necessidades de uma economia exportadora. Assim, alguns sistemas ferroviários e fluviais desenvolvidos estavam inadequadamente interligados, mostrando que a construção não tinha nada de integração da economia do país. Tal integração, que ocorreu muito mais tarde e foi determinado pelo processo de industrialização, baseada no estímulo considerável à rodovia um parcial, a ver com a construção. A concentração de capital por muito tempo em sistema rodoviário, além de impedir a expansão de outros tipos de transporte, causaram a deterioração de ferrovias e hidrovias. Ao analisar comparativamente os fatores qualitativos associados à escolha dos meios de transporte (rodovia - raiIway), podemos entender as razões pelas quais o transporte rodoviário é muito mais importante do que outras formas de transporte. Esta situação foi modificada, pois cada formulário de transporte tem suas próprias características e condições de adequabilidade. Isso para discutir. Alguns aspectos importantes, que deve direcionar o planejamento deste setor, por exemplo, operação e custos de manutenção, custos de construção e energia. Nós esperamos que os problemas de transporte de carga e forneçam uma mesa adequada, planejamento do setor com análise econômica, condições que podem ser melhoradas a custos relativamente baixos.
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Economicamente mais países avançados, em geral, a integração inicial do mercado foi alcançado por meio de transporte ferroviário e aquaviário. O crescimento do transporte no Brasil visou para cobrir as necessidades de uma economia exportadora. Assim, alguns sistemas ferroviários e fluviais desenvolvidos estavam inadequadamente interligados, mostrando que a construção não tinha nada de integração da economia do país. Tal integração, que ocorreu muito mais tarde e foi determinado pelo processo de industrialização, baseada no estímulo considerável à rodovia um parcial, a ver com a construção. A concentração de capital por muito tempo em sistema rodoviário, além de impedir a expansão de outros tipos de transporte, causaram a deterioração de ferrovias e hidrovias. Ao analisar comparativamente os fatores qualitativos associados à escolha dos meios de transporte (rodovia - raiIway), podemos entender as razões pelas quais o transporte rodoviário é muito mais importante do que outras formas de transporte. Esta situação foi modificada, pois cada formulário de transporte tem suas próprias características e condições de adequabilidade. Isso para discutir. Alguns aspectos importantes, que deve direcionar o planejamento deste setor, por exemplo, operação e custos de manutenção, custos de construção e energia. Nós esperamos que os problemas de transporte de carga e forneçam uma mesa adequada, planejamento do setor com análise econômica, condições que podem ser melhoradas a custos relativamente baixos.Transport plays a key role in the process of economic development in any country. The basic objective of this essay was a comparative analysis of road and rail freight transport in the Brazil. First, we try to assess the importance of transport, focusing on the effects that surpass inbound and outbound mobility, competitiveness of exports, incorporation of new areas and price reduction in the domestic market. When looking at the international scene, we have to, as a rule, focus. For a certain period of time, a considerable amount of capital in order to endow the economy of highly developed countries with adequate mobility conditions. economically more advanced countries, in general, the initial integration of the market was reached by means of rail and waterway transport. The growth of transport in Brazil aimed to cover the needs of an exporting economy. Thus, some developed rail and river systems were inadequately interconnected, showing that the construction had nothing to do with the integration of country\'s economy. Such integration, which occurred much later and was determined by the process of industrialization, based on considerable stimulus to the highway a partial, to do with construction. The concentration of capital for a long time in road system, in addition to preventing the expansion of other types of transport, caused the deterioration of railroads and waterways. By comparatively analyzing the qualitative factors associated with the choice of means of transport (highway - raiIway), we can understand the reasons why road transport is much more important than other forms of transport. This situation has been modified, as each form transport has its own characteristics and suitability conditions. This to discuss. Some important aspects, which should guide the planning of this sector, for example, operation and maintenance costs, construction costs and energy. we hope that cargo transport problems and provide a suitable table, sector planning with economic analysis, conditions that can be improved at relatively low costs.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlves, Denisard Cneio de OliveiraAngelo, Claudio Felisoni de1985-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-20102021-185011/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-10-20T21:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-20102021-185011Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-10-20T21:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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